4.27.2010

O Rio de Janeiro Continua Lindo.....


Após a tragédia, é preciso tocar a vida para frente

Rio - Depois da tempestade vem a bonança, diz a sabedoria popular. O Rio de Janeiro continua lindo e, apesar da tragédia, é preciso tocar a vida para frente.

Mas a experiência permanece trazendo mudanças, principalmente para os que foram vitimados, sensibilizando, chamando atenção sobre os verdadeiros valores da vida.

Quase sempre, envolvidos pelos problemas do mundo, na ânsia de progresso que trazemos dentro de nós, damos valor excessivo a coisas transitórias, que não irão nos proporcionar o prazer da realização que esperamos e podem nos levar a cometer erros cujos resultados seremos forçados a suportar.

O espírito precisa evoluir, conquistar através do esforço próprio o amadurecimento. O desejo de progredir é inato e se justifica, assim como errar é natural e revela o nível de sua ignorância.

Ninguém erra por que quer, mas porque não sabe fazer melhor. Engana-se quem se julga errado só porque cometeu um erro. Ele ensina mais do que os acertos e traz a pessoa de volta para a realidade.

O espírito, para obter bons resultados em suas escolhas há que ter lucidez. A pretensão de querer mais do que pode, ou o fato de não enxergar a própria capacidade, são ilusões que levam à frustração. A depressão limita o desempenho, infelicita e faz com que a vida perca o sentido.

A vida favorece a evolução, destrói as ilusões de cada um, conduzindo-o para aquilo que é. Dessa forma aumenta sua lucidez, para que possa amadurecer pela inteligência com menos dor.

Mesmo assim, muitos estão tão envolvidos pelas falsas crenças aprendidas e tornam-se resistentes aos desafios que a vida lhes trás, desafios esses que se fossem enfrentados de forma adequada, os levariam a conquista do progresso que desejam buscar.

As leis que regem a vida, concedem certo tempo para que a pessoa aprenda e mais experiente, torne-se mais verdadeira. Contudo, quando esse período termina e a pessoa, apesar de já ter conhecimento suficiente para seguir adiante, resiste, a vida coloca em seu caminho desafios que irão se tornando cada dia mais fortes.

Assim nascem as grandes tragédias, resultado da resistência do homem ao bem maior. A dor remove a montanha das ilusões e de um só golpe conduz o homem para onde deve seguir.

Quem passou por esse processo, tem uma fase difícil, leva certo tempo para digerir os fatos, concatenar idéias, seguir em frente. Mas vencido esse tempo, suas prioridades serão outras.

O amor, o entendimento, a solidariedade, o respeito aos outros, estarão na frente das coisas transitórias e perecíveis. Será uma pessoa melhor. Não é essa a finalidade da evolução?

O Dia

Nenhum comentário: