4.26.2010

Vacina contra diarréia

Cientistas britânicos criam vacina contra diarréia

Uma vacina para prevenir que viajantes tenham problemas intestinais como diarréia está produzindo resultados promissores.


A vacina, na forma de líquido a ser ingerido, tem a finalidade de proteger contra a causa mais comum de diarréia, a bactéria E. coli.

Mas os pesquisadores do St George's Hospital, em Londres, advertiram que pode levar cinco anos para que o medicamento possa ser comercializado.

Testes mostraram que a vacina é segura e pode estimular uma resposta imunológica à bactéria.

Dose única

Uma única dose foi suficiente para ativar de maneira significativa o sistema imunológico de metade dos 36 voluntários que testaram o medicamento, chamado spi-VEC.

Depois de duas doses, 70% dos voluntários apresentaram resposta imunológica. O objetivo inicial dos pesquisadores é proporcionar uma proteção de até seis meses para quem tomar a vacina.

A vacina é feita a partir da bactéria da salmonela, que é desativada através da remoção de genes importantes.

Estima-se que a diarréia mate até 500 mil pessoas por ano em todo o mundo.

Mas Ron Behrens, da Faculdade de Higiene e Medicina Tropical de Londres, afirma que a diarréia da maioria dos viajantes não é grave, durando apenas de um a dois dias.

"A diarréia é causada por mais de 100 microorganismos conhecidos, então essa vacina só será eficaz em um número limitado de casos", disse Behrens.

Uma segunda vacina contra diarréia, conhecida como Dukoral, deverá ser lançada no mercado no ano que vem.

Jornal da Saúde

Nenhum comentário: