12.21.2011

Ceias de fim de ano menos calóricas e sem perder o sabor






 

Foto: Divulgação

FESTAS DE FIM DE ANO



Mantenha a saúde e o peso levando itens saudáveis para a mesa

Rio - É tempo de festas de fim de ano e, com elas, calóricas tentações: as ceias. Mas quem se preocupa com os quilos extras que possa ganhar ou tem restrições por problemas de saúde, como diabetes e hipertensão, não precisa se privar dos pratos típicos. A opção é escolher itens saudáveis.

“Trocar a manteiga por óleo de oliva no preparo das refeições, tirar a pele do peru ou temperar a salada com molho de iogurte, por exemplo, fazem diferença na balança”, destaca a nutricionista Gisela Peres, da Santa Casa de Misericórdia.

Carnes típicas, como chester, peru e lombo de porco podem ser consumidas, porque têm menor teor de gordura. Porém, devem ser preparadas assadas ou cozidas. Já as saladas cruas com legumes variados são ricas em fibras e dão a sensação de saciedade. A tradicional farofa e a salada de maionese também não precisam ficar de fora do cardápio.

“A farofa pode ficar bem nutritiva acrescentando vegetais picadinhos ou misturada com aveia, frutas, nozes ou sementes de abóbora. Pode até levar carne de porco, desde que seja magra”, ensina Gisela. “E a salada de maionese pode ser feita com creme de iogurte desnatado e apenas uma colher de maionese light”, complementa.

Restrições


Para diabéticos e hipertensos há algumas restrições. “Não devem ser consumidos alimentos industrializados, embutidos, enlatados, queijos amarelos, carnes secas, bacalhau salgado e defumado. O alto teor de sódio eleva a pressão arterial e causa retenção de líquidos. Já os doces devem ser preparados com adoçante”, frisa a nutricionista Renata Fidelis Amorin, do SPA Sorocaba.

Mais leveza


LIBERADO
Carnes de aves; peixes; lombo de porco magro; arroz (branco, integral, com vegetais); farofa com vegetais picados, frutas ou sementes; queijo minas; sementes (nozes, avelã), sorvete de frutas, rabanada assada.

EVITE
Carnes gordurosas, frituras, salgadinhos, queijos gordos (ex: gorgonzola, cheddar), bacon, temperos prontos, refrigerantes e álcool em excesso.
O Dia

Nenhum comentário: