O Sol traz muitos benefícios a nossa saúde, principalmente quando o assunto é a terceira idade. Leia essa matéria e confira como uma simples mudança na rotina dos idosos pode fazer uma grande diferença.
A exposição à luz do sol estimula a produção de vitamina D, cuja deficiência estaria associada à síndrome metabólica – conjunto de fatores de risco para doença cardíaca e diabetes.
Segundo os pesquisadores, como os idosos são mais propensos à deficiência de vitamina D, por causa do processo natural de envelhecimento e de mudanças no estilo de vida, a exposição ao sol seria especialmente importante para esse grupo de pessoas.
A pesquisa, que avaliou mais de 3,2 mil pessoas com idades entre 50 e 70 anos de idade na China, mostrou uma relação entre baixos níveis de vitamina D (25-hidroxivitamina D) no sangue e a prevalência de síndrome metabólica.
O mais preocupante é que 94% dos voluntários apresentavam níveis insuficientes ou deficientes do nutriente, e mais de 42% tinham síndrome metabólica.
A deficiência de vitamina D é uma condição que está causando um grande problema de saúde em todo o mundo, com particular impacto deletério entre os idosos.Os baixos níveis de vitamina D estão associados a um risco aumentado de ter síndrome metabólica, e estava também significativamente associado com resistência à insulina aumentada.
Os pesquisadores recomendam que os idosos tomem mais sol, mas com responsabilidade.
fontes:
Por Redação, com agências internacionais - de Warwick
Correio do Brasil – 15/05/2009
Nenhum comentário:
Postar um comentário