4.08.2015

7 sinais que podem indicar que você está com câncer de pele


Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de pele do tipo não melanoma é o mais incidente no Brasil: ele corresponde a 25% de todos os tumores malignos registrados no país.
Fique atento às alterações em suas pintas
Por isso, para você ficar atento aos sinais dessa doença, o site Minha Vida reuniu quais são as condições da pele que podem indicar que algum problema está acontecendo com você. Lembrando que, é claro, a maneira mais simples de prevenir o câncer ou identificá-lo em um estágio inicial é visitando o dermatologista.
Confira os sinais:
Sardas no rosto
"As sardas (ou efélides) são características de pessoas de peles muito claras, muitas vezes ruivas e de olhos claros, e devido a isto devem ficar mais atentas", diz a dermatologista Samantha Kelmann, do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo. Isso não quer dizer que as sardas se tornarão um câncer - as causas da formação de um e de outro são diferentes. No entanto, pessoas com sardas normalmente são mais sensíveis à luz solar, sofrendo um maior risco de desenvolver de lesões solares.
Pintas que se concentram em uma área
Pessoas que têm uma alta concentração de pintas de determinadas partes do corpo, principalmente áreas de maior exposição solar, como os ombros, devem considerar avaliação médica. "O acompanhamento se faz necessário devido a maior possibilidade de transformação maligna", explica a dermatologista Raiana.
Histórico de queimaduras solares
Os danos em nossa pele causados pelo sol no geral são decorrentes da exposição feita na infância, nos primeiros seis anos de vida - por isso, mesmo que você use protetor solar agora, deve considerar visitar um dermatologista se no passado tomava sol de maneira desprotegida. Histórico de intensa exposição solar e queimaduras com formação de bolhas de água na pele na infância e adolescência merecem atenção redobrada.
Leia a matéria na íntegra e conheça outros sinais de câncer para ficar atento aqui.

Nenhum comentário: