4.26.2010

INSTITUTO EUROFARMA CRIA PROJETO SOCIAL ATELIÊ-ESCOLA

19/4/2010
Programa contempla cinco escolas da Zona Sul de São Paulo

A Eurofarma, indústria farmacêutica, acaba de lançar o Eurofarma Ateliê-Escola, um projeto social que irá utilizar o principal elemento transformador de uma sociedade: a educação de suas crianças.

1,5 mil e quatro mil crianças carentes, além de dezenas de professores, serão beneficiadas pelo projeto, que funcionará durante todo o primeiro semestre do ano letivo. O projeto Ateliê-Escola é um programa inovador para a rede estadual e municipal de ensino e que já foi implementado com grande sucesso em Itapevi (SP), onde a empresa possui seu complexo industrial.

Trata-se da constatação universal de que a arte, aliada a grade curricular, melhora sensivelmente a aprendizagem, oralidade, escrita e raciocínio lógico. Por meio de ateliês montados nas próprias escolas, os alunos de cinco escolas da zona sul de São Paulo terão acesso a aulas de canto, jogos, contos, artes e música, por exemplo, tudo acompanhado por educadores profissionais contratados pela Eurofarma. Além das oficinas, estes educadores também irão capacitar os professores para continuar com o projeto, solidificando o conhecimento dentro dos alunos.

Outra disciplina que será abordada no projeto Ateliê-Escola é a informática – muitas escolas possuem computadores mas não tem professores para ministrar aulas. Para Neide Rocha Sencovivi, gerente de Responsabilidade Corporativa da Eurofarma, o projeto é a ampliação do “Matéria-Prima”, que já é desenvolvido em Itapevi e que demonstra resultados surpreendentes. “A Eurofarma estudou com muito cuidado qual projeto poderia ser desenvolvido e, depois, ampliado. Além disso, o projeto deveria ter grande impacto no aprendizado das crianças e fosse duradouro. Encontramos todas estas características no Ateliê-Escola e estamos muito felizes pela oportunidade de implementá-lo, beneficiando milhares de crianças”, conclui.

Algumas oficinas do Ateliê-Escola:

• Era uma vez...: Contadores de história levarão a literatura para as salas de aula;

• Matéria Prima Digital: Encontros semanais no Laboratório de Informática, onde as crianças terão seu primeiro contato com a “era digital” e avançarão sobr as novas mídias;

• Canto em grupo: aulas de música e formação de coros infantis;

• Brincadeiras daqui e de lá: animadas aulas de geografia com temas relacionados aos países estudados;

• Som e movimento: brincadeiras com músicas, danças de salão, entre outros formatos diferenciados para a aplicação da Educação Física Ao todo, 129 ateliês funcionarão diariamente, em dois períodos (manhã e tarde).

O Instituto Eurofarma é uma OSCIP – Organização Social Civil de Interesse Público responsável pelo desenvolvimento, implantação e apoio a projetos sociais em benefício de filhos de funcionários e população do entorno das plantas fabris da Eurofarma, em São Paulo (SP) e Itapevi (SP). A entidade atua em três frentes: formação profissionalizante, educação complementar e formação de pessoas com deficiência. A criação do Instituto em 2006, junto à publicação do primeiro Balanço Social da empresa (Relatório Anual Eurofarma), representou um importante passo na consolidação das ações sociais corporativas. Em maio de 2010, o Instituto Eurofarma completará quatro anos de ação e atualmente contempla cinco projetos

Fonte Abifina

Nenhum comentário: