12.23.2011

Carne vermelha - magra - pode ser benéfica ao coração

Estudo aponta que controlar os índices de gordura saturada da carne vermelha é a chave para um consumo saudável do alimento

Carne vermelha: escolher corte com baixa gordura saturada ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue Carne vermelha: escolher corte com baixa gordura saturada ajuda a controlar os níveis de colesterol no sangue (Thinkstock)
O consumo de carne vermelha magra pode ser saudável para o coração, da mesma maneira que a carne branca. Pelo menos é o que aponta uma pesquisa publicada no periódico American Journal of Clinical Nutrition. No estudo, os pesquisadores compararam o consumo da carne vermelha e descobriam que, quando há controle da gordura saturada, os índices de colesterol podem ser reduzidos.
Leia também: Novos estudos garantem: a carne vermelha não faz mal
O guia Abordagens Dietéticas para Prevenir a Hipertensão (DASH, sigla em inglês), indicado pela Associação Americana do Coração, é recomendado para a redução do colesterol e dos riscos de doenças cardíacas. A dieta encoraja o consumo de peixes e aves, mas não muita carne vermelha. “A dieta do DASH é atualmente o padrão ouro para recomendações dietéticas contemporâneas”, diz Michael Roussell, consultor de nutrição e um dos autores do estudo.
Segundo o especialista, esse guia alimentar enfatiza alimentos de proteína vegetal, aves, peixes e pequenas quantidades de carnes vermelhas – o que leva à crença de que a carne vermelha deve ser restrita em uma dieta saudável. “Nossa pesquisa demonstra, no entanto, que quando há o controle dos níveis de gordura saturada e a escolha por carnes magras, é possível incorporar essa carne em uma dieta saudável.”
Pesquisa – Foram testadas três dietas igualmente baixas em gordura saturada: a DASH, a dieta BOLD (carne vermelha magra) e a BOLD+ (carne vermelha magra, com adição de proteína). A proteína adicional na última dieta incluía mais carne, assim como outras fontes de proteínas - homus, edamame (preparado de grãos de soja ainda dentro da vagem) e queijo cottage.
A dieta controle tinha: 12% de gordura saturada por dia (o dobro das outras três), 20 gramas de carne vermelha. A dieta DASH continha 29 gramas de carne, enquanto a BOLD tinha 114 gramas e a BOLD+, 153 gramas.
O estudo começou com 42 sujeitos, todos com níveis elevados de colesterol, mas apenas 36 foram até o fim. Todos mantiveram a média do peso corporal. Cada participante consumiu cada uma das quatro dietas por cinco semanas, com tempo de uma ou duas semanas nos intervalos entre elas para comer o que desejassem. Amostras de sangue foram tiradas no início e no fim de cada período.
Em média, os participantes tiveram uma redução do colesterol total e do ruim nas três dietas. O colesterol total reduziu cerca de 4% na dieta BOLD e na DASH, e em 5% na BOLD+. Já o LDL (chamado de colesterol ruim) reduziu 5% na BOLD, cerca de 4,5% na BOLD+ e 6% na DASH. “Esse foi o primeiro estudo controlado que demonstrou um aumento no consumo de carne vermelha magra com controle da gordura saturada, no contexto de uma dieta saudável para o coração”,

Nenhum comentário: