4.29.2010

Injeção de botox é usada para "esticar" pênis

Uma nova técnica usa botox para amenizar o efeito de retração de um dos músculos do pênis. Essa retração encolhe o órgão sexual quando flácido e é comum em temperaturas mais baixas ou depois da prática de exercícios. Como a toxina botulínica relaxa o músculo, o pênis fica com uma aparência maior.

Um terço dos homens mente no consultório, estimam médicos
Impotência indica risco maior de infarto e derrame, aponta estudo
Estudo revela que insônia prejudica vida sexual dos americanos

O procedimento foi feito em dez homens que se queixavam do tamanho reduzido do pênis flácido, em pesquisa da Universidade do Cairo, no Egito. Nos participantes do estudo, a retração muscular não tinha efeitos negativos na ereção.

Foram feitas injeções de botox no músculo dartos, que recobre o pênis e é responsável pela retração. Sete entre os dez homens que passaram pelo procedimento se disseram satisfeitos. Eles relataram um aumento de até 2,4 cm do pênis flácido. Os cientistas também tomaram medidas, mas encontraram aumento de até 1,1 cm.

A diferença entre a régua do cientista e a dos pacientes pode estar tanto na percepção otimista dos participantes do teste quanto na "timidez" deles na hora de se submeter à medição, segundo os autores do estudo. O efeito durou seis meses.

De acordo com o urologista Geraldo Faria, da comissão editorial do "Journal of Sexual Medicine", onde a pesquisa foi publicada, o problema do pênis pequeno enquanto flácido é, na maioria das vezes, emocional. "A maioria dos que têm essas queixas tem o órgão de tamanho normal. Esses homens estão sempre à procura de procedimentos estéticos para aumentar o pênis e se submetem a cirurgias de alongamento que podem ter resultados desastrosos", diz Faria. Como a injeção de botox é um procedimento pouco invasivo, ela pode atender a essas necessidades. "É melhor, ainda que os ganhos sejam quase subjetivos", diz.

O urologista Sidney Glina, da Faculdade de Medicina do ABC, afirma que já havia considerado o botox como alternativa para esse problema, mas tinha dúvidas sobre as consequências para a ereção. "Você teria um paciente com esse problema por seis meses. Mas no estudo, ao menos, as injeções não tiveram efeitos colaterais", diz Glina. Mas ele ressalta que o reflexo de retração do pênis é algo normal. "O homem nasceu para andar sem roupa. Num momento de tensão, na presença de um predador, essa retração protege o pênis", diz. Mesmo com o resultado positivo, ele afirma que o tratamento não aumenta o órgão. "Se você esticar o pênis desse indivíduo, vai dar na mesma."

Folha de São Paulo

Nenhum comentário: