4.26.2010

Transplante total de rosto



Trinta profissionais da Espanha levaram 24 horas para fazer cirurgia em homem que após acidente ficou tão desfigurado que tinha dificuldades para respirar, falar e comer. Ele recebeu nariz, pele, mandíbulas, bochechas, dentes e outras partes

Barcelona - Um hospital da Espanha anunciou ter feito o primeiro transplante de face completo do mundo. Um homem, com idade entre 20 e 40 anos, cuja identidade não foi revelada, recebeu nariz, pele, mandíbulas, maçã do rosto, dentes e outras partes, após sofrer um acidente. A cirurgia aconteceu no final de março no Hospital Vall d’Hebron, em Barcelona. O procedimento durou cerca de 24 horas.


Apesar de receber várias partes do rosto o paciente transplantado não fica com as feições do doador | Foto: Divulgação“Sua desfiguração era tão grave que ele tinha grandes dificuldades para respirar, falar e engolir”, informou o hospital por nota. A unidade não deu detalhes sobre o acidente sofrido pelo jovem há cinco anos, mas revelou que, desde então, o paciente já havia se submetido a nove cirurgias e se alimentava e respirava por meio de aparelhos.

Antes da operação, o paciente se submeteu a exames psiquiátricos para determinar se poderia se adaptar a um rosto totalmente novo. Segundo a direção do hospital, uma semana depois do procedimento o jovem pediu para se olhar no espelho e ficou satisfeito com o resultado.

De acordo com o cirurgião que coordenou a equipe, Joan Pere Barret, o paciente ficou apenas com uma cicatriz visível. Ele deve permanecer hospitalizado por dois meses.

AINDA COM RESTRIÇÕES

“Se você olha o rosto dele, vê uma pessoa normal, como qualquer outro paciente que temos no hospital”, disse Barret. Segundo o médico, o paciente ainda não pode falar, comer ou sorrir, mas já consegue ver e engolir saliva. Trinta profissionais participaram da operação.

“O paciente está se recuperando bem. Ele senta, caminha pelo hospital e assiste televisão”, afirmou o cirurgião.

Em todo o mundo, foram realizadas apenas dez cirurgias de transplante parcial de rosto. Esta foi a primeira que envolvia toda a face. O primeiro transplante parcial foi realizado na França, em 2005. Outros procedimentos semelhantes também foram feitos nos Estados Unidos, na China e na Espanha.

Nenhum comentário: