4.07.2015

Dilma defende liberdade de expressão em lançamento de pacto por direitos humanos na Internet


(Reuters) - A presidenta Dilma  Rousseff  disse nesta terça-feira que o governo tem "compromisso inabalável" com a liberdade de expressão e manifestação, durante o lançamento de um pacto nacional contra a violação dos direitos humanos na Internet, batizado de Humaniza Redes.


Presidenta eleita Dilma Rousseff  , que vem sendo alvo de manifestações contrárias a seu governo convocadas pelas redes sociais em várias cidades do país, defendeu o direito à livre manifestação, mas disse que a Internet não deve ser espaço de disseminação da intolerância.
"Prezarmos a liberdade e a democracia, e queremos uma Internet que compartilhe respeito e fortaleça direitos e deveres, disse a presidente.
"Temos a urgente tarefa de conciliar a liberdade de expressão e informação com a garantia de direitos individuais, com o respeito à diversidade e com o combate à discriminação em todas as suas formas", acrescentou Dilma durante a cerimônia, que contou com a participação de representantes do Google, do Twitter e do Facebook.
Dilma disse também que, assim como o mundo real, as atividades do mundo virtual precisam ser regidas por normas "éticas, comportamentais e de civilidade". Na avaliação da presidente, as redes sociais no Brasil "têm sido palco de manifestações de caráter ofensivo, preconceituoso, discriminatório e de intolerância".
Sob coordenação da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência, o Humaniza Redes prevê a criação de um portal e de um site onde internautas poderão denunciar violações de direitos humanos na Internet.
(Por Eduardo Simões, em São Paulo)

Nenhum comentário: