3.26.2011

Infertilidade e ciclo menstrual irregular


Uma das funções do casal que pretende ter filhos consiste em definir a melhor altura do mês (ciclo menstrual) para ter relações sexuais. Os espermatozóides e o óvulo têm um tempo limite de vida. Ter relações antes do período não vai ajudar porque o óvulo já morreu há muito. Imediatamente após o período também não beneficia nada porque, na altura da ovulação, os espermatozóides há muito que morreram.
Sabendo que o óvulo tem um tempo de vida de 12 a 24 horas e que os espermatozóides tem um tempo de vida que varia entre 2 a 5 dias é possível estabelecer períodos do ciclo menstrual que são mais propícios à fecundação.
Regra geral, as pacientes que pretendem engravidar usam um gráfico mensal onde colocam informações relativas ao ciclo menstrual, ficando assim a saber quando se aproxima o momento de fecundação. Este método, útil sem dúvida, falha quando o ciclo menstrual das mulheres não é regular. É benéfico estabelecer estes horários quando o ciclo menstrual não é irregular.

O problema é que imensas pacientes que sofrem de infertilidade apresentam um ciclo menstrual irregular. Fica difícil estabelecer horários preferenciais para as relações sexuais quando o ciclo se encontra completamente desregulado. O ciclo menstrual irregular é um dos sintomas que a acupunctura se dedica a diagnosticar e tratar nestas pacientes.
Regular o ciclo menstrual é um bom sinal pois indica que se está a conseguir tratar os padrões clínicos que afectam a paciente. Mas tem outra grande vantagem. Permite ao casal estabelecer horários para manterem relações sexuais com muito mais certeza. Não é importante somente para o tratamento dos padrões clínicos é relevante na medida que oferece ao casal uma nova ferramenta que os poderá ajudar a tão desejada gravidez.
Outras estratégias podem ser adoptadas conjuntamente com os horários mensais de relações sexuais. Falo em particular, de pequenas coisas que a mulher pode fazer após a relação sexual.
Mandam as boas regras de higiene que a mulher tome banho após as relações sexuais. As boas regras de higiene são amigas da infertilidade. Elas não ajudam a mulher a engravidar. Nesta fase da vida a mulher deve evitar tomar banho imediatamente após as relações sexuais de forma a manter o esperma do seu companheiro dentro de si. Mas pode ainda fazer outra coisa. Algo que costuma passar despercebido a muitas pacientes com infertilidade.
Após a relação sexual a mulher, além de não se lavar, pode colocar 1 ou 2 almofadas por baixo do cóccix de forma a subir o baixo abdómen relativamente ao resto do tronco. Desta forma pode utilizar a força gravitacional para puxar o sémen do companheiro mais para dentro de si. Estas 2 últimas estratégias são particularmente úteis quando as relações sexuais são definidas dentro de determinadas alturas do ciclo menstrual, quando a mulher se encontra na fase fértil.

Nenhum comentário: