12.20.2011

Os avanços da medicina para salvar pernas e bumbum da celulite





 Temida por gordinhas e magrinhas, as antiestéticas de- presssões e ondulações características da celulite teimam em dominar certas áreas do corpo. E tem como principal vítima a dupla sensação do verão: bumbum e pernas. O problema é tão comum que, segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 99% das mulheres têm (ou terão) celulite um dia! Ela está relacionada ao estrógeno, hormônio sexual feminino que provoca retenção de líquido entre as células de gordura e as fibras dos tecidos subcutâneos. Com o acúmulo de líquido, os vasos sangüíneos da derme ficam comprimidos e a circulação é prejudicada. Mas, há também o fator genético e hereditário. Para afastar esse pesadelo da vida das mulheres, não há segredo. O primeiro passo é adotar uma atividade física regular e uma alimentação saudável. Segundo os especialistas, sem esses dois pilares, nada pode ajudar. Na seqüência, deve-se consultar um médico para avaliar o caso e cuidar das causas, pois seu aparecimento pode estar ligado a disfunções da tireóide, hipertensão, obesidade e doenças renais, entre outras. As soluções estéticas devem entrar após o tratamento das origens do problema, para melhorar o que restou da celulite. Assim, evita-se desperdício de tempo e dinheiro.
Operação tapa-buraco
Na duura batalha contra o visual "capitonê", há novidades no front. Massagens turbinadas, infraa vermelho, ultra-som, radiofreqüência e preenchimentos são as grandes apostas das clínicas de dermatologia e estética. Mas é o médico quem deve orientar quanto à melhor opção, após uma boa avaliação. Atualmente, além do grau da celulite, são observados outros aspectos, como presença de flacidez e gordura localizada, retenção de líquidos, aspecto da pele e até número de depressões. Saiba mais sobre os tratamentos recentes para deixar bumbum e pernas bem lisinhos

Thermacool
mais conhecido por tratar flacidez e linhas de expressão na face, o aparelho de radiofreqüência Thermacool agora também é usado para melhorar a definição do contorno corporal, atacando a flacidez e a celulite (graus II e III) e ajudando a dar uma levantadinha no bumbum. "O aparelho conta com uma ponteira específica para celulite, que age com maior profundidade em relação às demais existentes no mercado. É capaz de diminuir os relevos cutâneos e o aspecto de casca de laranja", explica Karla Assed, dermatologista, do Rio de Janeiro. O grande destaque da aplicação do Thermacool contra os furinhos é que o tratamento é realizado em uma única sessão. Mas, vale dizer, o resultado não é imediato. Só após uns dois meses é que a redução da celulite começa a ficar evidente. E essa melhora pode continuar até seis meses depois do tratamento. "Apesar de esperar três meses para ver o resultado, gostei muito. Não tenho mais ondulações no bumbum.", conta Miriam Serra, 30 anos, publicitária, do Rio de Janeiro. "O calor da radiofreqüência do Thermacool contrai as fibras de colágeno, deixando a pele mais firme. Também faz uma espécie de compactação da gordura, o que diminui as depressões e melhora o contorno corporal", explica Shirlei Borelli, dermatologista, de São Paulo. Segundo ela, eventualmente, os pacientes comentam sobre um certo desconforto e queimação em alguns pontos, especialmente próximos à terminação óssea. Porém, garante que é suportável.

Contra-indicação:
  grávidas, pacientes com marca-passo, sobrepeso acima de 6 kg, celulite avançada (grau IV) e pele muito flácida.

Dicell
O programa de redução de celulite promete atacar até o grau três, ou seja, aquela em que o aspecto casca de laranja se espalha pelo bumbum e pelas coxas e há nódulos endurecidos e inchaço. O tratamento começa com uma massagem com creme termoativado, nas regiões das nádegas e das coxas. Em seguida, é aplicado um gel crioterápico na panturrilha. Segundo a advogada carioca Carolina Branco de Araújo, 24 anos, que faz a sexta sessão do tratamento, esta é a única parte que gera um certo desconforto. "Gela bastante, mas é suportável", garante. Depois, é feita uma massagem para favorecer a absorção do creme e do gel. "O contraste de temperaturas ajuda a quebrar as moléculas de gordura", diz Maria Helena Lauria, gerente e consultora de beleza da Clínica Dicorp, de São Paulo. Então, uma meia-calça elástica, embebida num líquido à base de cânfora, é colocada, para ajudar na vasoconstrição. E com um aparelho, chamado Skintonic, é realizada uma massagem que, com manobras mais fortes, tem o objetivo de dissolver os nódulos de celulite. Segundo Maria Helena, o aparelho promove uma drenagem linfática sete vezes superior à convencional, melhorando a circulação sangüínea, eliminando as toxinas acumuladas e auxiliando na recuperação das fibras de colágeno e elastina. Contra-indicação: pessoas com muita flacidez na pele, pois podem ocorrer
hematomas.

Velashape
Este tratamento, que é o queridinho de estrelas como Madonna, além de atacar a celulite em todos os seus graus, também combate a flacidez e ajuda a diminuir medidas. Segundo Loriti Breuel, cirurgiã-plástica de São Paulo, o diferencial do VelaShape é a união de três tecnologias em uma mesma aplicação. "A luz infravermelha e a radiofreqüência se encontram a 1 ou 2 cm da epiderme e aquecem a região, que é onde está a celulite", explica Loriti. O calor acelera o metabolismo dos adipócitos (células de gordura), que perdem volume, estimula a síntese de colágeno e uma contração das fibras elásticas, deixando a pele mais firme e macia. Já a endermologia, realizada com aparelho de sucção, rompe as traves sob a pele, que formam a depressão, e aumenta a vascularização. Enfim, produz uma espécie de drenagem linfática nas regiões mais afetadas. De acordo com Loriti, podem ser tratadas até três áreas na mesma sessão, sem prejuízos no resultado final. Segundo Patrícia Lovato, 32 anos, personal trainer de São Paulo, que encontrou no tratamento a melhora da celulite e a redução de culotes, em 40 dias já percebeu melhoras. Para agilizar o tratamento, Patrícia Rittes, dermatologista de São Paulo, sugere a combinação do Velashape com a Intradermoterapia - injeções de medicamentos que destroem as traves do tecido conjuntivo e diminuem os buraquinhos -, em aplicações alternadas.
Contra-indicação gestantes, mulheres que estão amamentando e portadores de marca-passo.
Número de sessões: 12 (em média), com duração de 40 minutos cada uma.

fonte:
http://dietaja.uol.com.br

Nenhum comentário: