3.11.2012

Exercícios aeróbicos fazem bem para quem tem asma, diz estudo

 
Reco­men­da­ção do pas­sado era evi­tar ati­vi­da­des físi­cas. Estava errada
Até pouco tempo atrás, a reco­men­da­ção médica era que as pes­soas que sofriam de asmas deve­riam malhar com mode­ra­ção. No entanto, estu­dos recen­tes des­co­bri­ram que eles podem e devem se mexer, prin­ci­pal­mente exe­cu­tando ati­vi­da­des aeróbicas.
O esporte, ao con­trá­rio do que se pen­sava, ajuda no con­trole da asma, desde que pra­ti­cado adequadamente.
Pes­qui­sa­do­res da Uni­ver­si­dade de Ohio, nos Esta­dos Uni­dos des­co­bri­ram que o trei­na­mento físico é seguro e melhora a capa­ci­dade car­di­or­res­pi­ra­tó­ria do asmático. Em tes­tes, descobriu-se que os exer­cí­cios aeró­bi­cos leves e mode­ra­dos redu­zi­ram mar­ca­do­res de infla­ma­ção típi­cos da asma.
Os pes­qui­sa­do­res res­sal­tam, no entanto que o asmá­tico pre­cisa tomar algu­mas pre­cau­ções antes de se exercitar. Para espor­tes aquá­ti­cos, como nata­ção ou hidro­gi­nás­tica, deve-se optar por pis­ci­nas aque­ci­das, pro­te­gi­das do frio e tra­ta­das com sal, já que o cloro é um fator irritante. Aquele que pre­fere cor­rer pre­cisa evi­tar dias muito secos, os locais poluí­dos e os horá­rios de pico no trânsito.
O ideal é se exer­ci­tar de 30 a 60 minu­tos três vezes por semana. Os pes­qui­sa­do­res acon­se­lham que, para se sen­tir mais seguro, tenha sem­pre uma bom­bi­nha de bron­co­di­la­ta­dor ao alcance das mãos, para o caso de um even­tual mal-estar. Essa pre­cau­ção é ape­nas no iní­cio da prá­tica da ati­vi­dade física. Segundo eles, com o hábito do esporte, a expec­ta­tiva é que o asmá­tico melhore cada vez mais seu fôlego.
Mãos a obra então pessoal!
Abra­ços e bons treinos!
Fonte: fitnessbrasil.com.br

Nenhum comentário: