7.27.2012

Estudo mostra diferenças entre homem e mulher na forma de expressar amor

 Casal Apaixonado

JULIANA VINES
Folha
Que homens e mulheres expressam o amor de formas diferentes não é muita novidade --anos de guerra dos sexos e horas de "D.R" estão aí para provar. O que um recente estudo mostra é como cada sexo demonstra o sentimento.
A pesquisa acompanhou por 13 anos casais que estavam no primeiro casamento. "Nas sociedades ocidentais, as mulheres são consideradas mais hábeis que os homens para expressar o amor em relacionamentos românticos [...] Essa ideia de 'amar diferente' raramente é examinada de forma empírica", escrevem os pesquisadores, da Universidade do Texas em Austin, na introdução do artigo, recém-publicado no site da revista "Personality and Social Psychology Bulletin".
Segundo os autores, contrariando as expectativas, o estudo mostrou que os dois sexos têm a mesma habilidade e disposição para demonstrar o amor. O que muda é o jeito.
As mulheres fazem isso principalmente suportando coisas ruins (evitando a 'negatividade' e sendo menos 'antagonista', como dizem os cientistas) e usando atitudes positivas, como elogios e beijos, para criar um clima agradável.
"Ao conter a 'negatividade' elas entendem que demonstram uma preocupação especial com o marido [...] A contenção é quase um autossacrifício que dá espaço para os homens se afirmarem."
Já eles expressam o afeto por meio do companheirismo, da partilha de atividades de lazer ou domésticas. E, também, pela vontade de fazer sexo com a parceira.
"O sexo parece ser um importante canal por meio do qual homens expressam seus sentimentos amorosos."
Para chegar às conclusões, os pesquisadores acompanharam 168 casais que estavam no primeiro casamento. Homens e mulheres passaram por quatro entrevistas separadamente, em que eram convidados a descrever e analisar as últimas 24 horas.
A primeira entrevista foi dois meses depois do casamento, a segunda e a terceira no intervalo de um ano e a quarta depois de 13 anos --quando só 105 dos 168 casais ainda estavam juntos (56 tinham se divorciado, três ficaram viúvos e quatro não foram encontrados).
 Existem várias formas de expressão sobre o amor.
Cada pessoa manifesta-se de maneira diferente e peculiar,
Às vezes é necessário ,conhecer a fundo uma pessoa.
Para desvendar como ela se expressa quando esta amando.
Enquanto existem pessoas,
Que apenas com o sopro de um olhar.
Já divide com todos os seus sentimentos.
Tem pessoas que amam caladas, lavando apenas para elas
Sua forma de expressão.
Há pessoas que amam abertamente, fazendo questão.
Que o mundo saiba do sentimento encantado que ronda o seu universo.
Existem pessoas com mais facilidade para demonstrar seus sentimentos.
E outros que acabam se enrolando com suas próprias palavras,
Para esconder o quanto amam.
O problema dessas pessoas fechadas,
Que não se liberam a dizer que amam.
Muitas vezes, elas acabam por perder um grande amor.
Isso devido à outra parte, não entender a sua forma de amar.
Chegando ao ponto de achar, que não despertam interesse ao outro.
E assim pondo o fim num relacionameto que poderia dar certo, faltando apenas um pouco mais de atenção nas ações do outro.
Uma coisa é certa!...Nem sempre, quem sai falando que ama e venera.
Esta sendo franco ou realmente falando o que se passa dentro do coração.
Para mostrar para alguém que o ama... Não basta soltar palavras versos lindos de amor.
Vale mais uma atitude bem feita, que uma frase forçada e mal feita.
Então, pense! Existem várias formas e expressões para expor seu amor.
Vamos parar de sermos exigentes e permitir que o outro manifeste
Sua forma de amar da melhor forma que ele conseguir e se sentir bem.
Ao invés de ficar esperando que  o outro viva dizendo “Eu Te Amo”.
Procure observar seus gestos, atitudes e ações.
E mais certo você encontrar uma manifestação de amor assim.
Do que iludir-se com um “Eu Te Amo” forçado sem brilho e cor.
As cores do amor estão nos mínimos detalhes.
Estes fazem a diferença.
Seja cauteloso e ame com toda sua alma.
Que seja do seu jeito!
Mas ame!....E respeite a forma de amar de cada um.
A FLOR DE LIS


"A inteligência do homem está nas sábias palavras ao se expressar"
Sarah Ghil 
Hoje busco o “Dom da Palavra”, procuro expressar meus sentimentos pra não mais sentir a dor da perda e o remorso de não ter dito nada.
Mara Avancini 
A música é o Dom mais Belo que temos,pois nela podemos expressar os nossos sentimentos mais profundos !!
Eu sempre chego aqui e tento me expressar da melhor forma, tento expressar meus sentimentos atraves das palavras, mesmo sabendo que isso é impossivel. Hoje eu só quero te agradecer, sabe, depois que você sugiu na minha vida, tudo mudou, sou uma pessoa mais forte, mais determinada, mais sonhadora, MAIS FELIZ. Você é o motivos dos meus sorrisos, você é o motivo de eu sempre seguir em frente. Você me ensinou a sonhar, e a lutar pelos meus sonhos. Você é parte de mim, eu já não consigo imaginar minha vida sem você nela. Não importa quanto tempo tenha que esperar, por você tudo vale a pena, tudo tem valor. Você é o meu motivo, o meu motivo de viver. Eu te amo e isso me basta.
Marianna Pessanha 
Você não merece Parabéns,
merece muito mais que isso!
Não tem como expressar o que tu merece..
pq vc é uma pessoa muito boa, aliais, ótima!!!
E não vai ser essas palavras que vão te alegrar,
e festejar junto contigo...

Você não merece Parabéns,
porque se não seria muito egoísmo.
Pois, todo dia é o seu dia.
Como eu queria estar ao seu lado agora,
lhe dar um abraço e poder dizer,
EU TE AMO, e te desejo tudo de bom!
Gabriel Petrone 
Escrever é mais do que se expressar através de palavras, é mais do que rabiscar algumas coisas em um papel. Escrever é pegar a magia com a mãos e espalhá-la pelo mundo. Escrever é criar um novo mundo, um mundo do jeito que você quer. É expor seus sentimentos ocultos, seu ponto de vista. Escrever pode ser uma forma de desabafo; ter um diário, por exemplo, pode ser muito útil. Escrever é dividir as suas mágoas e suas alegrias com o resto do planeta. Desta forma, não importa o quão isolado da sociedade você esteja, você nunca vai estar totalmente só.
Melissa Lambrecht 
As palavras raramente conseguem expressar o que o coração sente, mas vale calar-se do que dizer algo incompleto por isso calo-me e te ofereço todo o meu silencio e nele estará contido tudo o que certamente compreenderá.
Naty (Site Ponto de Fusao) 
Como eu te amo meu amor as palavras não podem expressar o que sinto em meu coração. É tudo o que sinto e o que penso e toda manhã é o primeiro pensamento. A agonia e a saudade batem ao peito quando me sinto tão longe, e não me importa se faz sol ou chuva, pois sei que ao teu lado vou estar. E fico feliz por ter alguém como você pra me fazer feliz, pra me fazer sorrir, já aprendi a não viver sem você. Por muitos lugares procurei, por muitas passei, mas só com você aprendi a amar. Você é meu vicio, nada mais me satisfaz. Só tenho um desejo: que sejas meu universo! Me morde, me arranha, diz que me ama. Te amo! ♥
Lethycia Andrade
 
Se uma lágrima rolar em meu olhar
não tente entender,
É o meu coração querendo se expressar...
Josyas 
“Lamento não ter eu, e nem ser possuidor, de palavras melhores, para expressar o que sinto, em relação a tudo que não vingou neste século, repleto de colheitas escassas; muita praga, pouca verdura. Foi aquele gafanhoto que, quem o conhece não é preciso mencionar aqui, pousou numa planta já mais do que fraca e débil, para ali plantar a mordida da morte e deixar o veneno das excretas, espalhar-se pelo chão. Foi este vírus voador, nascido do útero humano, com suas idéias de suposta descoberta, de suposta inteligência de animal evoluído, ousadia nenhum pouco aconselhável, plausível ou digna de ovações públicas; que, num estalar de dedos, tocou com as unhas, a ferida escancarada dos acadêmicos, dos ditos doutores, e inseriram o néctar viral no cérebro amofinado destes tipinhos; provocando espirros em toda a filosofia moderna”.
Henrique de Shivas 
O amor é um sentimento oculto,
Nele nenhum mortal é capaz de expressar-se
É um sentimento que nos matém sentindo,sem saber o que realmente sentimos
O amor é algo inexplicável;
É um sentimento que o tempo não distrói,a maldade não corrói,e a morte é incapaz de apagar,
O amor é um vácuo,é o nada com o tudo,é o vento,é o tempo...
O amor é algo que sentimos,mas não porque queremos sentir,
Ele acontece,simplesmente porque...
Não tem explicação.
Lane Clari 
"Queria ser poeta
para expressar em palavras
o amor que sinto por vc..."
Victor Augusto (Mc Drack) 
O coração assim

Não precisa usar palavras pra dizer...
Dispensa os gestos para se expressar...
Quem desejar tenta-lo compreender
Há que aprender
A sentir o seu pulsar...

Porque o coração é assim:
Dispensa a boca quando quer sorrir,
Esquece o corpo quando quer amar...
E quando ama, o coração faz dividir
Ficar com jeito de multiplicar...
Luis Tavares 
Intensidade
Não sei como expressar o que sinto.
Apenas posso comparar.
Observo-o enquanto passa por mim.
Como eu o amo. Meus olhos se fixam
ao vê-lo passar...
A distância e em silêncio, percebo cada detalhe,
quando não quer nem mesmo se fazer notar...
Uma lágrima discreta desponta silenciosa,
sem que eu quisesse chorar.
Sinto o coração explodir, pontadas no peito;
a cabeça girar;
sinto que vou morrer!
Será então isso amar?
Ro Smith 
"Como expressar nas palavras,
os gestos que queria fazer,
as coisas que gostaria de ver,
os belos amanhecer e entardecer,
e o sombrio morrer...
faltam-se falas.

Mas ao expressar
o simples fato de escrever, falar,
nada existe para preocupar...
nada pode deturpar,
na essência pelo chorar,
no gesto por beijar,
comover e alavancar
o puro e simples "amar".
widma Rocha--- 
Não sei expressar em palavras
Tudo aquilo que por ti sinto
Talvez seja pouco dizer que te amo
Que ao teu lado quero sempre estar
Que meu coração aflito não sossega até que tu apareças
Que de meus braços surgem um impulso indescritível
Que me faz subitamente do chão levantar
E quando me dou conta
Já estou perdida em teu ser
Em teus olhos que por vezes procuram os meus
Que transmitem nada menos do que a felicidade
De poder estar contigo mais uma vez
De poder afundar-me em beijos embriagados de amor
De poder suspirar ao sentir aquele calor incessante que por vez sinto quando estou ao teu lado
Nada pode me fazer mais feliz
Do que escutar daqueles lábios que um dia beije
A mais simples,porém mais intensa frase que jamais irá saturar:
Amo-te e amo tanto que não posso imaginar-me
Um dia distante de ti...
...amo-te e não mais me importam os motivos...
Carolina Abreu e Lima 
CARTA AO MEU AMOR

Meu amor estou aqui para expressar em pequenas palavras o que sinto por você e dizer o quanto nosso namoro está me fazendo muito bem.
Quero expressar todo o meu entusiasmo, por você ser tão perfeito, tão maravilhoso e tão carinhoso comigo.
Relembro cada dia de nosso namoro e o que parecia ser uma simples atração, foi crescendo e se alimentando quando percebi já senti que é amor pra valer.
Meu Anjo passo o dia pensando em você e nas noites também e fico me perguntando como faço pra estar com você.
O que eu sinto não tem como se comentar e sim demonstrar, os dias vão passando e eu claro sempre carinhosa fico mais apegada ao seu chamego e sem precisar me entender do se passa em mim.
Quero que nosso amor dure mais dure para todo sempre, com fidelidade, simplicidade, afeto, carinho e atração um pelo o outro.
Amar-te e algo inexplicável pra mim, nem sei como ressaltar sobre essa questão, pois para te conquistar foi fácil e te amar melhor ainda, mas para ter você meu amor foi muito mais rápido do que imaginava.
Esse amor intenso e profundo que está dentro de nós se expandi a cada momento que estamos juntos, cada tempo, minuto, segundo passado com você me faz crescer mais e mais e me faz sentir uma pessoa mais renovada, mais envolvida, mais crescida, mais menina-mulher, é mesmo né tudo isso envolve nosso romance, nosso caráter de ser um e o outro.
Você não imagina tudo que sinto, pois amor não dá pra ser visto, só dá pra ser sentido, Escrevo estas palavras com os dedos no teclado,mas com o coração pulsando, pulsando muito, e cada vez que penso em você, te sinto ao meu lado...
Esse jeito tão maravilhoso de ter você extremamente só pra mim e eu só pra você, é saber que eu sou a única na sua vida, e não precisar dividir você amor com ninguém.
Lembro-me de como nos conhecemos de como foi tão especial aquele momento, do nosso primeiro abraço e aperto de mão com direito a beijinho no rosto, dos nossos encontros junto com os amigos, e de como você me protegeu e me protege até hoje em todos os lugares.
Lembro também do nosso primeiro beijo apaixonante em que você me deu de surpresa, pois foi complicado em rolar, mas até q fim né rolou..
Embora meu amor eu saiba às vezes brigamos, mas talvez isso aconteça para que possamos compreender um e o outro, para que possamos desenvolver melhor um relacionamento a dois, pois é assim que percebemos e sentimos o quanto o amor pode ser maior do que imaginamos.
Você é amigo, você é amor, você para mim é tudo! Você é muito especial para mim, quero que saiba disto, pois eu falo lá do fundo do meu coração onde o há um espaço reservado somente pra você.
Todos os momentos que estamos passando juntos são simplesmente perfeitos e ainda vamos ter mais outros momentos agradáveis juntos.
Meu coração bate aceleradamente quando te vires ou ao estar perto de você.
Mas eu quero é dizer que te amo... E muito, hoje e sempre.
Cinthinha 
É curioso como não sei me expressar...

Na verdade sempre que tento escrever algo pra vc, me fogem as palavras... mais hoje vou tentar...

Sei q hoje vc é muito importante pra minha vida, eu amo estar ao teu lado, eu amo ouvi a sua voz, eu amo seu jeito menina de ser, eu amo pensar q Deus fez vc pra mim e eu pra vc...

Eu quero estar sempre do seu lado, não importa, onde, quando e neim como... só quero estar ao seu lado...

Neim q seja só pra te ver, ou te ouvi... quero só esta perto de vc... e que a minha loucura de me expressar dessa forma seja perdoada. Porque metade de mim é Amor por vc e a outra metade... também!!!
Lucas de Oliveira Amaral (Nasc. 01.04.1985)
Amor Oculto

Tentei explicar o quanto te amo...
tentei expressar meus sentimentos...
Tento, mas nao tenho coragem
e ficam assim, minhas dores...
Sofrendo por um amor que nao sabe que o amo...
O que fazer? Não há o que entender...
O meu prazer é te ver...
TE olhar e saber Que seu sorriso me faz ser
a pessoa mais feliz do mundo...
Te amo, e nao sabes..
Te quero mas nao percebes...
Amor oculto...
e a cada instante nao paro de pensar em você...

TE Amo!
Midian
“A criança joga (brinca), para expressar agressão, adquirir experiência, controlar ansiedades, estabelecer contatos sociais como integração da personalidade e por prazer.”
Winnicott


Desde a Idade Média os versos são uma das tradicionais formas de expressar sentimentos. As cantigas de amor e de amigo, bastante comuns naquela época, eram versos que revelavam o amor e a saudade, sempre declamados com o acompanhamento de poesias. Há quem diga que os versinhos, poesias de amor estão um pouco ultrapassados, mas não há quem negue que são uma forma carinhosa de expressar o sentimento pela pessoa amada, principalmente quando a timidez acaba atrapalhando declarações mais formais.
Para ajudar os coraçõezinhos apaixonados na hora de surpreender a pessoa amada, o Blogers preparou uma coletânea de pequenos versos românticos. Confira e inspire-se!

Pequenos versos de amor para namorado

Biscoito de coraçãoDia dos namorados? Aniversário de namoro? Quer fazer uma pequena surpresa para o seu namorado? Crie situações românticas e aposte nos versinhos abaixo. Uma dica é escrever um bilhetinho bem simples e deixar que o amado descubra a surpresa.
Em cada momento um instante.
Em cada instante, uma afirmação,
Em cada afirmação uma certeza
De que jamais tirarei você do meu coração. (Domínio Público)
Eu te amo, ponto final (Patrícia Caetano)
Amo como ama o amor.
Não conheço nenhuma outra razão para amar senão amar.
Que queres que te diga, além de que te amo,
se o que quero dizer-te é que te amo? (Domínio Público)
O amor é grande e cabe nesta janela sobre o mar.
O mar é grande e cabe na cama e no colchão de amar.
O amor é grande e cabe no breve espaço de beijar.
(Carlos Drummond de Andrade)
Coração de fruta
Amar é ter o céu e só querer apenas uma estrela;
amar é ter o oceano e querer apenas uma gota;
amar é ter o universo e querer apenas uma pessoa: Você!
(Domínio Público)

Pequenos versos com rimas

Para fugir dos espinhos deste mundo enganador
eu penso nos teus carinhos e sonho com teu amor.(Domínio Públic0)
Duvida da luz dos astros,
De que o sol tenha calor,
Duvida até da verdade,
Mas confia em meu amor. (Domínio Público)
Por dentro estou sofrendo,
sabendo que te perdi
Por fora estou vivendo
fingindo que te esqueci. (Domínio Público)

Pequenos Versos de amor  para celular

Surpreenda a pessoa amanda enviando os versinhos românticos através dos torpedos SMS. A dica é apostar em doses bem sutis de humor:
I love youMandei fazer um relógio
no casco do carangueijo
para contar os minutos
e as horas que não te vejo.
(Domínio Público)
Mesmo que o ouro perca seu valor,
mesmo que o sol deixe de brilhar,
por toda a vida eu vou te amar. (Domínio Público)
De perto conheço o amor
De longe conheço a bondade
Hoje conheço você
Que amo de verdade. (Domínio Público)

Pequenos versos de amor em espanhol

Quer ser romântico em outro idioma? Confira os versos em espanhol logo abaixo e acompanhe a tradução
Si lo tienes [amor]
no necesitas nada más.
Si no lo tienes [amor]
nada importa todo lo que tengas de lo demás. (J.M. Barrie)
Se o tens [amor]
Não necessitas de nada mais.
Se não o tens [amor]
nada importa tudo o que tenhas mais.
El amor no hace girar al mundo
El amor es lo que hace que el viaje merezca la pena. (Franklin P. Jones)
O amor não faz o mundo girar.
  O amor é o que faz a viagem valer a pena.

Pequenos versos de amizade

AmigasPode ser que um dia nos afastemos…
Mas, se formos amigos de verdade,
A amizade nos reaproximará.
(Domínio Público)
A amizade é uma força permanente
Nao se compra, não se aluga
Não se troca, não se vende
Nasce e morre com a gente.
(Domínio Público)
Compreenda.
Releve.
Nunca abandone
o verdadeiro amigo.
Ele pode nem estar
ao seu lado agora.
Mas certamente,
estará sempre contigo (Domínio Público)
A amizade supõe a confiança, união de pensamentos e esperança. (André Maurois)
amizadeAmigo de todas as horas
Amigo de todos os dias
Amigo de ontem, de agora
Amigo de dor e alegrias…
Amigo! Com quem posso contar
Amigo que sabe me ouvir!
Amigo que me deixa falar
Amigo que sá sem pedir!
Você é mais que um amigo,
É meu braço forte, meu abrigo!
(Domínio Popular)

Frases de amor

  • “Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém… Posso apenas dar boas razões para que gostem de mim… E ter paciência para que a vida faça o resto.” (William Shakespeare).
  • “E que a minha loucura seja perdoada. Porque metade de mim é amor e a outra metade também.” (Oswaldo Montenegro).
  • “Amor quando é amor não definha e até o final das eras há de aumentar. Mas se o que eu digo for erro e o meu engano for provado então eu nunca terei escrito ou nunca ninguém terá amado.” (William Shakespeare).
  • “De que vale o delírio dos olhos, se eles se fecham quando os lábios se tocam?” (autor desconhecido).
  • “Nem palavras duras e olhares severos devem afugentar quem ama; as rosas têm espinhos e, no entanto, colhem-se.” (William Shakespeare).


Nenhum comentário: