4.26.2010

Saúde Bucal revela que o Brasil tem 25 milhões de desdentados

Há um ano em meio, Márcia Trombelli assistiu a uma reportagem de Fábio Bibancos, no programa Ação da Rede Globo. Entrou em contato se oferecendo como voluntária, mas foi informada que em Alagoas não existia coordenador para o projeto; sendo assim, Márcia se apresentou para coordenar as atividades no Estado. Passou por duas capacitações e fez a triagem na Escola Municipal Campos Teixeira. “A pretensão agora é reunir 285 dentistas de Alagoas, até o próximo ano, para fazerem parte do Dentista do Bem”, ressalta a coordenadora.

O projeto reúne hoje quase 6 mil dentistas voluntários de todo o Brasil, que atendem gratuitamente em seus consultórios crianças de baixa renda com graves problemas de saúde bucal. As crianças e adolescentes são acompanhadas até completarem 18 anos. Atualmente, mais de 70 mil crianças e adolescentes já foram selecionados e 12 estão em atendimento.

Os pacientes são escolhidos entre crianças do 5º ao 9º ano, em escolas da rede pública ou em organizações sociais de todo o país. As prioridades são concedidas aos que apresentarem problemas bucais mais graves, forem mais pobres e tiverem idade mais próxima do primeiro emprego. O tratamento é feito no consultório do próprio dentista-voluntário, que fica responsável juridicamente pela saúde bucal da criança atendida.

Nenhum comentário: