4.29.2010

EUA aprovam novo tratamento para câncer avançado de próstata

Técnica estimula sistema imunológico do paciente a combater a doença.

Teste demonstrou aumento geral da sobrevida em 4,1 meses.


Os organismos reguladores americanos aprovaram um tratamento revolucionário contra o câncer de próstata avançado. A técnica consiste em estimular o próprio sistema imunológico do paciente a lutar contra a doença, informaram esta quinta-feira fontes oficiais.

A FDA (agência americana que regula alimentos e medicamentos) revelou que o tratamento, denominado Provenge, é concebido para uso em homens que têm câncer de próstata em estágio avançado, cuja doença tenha se espalhado para outras partes do corpo e seja resistente ao tratamento-padrão hormonal.

"O Provenge oferece uma nova opção de tratamento para homens com câncer de próstata avançado, que atualmente têm disponíveis limitadas terapias eficazes", disse Karen Midthun, diretora em exercício do Centro de Avaliação e Pesquisa Biológica da FDA.

O novo tratamento, desenvolvido pela Dendreon Coporation, sediada em Seattle (norte dos EUA), consiste na extração das células imunológicas do sangue do paciente, em um processo conhecido como leucaférese.

Para impulsionar a resposta do paciente ao câncer, as células imunológicas são expostas a uma proteína encontrada na maior parte dos cânceres de próstata antes de serem reintroduzidas, por via intravenosa, no corpo do paciente.

O procedimento estimula o próprio sistema imunológico do paciente a responder ao câncer, explicaram especialistas médicos.

Aumento da sobrevida


A eficácia do Provenge foi estudada em 512 pacientes com câncer de próstata metastático em um teste aleatório, "duplo-cego" (no qual nem os voluntários, nem os pesquisadores sabem quem pertence ao grupo que se submeteu ao tratamento ou ao grupo de controle), que demonstrou um aumento geral da sobrevida de 4,1 meses, informou a agência americana.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais comum de câncer em indivíduos do sexo masculino nos Estados Unidos, depois do de pele, e normalmente acomete homens mais velhos.

Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, estima-se que em 2009 ocorreram 192 mil novos diagnósticos de câncer de próstata nos Estados Unidos e 27 mil homens morreram vítimas da doença.

G1.com
France Presse

Nenhum comentário: