Rio - O termo visagisno vem do francês e traduzido significa “Para o rosto”. Cada vez mais profissionais têm aderido à técnica, que consiste em aplicar fundamentos da beleza para criar uma nova e mais adequada imagem pessoal. Essa imagem é desenvolvida com avaliações com relação à personalidade de cada pessoa.
Pode-se dizer que esta técnica ajuda profissionais como cabeleireiros, maquiadores, esteticistas, designer de sobrancelhas a conhecer possibilidades relacionadas às possíveis correções e pontos mais fortes no rosto e no corpo de cada pessoa. Além disso, o visagismo permite saber o que pode ser trabalhado para salientar um traço que chamará mais atenção e deixará a mulher mais bonita.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Segundo o profissional e especialista na área de beleza Phelipe Roots, “a filosofia do visagismo baseia-se em acentuar o que é belo e disfarçar o que não é”. Ele acrescenta, ainda, que alguns focos devem ser adaptados a uma avaliação do cliente. São eles:
- Tipo cromático
- Formato do rosto
- Estrutura do fio de cabelo (e suas possibilidades)
- Testar cortes e cores em modelos
- Experiência comprovada dos assessores (auxiliares)
- Tipo físico
Penteado
Um belo penteado deixa a mulher arrumada e, dependendo da ocasião, bem sofistica. Nesse ritual, o visagismo também pode ser incluído, contribuindo para um penteado ideal, que combine com o tipo do rosto e deixando o conjunto com mais harmonia. Na análise do perfil é levado em conta o estilo e a personalidade da cliente.
Avaliação
O visagismo tem uma base para avaliação. Com esse estudo, os profissionais fazem uma leitura do rosto e assim definem quais os cortes, penteados, cores e maquiagem que combinam com cada tipo e personalidade. Estas partes são divididas da seguinte forma:
- Do nascente do cabelo até a sobrancelha;
- Da linha da sobrancelha até a ponta do nariz;
- Da ponta do nariz até a ponta do queixo
Um rosto simetricamente perfeito possui aproximadamente 7,5cm entre as medidas citadas. Phelipe Roots ainda acrescenta que os rostos quadrados são os mais próximos dessas medidas perfeitas e mais adaptáveis, portanto, às mudanças.

Visagismo: saiba o que seu cabelo pode falar de você

A imagem pessoal comunica muito mais que as palavras . Foto: Terra A imagem pessoal comunica muito mais que as palavras

Ter um estilo próprio vai além da moda. Não adianta querer ter o corte ou a coloração do cabelo de determinada celebridade se aquele modelo não combina com seu estilo. Descobrir o look que combina com cada personalidade também não significa que a moda será deixada de lado, pelo contrário, o visagista inglês Philip Hallawell, explica os benefícios que sua técnica pode trazer, conta o que cada tipo e corte de cabelos significam e mostra duas transformações feitas por meio dessa técnica.

» Veja as transformações feitas com visagismo

"O visagismo é a construção da imagem que revela a identidade da pessoa. O visagismo coloca a imagem em sintonia com o modo de vida de cada um", define Hallawell.

Antes de escolher um corte de cabelo, uma coloração, o design das sobrancelhas e até mesmo a maquiagem, é preciso analisar o físico da pessoa, levando em conta o formato do rosto, as feições, o gestual, a cor da pele e também considerar a personalidade, a profissão e os gostos pessoais.

"A imagem da pessoa fala por ela mesma e por isso o visagismo não se prende a padrões. A preocupação é valorizar os pontos fortes e adaptar a moda ao estilo de cada um", explica.

Segundo Hallawell o visagismo trabalha com o belo. "Ser bonito é ser esteticamente harmonioso, ser belo é transparecer as qualidades", especifica.

A imagem comunica muito mais que as palavras, principalmente porque no caso da imagem pessoal, a reação de quem olha é meramente emocional. Não é preciso ter conhecimento em visagismo para entender as mensagens transmitidas pela imagem do outro.

Por isso, Hallawell mostra o que os cabelos podem comunicar sobre você, mesmo que as mensagens transmitidas por sua imagem não estejam de acordo com sua personalidade. Por isso, confira os significados de cada um e veja se o seu corte de cabelo condiz com a imagem que você deseja passar.

Cabelos com linhas verticais e retas: transmitem estrutura

Cabelos com linhas retas horizontais: transmitem estabilidade. No entanto, uma franja reta e um cabelo com linhas verticais e base na horizontal, por exemplo, cria uma espécie de barreira e mostra que a pessoa é convencional; passa falta de jogo de cintura.

Cabelos com linhas inclinadas: transmite dinamismo. Os cabelos com linhas inclinadas (desfiados ou repicados) que se voltam para dentro representam introversão e dinamismo, o que segundo o visagista Philipi Hallawell, é algo perigoso, pois mostra desequilíbrio. O ideal são as linhas inclinadas voltadas para fora, pois elas mostram que a pessoa é dinâmica e extrovertida.

Cabelos com linhas curvas: os cabelos estilo "Gisele Bündchen" transmitem amplitude, sensualidade, lirismo e romantismo.

Cabelos com linhas mais fechadas (cachos): transmite uma imagem emocionalmente conturbada.

Cabelos com linhas quebradas (encaracolados): segundo Hallawell trata-se de uma linha lúdica, que transmite infantilidade. Os encaracolados normalmente não são levados a sério. "Por isso que a maioria das mulheres, quando chega à idade adulta não gosta desse tipo de cabelo. Elas reagem emocionalmente, instintivamente ao se olhar no espelho. E essa é a mesma reação de quem as vê", 
Terra