4.08.2015

PM admite que pode ter dado tiro que matou menino Eduardo no Alemão e tem surto


Eduardo é fotografado pela professora enquanto faz desenho de Páscoa Foto: Reprodução Facebook
Vera Araújo - O Globo

Em um depoimento à própria corporação, um soldado lotado na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Morro do Alemão disse que pode ter sido o autor do disparo que provocou a morte de Eduardo de Jesus Ferreira, de 10 anos, na tarde da última quinta-feira. O caso, mantido em sigilo, vem sendo acompanhado pela 8ª Delegacia de Polícia Judiciária das UPPs. Em seu relato, o PM afirmou acreditar que, devido à sua localização no momento da tragédia — ele estava próximo a uma mata na localidade conhecida como Areal, na Favela Nova Brasília — e à posição do corpo, foi ele quem atirou no menino.
Logo depois de prestar o depoimento, o soldado teve um surto psiquiátrico e chegou a ser internado no Hospital Central da Polícia Militar, no Estácio. Embora tenha recebido alta, ele continua sendo submetido a um tratamento na unidade de saúde.
A 8ª Delegacia de Polícia Judiciária das UPPs checa a conduta dos policiais que participavam de uma operação no Complexo do Alemão no momento em que Eduardo foi atingido. A investigação corre paralelamente ao trabalho da Divisão de Homicídios (DH) da Polícia Civil, que apura a morte de menino.
Bala que atingiu menino não é encontrada
Dois soldados da UPP do Alemão disseram aos responsáveis pela averiguação, que abriram fogo para revidar tiros disparados por bandidos, mas apenas um deles admite ter atingido a criança. A 8ª Delegacia de Polícia Judiciária das UPPs, que faz parte da Corregedoria Interna da PM, já ouviu 11 homens, incluindo um tenente. Já a DH recebeu depoimentos de 16 pessoas, incluindo moradores que acusam PMs de terem recolhido cápsulas perto do corpo da vítima. O projétil que atravessou a cabeça do menino não foi encontrado por peritos.
De acordo com investigadores da Polícia Civil, dois dos 11 PMs que prestaram depoimentos na DH apresentaram versões contraditórias sobre a operação. Isso levou a unidade especializada a ouvi-los mais de uma vez, sobretudo para esclarecer um possível recolhimento de cápsulas. Se for comprovado que isso aconteceu, os policiais envolvidos no caso poderão ser indiciados por fraude processual, crime cuja pena prevista varia de três meses a dois anos de prisão.
A DH planeja realizar na semana que vem, provavelmente na quarta-feira, a reconstituição da morte de Eduardo e também de Elizabeth de Moura Francisco, de 41 anos, atingida dentro de casa por dois tiros no último dia 1º. Ela morava na Favela Nova Brasília, que faz parte do Complexo do Alemão. Investigadores recolheram fragmentos de bala no interior do imóvel. O material está sendo analisado pelo Instituto de Criminalística Carlos Éboli, que encontrou compatibilidade com a munição usada por PMs.
PMs de UPP são treinados
O tiro que atingiu Eduardo colocou em xeque o preparo dos policiais militares lotados nas 38 UPPs do estado. O comando da corporação antecipou um novo treinamento de técnicas de abordagem, de tiro e de progressão de terreno para os integrantes das quatro unidades do Complexo do Alemão. Na terça-feira, 60 dos 120 policiais da UPP Nova Brasília começaram o curso. A cada semana, um novo grupo frequentará as aulas. Os próximos serão os 340 policiais da UPP do Morro do Alemão e os 320 da Fazendinha, duas comunidades consideradas críticas num levantamennto de risco feito pelo comando-geral da PM.
Antes da morte de Eduardo, a previsão era de que policiais da UPP do Morro dos Macacos, em Vila Isabel, dariam início ao novo treinamento. Por enquanto, apenas os policiais lotados na UPP do Morro São João, no Engenho Novo, fizeram o curso.
Reforço improvisado
A PM instalou, na tarde de terça-feira, uma cabine blindada na localidade conhecida como Inferno Verde, na Favela Nova Brasília, no Complexo do Alemão. Aparentando mau estado de conservação — tem pelo menos uma marca de tiro e persianas quebradas —, a unidade será reformada no local, informou, por meio de uma nota, o Comando de Polícia Pacificadora (CPP). Policiais fizeram uma barricada no entorno da cabine, usando tonéis de cimento e sacos de areia.
Segundo o site de notícias G1, a cabine blindada instalada na Favela Nova Brasília foi retirada da Linha Vermelha. O CPP não confirmou a informação, e limitou-se a dizer que o equipamento estava desativado.
*Colaborou Sérgio Ramalho


Leia mais: http://extra.globo.com/casos-de-policia/pm-admite-que-pode-ter-dado-tiro-que-matou-menino-eduardo-no-alemao-tem-surto-15810028.html#ixzz3Wj8ZUFmp

Nenhum comentário: