12.23.2011

Natal ecologicamente correto


Se luzes para decoração de Natal forem mantidas ligadas durante 10 horas num período de 12 dias, elas geram dióxido de carbono necessário para encher .... Foto: Getty Images
Se luzes para decoração de Natal forem mantidas ligadas durante 10 horas num período de 12 dias, elas geram dióxido de carbono necessário para encher 12 balões

Michelle Achkar
As comemorações do Natal têm significados como renovação, união, celebração do nascimento de Jesus segundo a tradição católica. Além disso, a época traz consigo o hábito de dar presentes, comprar e ainda saborear uma farta ceia.
Tudo isso resulta em grandes quantidades de materiais descartados, principalmente restos de embrulhos e embalagens. Fora os itens usados na decoração, que podem ser descartados após as comemorações. O site Savvy Miss elaborou dicas de como é possível reduzir o impacto ambiental durante as festas, sem comprometer as tradições da data.
Confira:
Cartões de Natal
Apesar de a maioria deles serem feitos de papel, algumas substâncias presentes impedem que sejam reciclados como glitter, plástico e tintas. Portanto prefira mandar versões virtuais ou escolha os que são feitos de itens recicláveis ou os já produzidos a partir de materiais reciclados.

Embalagens
É preciso uma mudança de hábito e tanto para se livrar das embalagens dos presentes. Até porque fazem parte da magia da noite e geram expectative sobre o que está sob elas. Mas pense que os papeis ou plásticos serão descartados quase na mesma hora. Uma alternativa é investir em embalagens de pano que podem ser usadas para guardar outros objetos depois ou dispensá-las de vez. Comece a fazer isso com os íntimos.

A ceia
A importação e exportação de alimentos para uso na ceia de Natal é uma das principais causas da emissão de carbono nessa época do ano. Para reduzir o impacto, pode-se procurar comprar produtos produzidos localmente, privilegiando frutas e outros ingredientes de comunidades próximas ao local onde mora, incluindo o famoso peru. É possível ainda encontrar versões orgânicas da ave.

Decoração
Se luzes para decoração de Natal forem mantidas ligadas durante 10 horas num período de 12 dias, elas geram dióxido de carbono necessário para encher 12 balões. A sugestão do site é eliminá-las e usar velas feitas de cera de abelha apenas durante a ceia e recepção de convidados. Os produtos são atóxicos e renováveis. Não use velas feitas de parafina.
Outra dica é a de resistir à tentação de decorar uma árvore natural, já que elas ajudam a neutralizar as emissões de carbono se são mantidas em seu ambiente natural. Caso queira muito uma, procure comprar uma com origem em programas de reflorestamento.

O que comprar
Há sites, como o EthicalCommunity, que informam como diversos produtos foram feitos, o impacto ambiental de cada um e dá dicas de itens fabricados de maneira a reduzir os danos à natureza

Nenhum comentário: