12.21.2011

MAQUIAGEM À BASE DE QUERATINA PODE DISFARÇAR A CALVÍCIE

faixa_beleza.png
Maquiagem à base de queratina pode disfarçar a calvície
Quem sofre com a calvície sabe o trabalho que dá tentar disfarçar este problema. Mas, além dos tratamentos dermatológicos e do transplante capilar, há uma "maquiagem" especial. Saiba mais!

A maquiagem é um dos artifícios mais antigos da humanidade para melhorar a aparência. Atualmente, além de deixar mulheres mais bonitas, a maquiagem tem o poder de disfarçar um problema que tira qualquer pessoa do sério: a queda de cabelo. De acordo com a dermatologista Leila Bloch, um truque para mascarar este problema é o uso de uma “maquiagem para cabelos”.
A especialista explica que esta “maquiagem”, feita à base de queratina em pó, disfarça áreas do couro cabeludo que perderam fios. Segundo Leila Bloch, através de um tratamento antiestático, as microfibras dessa proteína se unem aos fios existentes e dão a sensação de um cabelo mais volumoso e saudável.
As fibras de queratina se misturam uniformemente e dão um resultado mais natural. “Esse tipo de produto oferece boa resistência, menos de 10% do que foi aplicado no couro cabeludo se perde ao longo do dia. É uma opção superior às demais maquiagens existentes no mercado, mas para um resultado natural é importante que seja usado com os cabelos bem limpos”, explica a dermatologista. Para retirar o produto, basta enxaguar.
A dica é boa tanto para homens quanto para as mulheres. Sim, existe a calvície feminina. Este problema é raro, mas existe. Mas, apesar da ajudinha da “maquiagem”, a especialista alerta para a importância da visita ao médico. “Para resolver o problema, somente com tratamentos acompanhados por médicos dermatologistas especialistas, o que inclui o transplante capilar”, explica.
Calvície
A calvície atinge cerca de 50% dos homens antes dos 50 anos, assim como algumas mulheres. De acordo com especialistas, a calvície, em geral, atinge o topo da cabeça, começando pela linha da frente dos cabelos, acima da testa. As causas são genéticas, mas também pode acontecer devido ao estresse.

MAIS DE 80% DAS MULHERES SOFREM COM QUEDA DE CABELO APÓS O PARTO

Mais de 80% das mulheres sofrem com queda de cabelo após o parto
Grávidas, a queda de cabelo após o parto não é motivo para pânico. Saiba mais sobre esse assunto!

O cabelo é um dos xodós das mulheres vaidosas. Fios brancos e ressacados e pontas duplas são capazes de deixar a grande maioria das mulheres bastante preocupadas. Mas, outro problema pode deixar um certo grupo de mulheres em pânico. A queda de cabelo durante a gravidez. Dados indicam que aproximadamente 85% das mulheres sofrem de queda capilar, em maior ou menor grau, após o parto.
Segundo a dermatologista Leila Bloch, pesquisadora e especialista em cirurgia capilar, apesar do susto inicial, não há motivo para pânico. Ela esclarece algumas das principais angústias que cercam as mães durante e depois da gestação.

1 - A aparência e resistência dos cabelos mudam durante a gravidez. Por quê?
Devido ao aumento de hormônios femininos e às outras alterações hormonais fisiológicas comuns na gestação (que não estão relacionadas a problemas ou doenças), os fios ganham um “efeito protetor” natural que evita a queda e transmite a sensação de cabelos mais fortes e viçosos.
2 – Após o parto, os cabelos mudam novamente e começam a cair em grandes quantidades, principalmente no período da amamentação. Isso é natural?
Totalmente natural. Durante a amamentação, os fios que não caíram nos noves meses, caem durante um período de três a seis meses após a gestação. Em quem não apresentou nenhum problema anterior ou genético de queda e calvície, esse processo para espontaneamente depois de semanas ou meses. Se a situação não se normalizar, é indicado procurar um dermatologista para realizar exames e investigar as possíveis causas do problema, como deficiência de vitaminas, ferro e proteínas.  Mas, em mulheres com tendência à calvície, os fios caem em maior quantidade e chegam a diminuir. Nestes casos, o término da gestação pode funcionar como um “gatilho” para as que têm predisposição genética. Por isso, o dermatologista deve ser procurado o quanto antes para iniciar os tratamentos adequados.
3 - Quais são os tratamentos indicados em mulheres incomodadas com a queda de cabelos sucessiva à gravidez?
Após o parto, pode-se iniciar o uso de loções com princípios ativos que controlam a oleosidade e funcionam como antiqueda. O uso de shampoos adequados, prescritos pelo médico dermatologista, também auxilia na recuperação da saúde capilar. Além disso, podem ser realizados tratamentos de estímulo capilar, como peeling capilar e massagens estimuladoras. Entre as novas tecnologias, o laser de baixa potência apresenta bons resultados nas pacientes. E nos diagnósticos de falta de vitamina, é indicada a reposição.
Já para as mulheres com tendência à calvície, o uso de medicamentos que evitam o afinamento dos cabelos, chamados antiandrógenos, pode ser iniciado ao final da amamentação a fim de evitar a evolução do quadro, bem como pode ser realizada a aplicação de agentes contra a perda capilar, por meio da intradermoterapia , aplicação por meio de puncturas no couro cabeludo, em número de 20 a 30, de minoxidil e d-pantenol com vitaminas e um anestésico para amenizar a possível sensação de desconforto. O intuito do procedimento é a diminuição da queda de cabelos e a estimulação para a repilação.
4 - Com os tratamentos corretos, a restauração da saúde capilar é 100% garantida?
Para as mulheres que nunca apresentaram problemas de queda capilar, é possível normalizar a vida dos fios em até sete meses após o parto. Nos tratamentos para combater o mal, o processo é mais lento e pode durar um período maior, que varia caso a caso, e sempre com acompanhamento médico. O tratamento é de longo prazo.

CALVÍCIE: SAIBA MAIS SOBRE A CIRURGIA DE TRANSPLANTE DE CABELOS

Calvície: Saiba mais sobre a cirurgia de transplante de cabelos
Nova forma de transplante promove o crescimento de fios mais fortes e pode ser a solução para a calvície, doença que atinge 50% das mulheres.

Uma certa dose de desespero e muita preocupação tomam conta de homens e mulheres ao ouvirem a palavra calvície. Afinal, quem deseja ficar careca e ser alvo de piadinhas desagradáveis? Mas, quando não é possível fugir dela, o jeito é procurar soluções. Nas últimas décadas foram desenvolvidas várias formas de conter a queda de cabelo e disfarçar o problema. Um exemplo disso é uma nova técnica que leva a um resultado natural: a cirurgia de transplante de cabelos.
O objetivo da cirurgia é promover o crescimento do cabelo e atrasar o processo de rarefação do mesmo. Em casos mais complexos, o tratamento com remédios não consegue reverter o
quadro. A cirurgia de implante capilar existe desde a década de 30, mas ganhou popularidade nos últimos anos graças ao aprimoramento da técnica.
De acordo com a dermatologista e especialista em transplante capilar, Juliana Gumieiro, os cabelos não saem do couro cabeludo um por um, como as pessoas imaginam. Segundo ela, eles saem em grupos, denominados de unidades foliculares.
“Na técnica, os cabelos são implantados da mesma forma que nascem. Os grupos de um e dois fios são implantados na linha da frente para dar mais naturalidade. Os grupos de três fios são implantados mais atrás para dar volume”, conta.
A médica explica, ainda, que os grupos de fios são separados um a um por uma equipe de cinco pessoas em microscópios modernos que permitem uma ótima visualização dos fios. Devido ao uso destes estereomicroscópios especiais, há menor chance de danificar a raiz do fio, garantindo que quase todos os fios transplantados nascerão normalmente.
“Com a técnica detalhada e minuciosa proposta o transplante fica imperceptível e natural, proporcionando um rejuvenescimento visível e uma aparência melhor ao paciente” afirma.
Mulheres
Em 2010 foi divulgado um número importante sobre a calvície feminina. As estatísticas mostraram que 50% das mulheres podem apresentar algum nível de calvície, seja de origem metabólica, hormonal ou autoimune. Mulheres de qualquer idade podem perder os cabelos devido à dermatite seborréica, pouco ferro no organismo, hipotireoidismo e problemas relacionados à utilização errada de química nos cabelos.

Nenhum comentário: