4.10.2015

Bolsista do Ciência sem Fronteiras recebe duplo diploma de doutorado



A dupla titulação é concedida graças a um convênio de cotutela de tese de doutorado entre as duas instituições 

O ex-bolsista do programa Ciência sem Fronteiras (CsF) José Cleiton Sousa dos Santos concluiu o doutorado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará (UFC) e receberá duplo diploma de doutorado, em parceria com a Universidad Autonoma de Madrid (UAM). A dupla titulação é concedida graças a um convênio de cotutela de tese de doutorado entre as duas instituições. O convênio possibilita a matrícula simultânea na UFC e na UAM, na Espanha, e as duas universidades se comprometem a emitir um diploma de doutorado para o estudante.

Proveniente de instituições públicas, desde a creche, o ex-bolsista não deixa de revelar satisfação com o duplo diploma. "Pensava que jamais conseguiria entrar em uma universidade pública. Vir da minha condição social e conseguir dois diplomas de doutorado ao mesmo tempo jamais passou pela minha cabeça", destaca.

Ex-aluno da Escola de Ensino Médio Paulo Benevides, em Messejana, região metropolitana de Fortaleza, Cleiton espera que sua história sirva de exemplo para outros jovens. "Isso não deixa de ser uma história de superação e incentivo aos estudantes que estão neste momento no ensino médio da rede estadual de educação", afirma.

O diploma obtido na UAM terá menção internacional, sendo válido em toda a Europa. "Recebi qualificação máxima na Espanha pela defesa da tese e menção Cum Laude, nota máxima para uma tese naquele país", comemora.

Tese
A tese de Cleiton foi defendida em fevereiro, com o título "Desenvolvimento de estratégias para modulação de propriedades de enzimas por técnicas físico-químicas visando à otimização de biocatalisadores". O trabalho investiga a produção de biocatalisadores, enzimas utilizadas em reações químicas, de forma mais eficiente, como explica o autor. "O trabalho se destaca pelo uso de um modelo de produção de catalisadores industriais de forma mais sustentável. É uma área de produção de catalisadores biológicos e a vantagem desse estudo é que utiliza um processo chamado de 'rotas verdes', no qual se consegue produzir diversos produtos de interesse industrial com um menor impacto ambiental".

O trabalho de tese do pesquisador é constituído de oito artigos científicos, sendo que quatro deles já se encontram publicados e disponíveis online. Os demais se encontram submetidos para publicação.

Intercâmbio
Durante o doutorado-sanduíche em Biociências Moleculares na UAM, Cleiton desenvolveu parte de sua tese sob a orientação do professor Roberto Fernández Lafuente, no Instituto de Catálisis y Petroleoquímica (ICP), centro de pesquisa pertencente ao Conselho Superior de Pesquisas Científicas (CSIC) da Espanha. Na UFC, a professora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química, Luciana Rocha Barros Gonçalves, foi a orientadora da pesquisa.

O ex-bolsista destaca o doutorado-sanduíche como um momento chave para a realização do trabalho. "A experiência do intercâmbio acadêmico do CsF possibilitou o aprofundamento nos conhecimentos da área de estudo, por meio do contato com novas tecnologias não disponíveis no Brasil. Além de tornar possível o desenvolvimento de projetos de pesquisa, estudos, treinamentos e capacitação em instituições de excelência no exterior. O apoio do Ciência sem Fronteiras é fundamental para o fortalecimento e consolidação de parcerias e o intercâmbio de conhecimentos", define.

Premiação
Durante o período na Espanha, o pesquisador foi 1º lugar na Sessão Poster do 4th International Congress on Green Process Engineering, realizado em Sevilha. O trabalho premiado foi: "Improved Catalytic Properties of Immobilized Lecitase: Chemical Modification with 2,3,4-Trinitrobenzenesulfonate, Ethylendiamine or Glutaraldehyde".

CsF
Lançado em dezembro de 2011, o Ciência sem Fronteiras busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. A iniciativa é fruto de esforço conjunto dos Ministérios da Educação (MEC) e da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio de suas respectivas instituições de fomento – Capes e CNPq.

Além disso, busca atrair pesquisadores do exterior que queiram se fixar no Brasil ou estabelecer parcerias com os pesquisadores brasileiros nas áreas prioritárias definidas no programa, bem como criar oportunidade para que pesquisadores de empresas recebam treinamento especializado no exterior. Dados do programa podem ser consultados no Painel de Controle do CsF.


Fonte: Pedro Arcanjo/Capes
Link da notícia

Nenhum comentário: