4.11.2015

DOR DE CABEÇA PODE SER CAUSADA POR PROBLEMA NA ARTICULAÇÃO

Dor de cabeça pode ser causada por problema na articulação
O cirurgião bucomaxilofacial explica que a maioria dos casos podem ser tratados com procedimentos clínicos
 


















Grande parte da população sofre com dores de cabeça constantes, mas o que a maioria não imagina é que isso pode estar ligado a problemas de ATM, sigla para articulação temporomandibular, que é a articulação que liga a mandíbula à base do crânio e é responsável por seus movimentos. As causas de suas disfunções podem ser várias: estresse, desalinhamento da mandíbula, anquilose (rigidez na articulação), e até mesmo pequenos acidentes na infância que são refletidos na fase adulta. Como consequência, nos casos mais típicos, ela provoca fortes dores de cabeça, estalos ao abrir e fechar a boca, zumbido e até vertigem.

O cirurgião bucomaxilofacial, Dr. José Flávio Torezan, explica que a maioria dos casos podem ser tratados com procedimentos clínicos: “Cerca de 90% das patologias que atingem as ATMs são tratadas com correções dentárias ou placas rígidas de resina que ajudam a relaxar a musculatura e fazer com que a articulação volte à sua posição correta”. Mas, se o problema persistir pode ser necessário recorrer à cirurgia. “Normalmente as cirurgias são aconselhadas para quem apresenta uma limitação na abertura da boca, em casos severos de anquilose ou pacientes com artrite reumatoide que precisam ser submetidos à reconstrução da cabeça da mandíbula”, afirma Torezan. 

Há vários tipos de cirurgias e o especialista sabe identificar qual dará melhor resultado em cada caso. “A mais comum é a artrocentese - lavagem da articulação e colocação de medicação no local - feita através de uma pequena incisão na região pré-auricular. Há também os procedimentos através de artroscópio - pequenas ‘agulhas’ que possibilitam ver dentro da articulação sem fazer nenhum tipo de corte. Ao final, o nível de satisfação do paciente geralmente é de 100%”, explica José Flávio.

Para evitar o sofrimento prolongado e desnecessário, o paciente deve sempre procurar um médico assim que perceber algo errado. “Poucas pessoas sabem identificar os sintomas de ATM. Mas, independentemente da especialidade que o paciente procure, é de extrema importância que ele diga ao médico tudo o que sente para que o problema seja diagnosticado e o tratamento comece o quanto antes”, conclui o especialista. 

Nenhum comentário: