4.10.2015

OS BENEFÍCIOS DO ÓLEO DE RÍCINO

O óleo de rícino, ou de mamona, usado externamente, atua no tratamento de micoses, acne, queimadura de sol, estrias, furúnculos, pele inflamada, manchas, terçol, caspa, queda e crescimento de cabelo.
Massagear o óleo de rícino nas articulações dolorosas causadas por reumatismo, artrite ou gota pode proporcionar alívio da dor.
A ingestão de óleo de mamona pode curar vários problemas digestivos. Ele também funciona como um laxante e trata constipação. O consumo regular pode aliviar muitos dos distúrbios menstruais, que provocam atraso ou menstruações dolorosas. Mas há outras doenças em cuja cura ele ajuda, como reumatismo, artrite, distúrbios menstruais e dor de cabeça. Por trazer melhoria do sistema imunológico, pode ser usado para o tratamento de várias doenças graves, como esclerose múltipla, doença de Parkinson e paralisia cerebral.
Suas propriedades germicidas ajudam a combater infecções. Tem excelentes propriedades antioxidantes, permitindo que o organismo combata os radicais livres nocivos. Suas qualidades anti-inflamatórias ajudam a reduzir a inflamação em várias partes do corpo. A maioria dos benefícios se deve à presença de uma grande quantidade de ácidos graxos insaturados.
Benefícios do óleo de rícino para os olhos
O óleo de mamona pode ser utilizado como colírio para remover quaisquer detritos que entraram nos olhos e para parar a irritação causada por ele. Chiqueiro do olho é uma infecção das glândulas na pálpebra que pode ser tratada com óleo de rícino. Para isso, o óleo deve ser aplicado diretamente sobre o chiqueiro duas a três vezes em um dia. Na blefarite, o olho tende a se tornar inflamado e fica vermelho devido à infecção. Passar o óleo sobre a área em torno das pálpebras pode ter um efeito calmante sobre a vermelhidão e a inflamação. Além dessas condições médicas, o óleo de mamona pode ser usado para melhorar o crescimento dos cílios de pessoas que têm cílios extremamente finos.
Benefícios do óleo de mamona para a pele
O óleo de rícino tem propriedades desinfetantes que são altamente benéficas para o tratamento de várias doenças de pele causadas por infecções bacterianas ou fúngicas, incluindo úlceras de pele, micose, prurido cutâneo, erupções cutâneas e verrugas. Tem um bom efeito hidratante na pele seca. Pode ser usado para curar fissuras nos tornozelos e pés. Massagear nos pés após imersão em água quente por um tempo curto amacia a pele e evita rachaduras. O óleo de mamona pode ser usado para rugas ao redor dos olhos. Ele promove a produção de colágeno e elastina e contribui para tornar a pele lisa e macia.
Benefícios do óleo de mamona para o cabelo
O óleo de mamona pode ser usado em caso de infecções no couro cabeludo. Quando aplicado sobre o couro cabeludo seco e escamoso, pode reter a umidade e melhorar a condição do couro cabeludo. Da mesma forma, pode ser usado contra caspa e piolho. Fortalece as raízes do cabelo e promove o crescimento. Também é um excelente condicionador de cabelo. Basta misturar óleo de amêndoa com óleo de rícino, para torná-lo mais espesso, e massagear no couro cabeludo. Deixar agir por uma hora e lavar com xampu de boa qualidade.
Dosagem
Geralmente o uso interno é feito entre uma colher e uma colher e meia de chá por dia. Para ser consumido, o óleo deve ser indicado para uso interno, por isso é aconselhável comprá-lo em farmácia e verificar se na embalagem consta a informação de que é para uso interno.
Não há efeitos colaterais quando o óleo de rícino é tomado em quantidades moderadas. No entanto, mulheres grávidas, lactantes e pessoas com estado de saúde abalado devem tomar óleo de rícino só depois de falar com um médico. Doses elevadas podem causar náusea, vômitos, diarreia e dor abdominal.

Não a automedicação. Procure sempre um médico  
Fontes: Lifestyles
Óleo de Cártamo

Nenhum comentário: