4.27.2010

PENSAR COMO RICO, PENSAR COMO POBRE


Depois de pesquisar o funcionamento da mente dos milionários durante dois anos, o "guru da motivação" Paul McKenna combinou estratégias para o sucesso com um programa mental de enriquecimento.


A riqueza é o produto da capacidade humana de pensar.
Ayin Rand, romancista e filósofa

Uma das coisas mais importantes que aprendi logo cedo em meu estudo da riqueza é que você não pode avaliar a riqueza de uma pessoa pelo carro que ela dirige ou por sua conta bancária. É por isso que, neste livro, não me referirei a "pessoas ricas" ou "pessoas pobres" - até onde sei, isso não existe. O que existe é uma enorme diferença entre as pessoas com "pensamento de rico" e as com "pensamento de pobre".

As com "pensamento de rico" serão ricas independentemente do tamanho de suas contas bancárias - sempre procuram possibilidades e vivem suas vidas em seus próprios termos. Se estão temporariamente com pouco dinheiro, não ficam assim por muito tempo, e sempre parecem encontrar um modo de fazer o que realmente querem na vida.

Por outro lado, as com "pensamento de pobre" podem ter casas grandes e roupas elegantes, mas suas cabeças são cheias de medo do futuro e desconfiança daqueles ao redor. Como não sabem que ficariam bem mesmo se todo o seu dinheiro desaparecesse, são forçadas a tentar proteger continuamente o que têm ou arrancar mais dos outros.

As pessoas com pensamento de rico não são necessariamente as mais cultas ou naturalmente talentosas, embora algumas sejam - elas simplesmente pensam sobre dinheiro de um modo diferente do resto da sociedade. Percebem que ganhá-lo não é um processo misterioso ou uma recompensa cósmica - é apenas uma habilidade, como aprender a fazer malabarismo ou andar de bicicleta.

Quando você dominar essa habilidade, conseguirá ganhar dinheiro onde quer que esteja, não importa o que aconteça no mundo ao redor. Até lá você poderá se ver lutando mesmo enquanto as pessoas prosperam à sua volta.

É por isso que você poderia tirar todo o dinheiro de Richard Branson ou Anita Roddick e em um espaço de tempo muito curto eles o recuperariam - simplesmente porque a única coisa que você não pode tirar deles é sua capacidade de pensar como rico e, por isso, ganhar dinheiro.

Essa é a primeira chave para seu sucesso - reconhecer que sua riqueza não está em um lugar distante, mas esperando que você a encontre dentro de sua mente, bem onde está sentado agora. E se entrar em sua mente para encontrá-la, será útil começar com uma compreensão clara do território que está prestes a explorar.

Como sua mente realmente funciona

Lembro-me de que, quando era criança, acampei com minha família. Na primeira noite, o céu estava escuro e as nuvens obscureciam a pouca luz que a lua projetava. Como eu não conhecia a área, fiquei assustado.

Felizmente, tinha uma tocha. A princípio só a apontava na direção do próximo barulho assustador e, consequentemente, não tinha uma real noção do território ao meu redor. Mas depois de algum tempo, fiquei curioso sobre como seria a paisagem. No dia seguinte, passei um tempo explorando o local com meus pais.

Na segunda noite, embora ainda estivesse limitado a uma tocha, não temia mais o que não podia ver. Conhecia o território bem o suficiente para saber que, desde que mantivesse a calma e prestasse atenção ao que estava fazendo, estaria seguro.

Agora vamos pôr isso no contexto de ganhar dinheiro. Se você ainda não está familiarizado com o mundo financeiro, pode achá-lo estranho e até mesmo um pouco assustador. Talvez relute em experimentar certas coisas porque não tem certeza de para onde o levarão. Mas se estiver disposto a me deixar ser seu guia, eu lhe apresentarei os fundamentos do dinheiro e sua própria "tocha" interior - o mundo maravilhoso de sua mente.

Embora eu tenha explicado um pouco disso em meus livros anteriores, para ser bem-sucedido é essencial entender as reais diferenças entre sua mente consciente e inconsciente.

Sua mente consciente

Há dois modos principais de entendermos o mundo - o consciente e o inconsciente. Em todo este livro, eu me referirei a eles como sua mente consciente e inconsciente.

Sua mente consciente é aquela com que você pensa ativa e deliberadamente durante o dia inteiro. Provavelmente a experimenta com uma voz interior constante em que pensa como "eu".

Mas embora a mente consciente certamente tenha sua utilidade, é extremamente limitada no que pode fazer sozinha. Estudos mostraram que só é possível lidar com um determinado número de ideias de cada vez. Por isso, a maior parte de sua vida é conduzida automaticamente por sua outra mente.

Sua mente inconsciente

A mente inconsciente é sua mente mais ampla. Pode processar milhões de mensagens originadas de informações sensoriais por segundo, e contêm toda a sua sabedoria, suas lembranças e sua inteligência. É a fonte de sua criatividade e, o que talvez seja ainda mais importante para nosso objetivo aqui, armazena e executa todos os "programas" de comportamento automático que você usa para viver.

Portanto, a mente inconsciente é como um piloto automático cerebral que nos permite fazer várias coisas ao mesmo tempo sem ter de nos concentrar em todas elas de uma vez. Esses programas ("hábitos"?) são úteis porque deixam a mente consciente livre para pensar em outros assuntos. Aprender a dirigir um carro envolve muitos pequenos hábitos - usar a seta, acelerar, frear, virar, etc. Depois que você os pratica conscientemente várias vezes, tornam-se tão automáticos que pode apenas se sentar no carro e decidir para onde ir.

Mas, como veremos, às vezes precisamos atualizar nossos velhos programas para mudar e atualizar nossa vida. Enquanto sua mente consciente não estiver programada para a riqueza, nada que você aprenda, saiba ou faça fará qualquer diferença. Você não pode superar sua programação inconsciente com argumentos lógicos ou mesmo trabalho duro. Somente por meio da aplicação criativa de sua imaginação você reprogramará sua mente para a riqueza.

Em que direção você vai?

O dinheiro lhe dá liberdade para fazer o que quiser com seu tempo.
Richard Branson, empresário bilionário

Nos últimos vinte anos, tive acesso a muitos grandes realizadores e me surpreendi com o fato de que alguns realmente são capazes de desfrutar de sua riqueza enquanto outros permanecem presos ao seu próprio modo de pensar limitado.

Eis alguns exemplos de como a programação para a pobreza pode afetar até algumas das pessoas mais ricas e famosas do mundo:

Enquanto eu estava escrevendo este livro, Mariah Carey tinha mais de 100 milhões de dólares - contudo, em uma entrevista recente, ela disse que às vezes ainda se sente insegura financeiramente.

Em uma entrevista recente, a bilionária Martha Stewart disse: "Tenho uma bela casa no Hamptons, mas não é a casa de verão dos meus sonhos. Não tem a vista para o mar e o chão de madeira rústica que desejo. Não tem um pequeno cais onde eu possa amarrar meu barquinho a remo e não tem a água rasa de uma lagoa tranquila onde possa colher minhas plantas."

Quando lhe pediram para confirmar a especulação de que ele tinha mais de um bilhão de dólares, J. Paul Getty respondeu: "Sim, acho que isso é verdade, mas um bilhão de dólares não é tanto quanto costumava ser."

Quando o velho John D. Rockefeller soube que membros de sua família pretendiam lhe dar uma cadeira de rodas para ajudá-lo a se locomover, ele lhes disse: "Se vocês não se importarem, prefiro o dinheiro."

Espero que a esta altura você já esteja começando a perceber que ter muito dinheiro nunca bastará para torná-lo rico. É a qualidade dos pensamentos que gera a qualidade de vida.

À medida que você for lendo este livro e fazendo os exercícios, ficará mais consciente de suas tendências atuais a pensar como rico e pensar como pobre.

Também começará a notar os pensamentos de rico e pobre nas pessoas, e como eles as levam em uma direção. O pensamento de rico leva você na direção de mais liberdade e riqueza; o de pobre, às vezes descrito como "mentalidade de pobre", o foca no que não tem e o afasta das possibilidades.

Você tem uma mente infinitamente criativa e uma capacidade infinita de ser rico. Só precisa aprender a usá-la. Esse sistema preparará sua mente inconsciente para a riqueza. Juntos, reprogramaremos sua mente para que você pense como rico e, ao fazê-lo, perceba suas oportunidades de riqueza em qualquer momento.

Nenhum comentário: