4.08.2015

10 MITOS E VERDADES SOBRE A QUEDA DE CABELO



10 mitos e verdades sobre a queda de cabelo 

A queda de cabelo é uma reclamação frequente nos consultórios dos dermatologistas. De acordo com a dermatologista Juliana Gumieiro, pode-se dizer que, nos dias de hoje, existe cura para algumas formas de calvície. “É necessário analisar a causa para depois indicar o tratamento que deve ser iniciado precocemente”. Para esclarecer as muitas dúvidas sobre o tema, a especialista lista os 10 principais mitos e verdades sobre o assunto. Confira:

1- O uso de boné ou chapéu faz cair os cabelos.
Mito. O uso desses acessórios não faz cair os cabelos, mas pode, em pessoas que os utilizam por um longo período, diariamente, agravar doenças como a dermatite seborreica, que pode ser um coadjuvante da queda.

2- Usar gel causa queda de cabelo.
Usar gel não favorece a queda dos fios, mas é bom evitar dormir com esses produtos nos cabelos, pois ficam endurecidos e podem quebrar com mais facilidade.

3- Apenas a questão genética provoca queda de cabelo.
Mito. A queda de cabelo pode ter diversas causas. Além da genética, outros fatores relacionados à queda de cabelo são: deficiência de ferro, zinco ou vitamina D, problemas de tireoide, infecções ocultas, anemia, medicamentos, dermatite seborreica (caspa), emagrecimento, pós-parto, etc.

4- Alisamento pode provocar queda de cabelo.
Verdade. A química geralmente provoca a quebra dos fios. Como a estrutura da fibra capilar é alterada, o fio fica mais suscetível à fratura e daí se dá a queda. O cabelo só costuma cair da raiz caso o paciente tenha alergia ao produto e, com isso, irritação do couro cabeludo.

5- Antidepressivos fazem o cabelo cair.
Verdade. Alguns antidepressivos, assim como outros medicamentos, podem interferir no ciclo dos cabelos levando a um aumento da queda. Eles podem encurtar a fase de crescimento dos fios fazendo com que ele caia antes da hora. Mas é importante saber que eles não causam afinamento dos fios ou calvície.

6- As pranchas de alisamento (chapinhas), secadores, assim como os cacheadores de cabelos, também provocam a queda dos fios. 
Sim. É preciso saber a forma correta de usar. Com eles, os cabelos são submetidos a altas temperaturas, que os danificam e provocam queda se usados em excesso.

7- Sol também causa calvície.
Mito. O sol não interfere na queda.

8- Lavar os cabelos todos os dias causa queda capilar.
Mito. A boa higienização do couro cabeludo reduz a queda. Manter os cabelos sujos impede o crescimento e obstrui os poros. Com a lavagem costumam cair apenas os fios que já estão soltos.

9- Não é possível reverter a queda de cabelo.
Mito. Caso o paciente apresente apenas a queda sem o componente genético é possível reverter todo o quadro agindo na causa da doença. O tratamento tem que ser iniciado cedo para evitar que o volume capilar seja perdido. Se o quadro estiver muito avançado precisamos adicionar medidas complementares como o laser e, às vezes, até um transplante capilar.

10 Usar medicamento contra calvície contribui para o crescimento de novos cabelos.
Mito. O tratamento capilar medicamentoso tem como objetivo manter ou ao menos reduzir a queda dos cabelos, mas não faz nascerem fios em áreas já afetadas pela calvície. Para isso, temos outros métodos como laser e transplante capilar.

Nenhum comentário: