4.06.2015

Turquia bloqueia redes sociais para impedir fotos de promotor morto

Vítima foi sequestrada e assassinada por militantes de extrema-esquerda.

Twitter, Facebook e Youtube tiveram seu acesso bloqueado no país.
Da France Presse
O promotor Mehmet Kiraz é tomado refém por indivíduos de um grupo armado de extrema esquerda que invadiu o Palácio de Justiça em Istambul, Turquia. Ele investiga a morte de um adolescente após 9 meses em coma devido a ferida na cabeça durante um protesto (Foto: Reuters/Halkin Sesi TV)O promotor Mehmet Kiraz é tomado refém por indivíduos de um grupo armado de extrema esquerda que invadiu o Palácio de Justiça em Istambul, Turquia (Foto: Reuters/Halkin Sesi TV)
A Turquia bloqueou nesta segunda-feira (6) o acesso ao Twitter, Facebook e Youtube para impedir a divulgação de fotos de um promotor sequestrado na semana passada por militantes de extrema-esquerda, que acabou morto durante a tentativa de resgate, informa a imprensa.
Uma mensagem da Autoridade Administrativa de Telecomunicações disponibilizada no YouTube indica que a proibição foi determinada como "medida administrativa".
Este é o primeiro bloqueio desta magnitude desde o que foi decretado há um ano para impedir a divulgação de acusações de corrupção contra o governo.
De acordo com o site do jornal "Hurriyet", a medida foi adotada depois que uma decisão da justiça ordenou o bloqueio de 166 sites que haviam divulgado a foto do promotor, incluindo Facebook, Twitter e YouTube.
O promotor Mehmet Selim Kiraz foi sequestrado em 31 de março e mantido como refém durante mais de seis horas por dois militantes armados de um grupo de extrema-esquerda turco, que publicou a fotografia do magistrado nas redes sociais com uma pistola na têmpora.
O promotor e os dois sequestradores morreram durante uma intervenção da polícia.
No dia seguinte, a justiça turca abriu uma investigação contra quatro jornais turcos acusados de terem publicado a fotografia.
Há um ano, o governo turco aprovou várias medidas polêmicas para tentar controlar a internet e as redes sociais, apontadas como culpadas de divulgar as acusações de corrupção contra o presidente Recep Tayyip Erdogan e vários membros de sua equipe.
Em março de 2014, Erdogan ordenou o bloqueio momentâneo de Facebook e Twitter.
O Parlamento turco votou no mês passado um dispositivo que autoriza o governo a bloquear um site sem a permissão da justiça, uma medida que, no entanto, foi censurada pelo Tribunal Constitucional ano passado.

Nenhum comentário: