4.09.2015

Origem da Lua

Objeto que colidiu com Terra tinha composição parecida com nosso planeta.

Estudo publicado na 'Nature' promoveu simulação de colisões.

Da EFE
Concepção artística representa colisão entre dois corpos planetares de composição similar, levando à formação da Lua  (Foto: Hagai Perets/Divulgação)Concepção artística representa colisão entre dois corpos planetares de composição similar, levando à formação da Lua (Foto: Hagai Perets/Divulgação)
O planeta que colidiu com a Terra, levando à formação da Lua, pode ter tido uma composição similar à do nosso planeta, segundo um artigo publicado nesta quarta-feira (8) pela revista "Nature", o que poderia ajudar a entender a origem do satélite natural.
No entanto, o fato de as amostras do solo lunar recolhidas pela missão Apolo demonstarem muitas semelhanças em relação ao solo terrestre intrigava os cientistas. Isso porque outros corpos do Sistema Solar têm composições muito diferentes entre si.Acredita-se que a Lua teve origem a partir da colisão um objeto gigante, quase do tamanho de Marte, com a Terra, ainda em desenvolvimento. A hipótese é que o material que formou a Lua veio do impacto em si, que levou a expulsão de uma gigantesca nuvem de rochas e outros destroços.
Para tentar desvendar esse mistério, um grupo de astrônomos, dirigidos por Alessandra Mastrobuno-Battisti do Instituto de Tecnologia de Israel, simularam colisões entre planetas e compararam a composição de cada planeta que sobreviveu ao impacto com a do corpo que se chocou contra ele.
O resultado dessas simulações foi que de 20% a 40% dos corpos que impactaram tinham uma composição similar aos planetas com os quais colidiram, enquanto os planetas que se formaram como resultado desses choques tendiam a ter composições diferentes.
O artigo assinala que combinando os resultados das simulações se pode deduzir que o corpo celeste que colidiu com a Terra devia ter uma composição similar à de nosso planeta.
saiba mais

Nenhum comentário: