5.01.2010

Cabelo branco é alternativa de estilo para mulheres poderosas




Os cabelos grisalhos, ao que parece, estão na moda. No mês passado, no lançamento de uma linha de bolsas, a top Kate Moss apareceu com mechas brancas misturadas ao loiro. Outras famosas, como a atriz Jamie Lee Curtis e a modelo Kristen McMenamy, assumiram o branco quase total. Na Europa, é normal encontrar gente que abriu mão da chatice da tintura e ostenta belas cabeleiras em tons de cinza.

Por aqui, o grisalho ainda é associado a velhice e a perda de vitalidade, principalmente nas mulheres. No país campeão em tingimento -30% das adolescentes de 13 e 14 anos já usam algum tipo de coloração-, a pressão para esconder os fios brancos é grande.

"A mulher tem que ter muita personalidade e estar segura de si para conseguir usar o grisalho", afirma o visagista Philip Hallawell, autor do livro "Visagismo Integrado" (ed. Senac).

E, se a ideia é não parecer uma vovozinha, o corte acaba sendo ainda mais importante do que a cor. "É possível assumir uma imagem fashion com cabelos grisalhos. Tudo depende do corte: linhas inclinadas são mais dinâmicas, retas passam uma imagem de força", diz Hallawell. Manter o corte em dia também é importante para evitar a aparência desleixada.

Mas se engana quem acha que o branco não dá trabalho. "O fio branco é um fio envelhecido, que perdeu componentes básicos de sua estrutura", afirma a cosmetóloga Sonia Corazza, autora do livro "Mais Jovem a Cada Dia" (ed. Prestígio).

A falta de melanina resulta em fios menos protegidos, que podem ficar ásperos ou opacos com facilidade. "O fio fica mais suscetível a agressões causadas pelo uso de secador, chapinha e substâncias químicas", diz Ricardo Romiti, coordenador do Ambulatório de Tricologia do Instituto dos Cabelos do Hospital das Clínicas de São Paulo.

O xampu deve ser suave e rico em aminoácidos. "Os anti-idade dão melhor condicionamento", diz Corazza.
Para manter o tom prata e tirar o amarelado que pode se formar pela exposição ao sol e pelo acúmulo de poluição, são indicados os produtos específicos para esse tipo de cabelo, geralmente de cor arroxeada. "Esses xampus funcionam como um difusor ótico, disfarçando o amarelado. Mas, se o fio está muito poroso, ele pode absorver demais esses corantes e ficar roxo", alerta.

Os bons xampus juntam as duas coisas. Produtos com filtro solar também são indicados, mas apenas para quem se expõe ao sol com frequência.

Se já é difícil ir assumindo gradativamente os brancos, mais complicado ainda é a transição de quem está acostumada a tingir com produtos permanentes. Uma dica do cabeleireiro Celso Kamura, de São Paulo, é deixar a raiz crescer na cor natural e fazer mechas bem finas e claras no restante do cabelo.

Assim, a raiz é "disfarçada". "Trocar a coloração permanente por uma temporária não funciona, porque os tonalizantes sempre deixam algum resíduo nos fios", diz Kamura.

Mitos e verdades

O estresse branqueia os cabelos - MITO

O surgimento dos brancos depende da predisposição genética e é considerado normal a partir dos 20 anos. O único fator externo conhecido é uma doença chamada pelada, que causa a queda dos fios e posterior branqueamento. Alguns estudos indicam também que o cigarro pode antecipar o surgimento dos brancos, mas isso ainda não está provado

O fio branco é diferente dos outros - VERDADE

O folículo envelhecido produz um fio com geometria alterada, que pode ser mais liso

Negros demoram mais para ficar grisalhos - VERDADE

Os asiáticos também ficam grisalhos mais tarde. Mas, na média, 50% das pessoas com 50anos têm metade dos fios brancos

Folha de São Paulo


CABELOS BRANCOS, SAIBA MAIS:

O exemplo da China em respeitar os cabelos brancos
No Oriente, fios grisalhos representam pessoas sábias
Por Minha Vida

Uma das cenas mais marcantes na cerimônia de abertura em Pequim, no dia 08-08-08, foi a imagem dos oito atletas chineses, seis deles com os cabelos brancos, desfilando altivos, quase ao final do espetáculo, segurando o estandarte olímpico, antes do grande momento de ser acesa a chama, também por um senhor de cabelos brancos, o ex-ginasta Li Ning, três medalhas de ouro em Los Angeles (1984 ).

No oriente, quanto mais idosa a pessoa, mais reverenciada é, pela sua sabedoria e experiência acumuladas durante a vida. Ao contrário dos orientais, nossa civilização ocidental valoriza a juventude e procura esconder qualquer fio de cabelo branco com tinturas das mais variadas . Aqui, chega-se a achar que fio de cabelo branco é fio doente.

Então, vamos esclarecer tudo sobre o tema: O cabelo branco aparece porque ocorre um fenômeno anatômico chamado apoptose, que é a morte celular programada, do melanocito (célula que produz a melanina, pigmento que dá a cor aos pêlos e a pele). Como os cabelos brancos são mais espessos, demoram mais a cair, dando a impressão de que os cabelos ficaram mais brancos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é o estresse que desencadeia o processo de embranquecimento dos fios de cabelos. O estresse, apenas contribui para que os cabelos caiam mais depressa A estrutura do fio branco costuma ser diferente, mas nem por isso é um fio de cabelo doente. Apenas os grânulos e pigmento que antes davam cor aos cabelos são substituídos, inicialmente por bolhas de ar, fazendo com que os fios fiquem mais grossos. Depois de um tempo eles voltam a ficar da espessura normal.

Não podemos fixar com exatidão a partir de que idade começam a aparecer. O início da apoptose é determinado geneticamente e isso depende de alguns fatores. Há famílias onde temos pessoas que, com menos de 18 anos, ficam com os cabelos brancos. Do ponto de vista racial, os brancos ficam com os cabelos brancos entre 35 e 45, os amarelos entre 45 e 55 e os negros a partir dos 55 anos.

Em pessoas muito jovens, com cabelo branco precoce, a causa quase sempre é genética. Deve-se buscar alguma alteração metabólica no sentido nutricional. A baixa ingestão de cobre pode levar a um embranquecimento precoce dos cabelos, mas isso é raro. Alimentos que contém cobre são os frutos do mar e o chocolate amargo. Uma dieta equilibrada, com frutos do mar uma vez por semana, pode ajudar. Dosar o cobre no sangue e repor quando necessário.

Não adianta arrancar, porém não é verdade que cada um que se arranca nascem 7 no lugar! Nos EUA existe uma pesquisa (a empresa chama-se Anti-cancer Inc, da Califórnia) que desenvolve um gel que promete devolver a cor aos cabelos, sem ser tintura. O nome do produto ainda não comercializado - é gene juice (suco de gens); mas, ainda é apenas uma promessa. Até o momento a tintura é o único remédio para cobri-los. Para quem, como os atletas chineses, prefere não pintá-los, há xampus especiais para cabelos brancos, que protegem contra o amarelamento e os mantêm mais brancos.

Dr. Valcinir Bedin

Nenhum comentário: