4.29.2010

Concurso da Caixa Econômica Federal, saiba o que priorizar na revisão de conteúdos

Reta final de muito estudo
Há poucos dias das provas para a seleção da Caixa Econômica Federal, saiba o que priorizar na revisão de conteúdos. Exames para níveis Superior e Médio serão aplicados em 9 e 16 de maio, respectivamente

Rio - Nesta sexta-feira os inscritos nas seleções para cadastro reserva na Caixa Econômica Federal vão receber os cartões de confirmação com os locais e horários das provas. A chegada das correspondências com as orientações finais para os exames no concurso para Técnico Bancário Novo, Nível Médio, e para Nível Superior ( exclusivo aos cargos de advogado, arquiteto e engenheiro) deixam os candidatos ainda mais nervosos. Quem tiver sucesso na seleção vai poder garantir salários iniciais que variam de R$ 1.452 a R$ 6.571.


Priscila Mantovani, 23 anos, disputa uma vaga no cargo de técnico: “Estou confiante. Acredito no sucesso” | Foto: Alexandre Brum / Agência O Dia


Para controlar a ansiedade e tentar esticar o tempo de estudo, O DIA ouviu especialistas na área e destacou quais dos conteúdos merecem mais atenção dos estudantes nessas últimas semanas.

Mas, antes de se concentrar nas matérias, é importante analisar o perfil das questões da organizadora, a Cespe-UNB, nesta seleção. Diferente de grande parte dos concursos, esse concurso tem em suas questões de múltipla escolha cinco itens (A/B/C/D/E). Cada questão marcada certa conta um ponto positivo e, desta vez, o erro não desconta ponto.

Outra característica é a divisão da prova. O caderno de questões é dividido em duas partes: P1, com disciplinas de conhecimentos básicos, e P2, de conhecimentos específicos. O candidato não pode zerar nenhuma das duas partes, sob pena de ser desclassificado. “Não é bom negócio o candidato zerar uma disciplina, mas dá um pouco mais de segurança para o participante que inicia os estudos agora”, analisa o Diretor Pedagógico da Academia do Concurso, Paulo Estrella. Ele lembra que uma boa maneira de se familiarizar com o tipo de prova é baixar os exames anteriores no www.cespe.unb.br.

Para os candidatos à seleção de Nível Superior (advogado, arquiteto e engenheiro) a orientação é concentrar esforços nos conteúdos de Ética. “De todos os graduados, serão exigidos conhecimentos do Código de Ética da Caixa Econômica, além de ética profissional, empresarial e no setor público”, destaca Cristiano Ribeiro, diretor do Curso Radix.

Outra dica é ter atenção às mudanças na seleção. Na disciplina de Ética, por exemplo, houve a introdução do ‘Código de Conduta da Alta Administração Pública”. Em Conhecimentos Básicos, à legislação específica foi adicionado conteúdo de direito do trabalho, FGTS e PIS além de alguns itens de direito administrativo e constitucional com os princípios constitucionais da administração pública. Em Informática, é importante rever o conteúdo de LINUX.

DICAS DE REVISÃO

Analista de Departamento Pessoal, Priscila Mantovani já acelerou a rotina de estudos para as provas. “Costumo me dedicar à preparação até mesmo nos fins de semana”, conta a candidata que já tomou nota das dicas dos especialistas em seleções. Confira também o que estudar para as avaliações.

LEGISLAÇÃO ESPECÍFICA
Professor Carlos Arthur Newlands Júnior: “Os princípios constitucionais da administração pública relacionados estão contidos no Estatuto da Caixa, o candidato deve procurar relacionar o conceito jurídico de cada um destes princípios com as atividades da entidade como instituição financeira e como empresa pública. Quanto à legislação dos programas sociais administrados pela Caixa (PIS, FGTS e seguro-desemprego), o candidato deve focar seu estudo no histórico dos programas (como foram criados, como a Caixa assumiu a sua operação) e quais as situações em que o trabalhador tem direito ao benefício. Especificamente em relação ao PIS, alerto para as mudanças ocorridas na Lei Complementar 7/70 com a edição da Constituição de 1988 (por exemplo, o fim da opção de saque do PIS/PASEP por casamento)”.

ÉTICA
Julian Barros: “Os candidatos devem fazer um estudo básico sobre os conceitos de ética e moral. É interessante ler uma bibliografia resumida sobre ética aplicada e atividade de gestão. É fundamental ainda que o candidato saiba diferenciar os princípios da moralidade, eficiência e dignidade fundamento do Código de Ética da Caixa. Por último, na hora da revisão, faça um estudo literal das normas das disposições do Código de conduta da alta Administração Pública.

MATEMÁTICA
Benjamin Cesar: “Os candidatos devem atentar para os seguintes tópicos: funções exponenciais e logarítmicas — que podem ser cobradas na resolução de equações, na interpretação de gráficos, na resolução de questões envolvendo tópicos de matemática financeira. Em Estatística, estude probabilidades e questões envolvendo médias ou mediana. No cálculo de probabilidades, problemas simples utilizando a definição de probabilidade não podem ser descartados. Em Matemática Financeira, é importante ter o domínio desde do cálculo de juros simples até os sistemas de amortizações de empréstimos. As questões sobre ‘taxa interna de retorno’ são muito comuns nas provas da CESPE, além das sobre ‘Rendas Certas’. Por isso, não esqueça de estudar as fórmulas”.

PORTUGUÊS
Antonio Carlos Alves: “A banca Cespe-Unb vem, para o concurso da Caixa Econômica Federal, com uma prova no estilo múltipla escolha com cinco alternativas dessa vez. Esse não é o estilo mais frequente da banca, que costuma ser no modelo certo ou errado. Mesmo assim, o candidato continua precisando saber aspectos relativos à sintaxe do período simples e dos compostos (a parte de orações), pontuação, regência, crase, concordância e uso dos pronomes, de um modo geral, bem como interpretação de textos. Se for feita uma boa revisão desses conteúdos, a chance de um bom resultado na prova de português é enorme”.

POR ALINE SALGADO
O Dia

Nenhum comentário: