4.08.2015

CINTILOGRAFIA AUXILIA NO DIAGNÓSTICO PRECISO DE DOENÇAS DO CORAÇÃO

Cintilografia auxilia no diagnóstico preciso de doenças do coração
Especialista explica que exames como a cintilografia têm revolucionado o diagnóstico e o tratamento das doenças do coração, oferecendo ainda a vantagem de ser seguro e muito pouco agressivo ao organismo. 


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2030 as doenças cardiovasculares serão responsáveis por quase 24 milhões de óbitos. Hoje, no Brasil, a cada cinco minutos alguém sofre um infarto. Das 300 mil ocorrências desse tipo que acontecem anualmente, 80 mil resultam em morte. As estatísticas são alarmantes e chama atenção o fato de que, mesmo aqueles que fazem check-up anualmente e acreditam estarem livres de risco, não são poupados. Nesse contexto, exames de imagem – como a cintilografia – são fundamentais para checar se há placas de gordura e cálcio entupindo as artérias coronárias. 






































Na opinião do médico Lucas Carvalho, especialista em Medicina Nuclear da Diimagem (Campo Grande/MS), por mais eficientes que sejam os exames que compõem um check-up do coração, em determinados casos as placas que estão obstruindo parcialmente as artérias não são detectadas preventivamente. Porém, podem ser detectadas quando o paciente é submetido à cintilografia de perfusão miocárdica. “Esse exame utiliza uma substância chamada radioisótopo. Quando injetada numa veia periférica, é captada pelo músculo do coração, gerando uma luminosidade que nos permite detectar lesões isquêmicas. Trata-se de um exame pouco invasivo que pode salvar vidas. Normalmente, as pessoas só ficam sabendo das artérias entupidas depois de sofrerem um infarto. É isso que precisa mudar”.

O especialista explica que exames como a cintilografia têm revolucionado o diagnóstico e o tratamento das doenças do coração, oferecendo ainda a vantagem de ser seguro e muito pouco agressivo ao organismo. “Pacientes pertencentes ao grupo de risco para doenças coronárias se beneficiam muito com esse tipo de exame – capaz de diagnosticar e avaliar a extensão e gravidade do quadro. Outra vantagem é permitir ao médico cardiologista definir com mais propriedade a conduta de tratamento a ser adotada caso a caso”. 

Carvalho aponta outra vantagem da individualização do tratamento proporcionada pela cintilografia. “De modo geral, as pessoas estão bem informadas sobre os principais fatores de risco para doenças cardíacas. Hereditariedade, hipertensão, diabetes, níveis altos de triglicérides e colesterol, tabagismo e estresse são os principais. Ainda assim, seus hábitos alimentares e sua rotina costumam levar à obesidade, sedentarismo, ansiedade e depressão, que são péssimos para o bom funcionamento do coração. Como são fatores modificáveis, é importante que o paciente possa contar com exames que apontem exatamente as dimensões do seu problema quando ainda é tempo de prevenir o agravamento do quadro. Sendo assim, vale a pena discutir com o médico os ganhos que a cintilografia pode proporcionar.”

Fonte Sua dieta

Nenhum comentário: