4.21.2012

CERVICALGIA PODE AGRAVAR QUADRO DE INFARTO

Cervicalgia pode agravar quadro de infarto

A dor da cervicalgia começa no pescoço e reflete para os braços. Saiba mais!


A cervicalgia é uma síndrome que chega a atingir mais de 30% dos adultos, com maior incidência no sexo feminino. Mas, o que poucos sabem ou se dão conta é que este desconforto no pescoço pode ser confundido com um início de infarto e que pode, até mesmo, agravar o quadro desta doença.
De acordo com Geraldo Carvalhaes, diretor da Clínica de Dor, em Belo Horizonte, a proximidade dos sintomas é muito grande, já que a dor começa no pescoço e reflete para os braços. “Muitas vezes a pessoa pode estar sofrendo com a cervicobraquialgia e achar que está enfartando”, explica Carvalhaes.
O médico alerta que a cervicobraquialgia também pode agravar o quadro de enfarto e que somente um profissional pode distinguir o que está acontecendo. “O recomendável é procurar o quanto antes o médico”, disse.
A cervicobraquialgia é o estado mais avançado da cervicalgia. Neste estágio as dores irradiam para os membros inferiores e para o tórax, alterando reflexos e gerando desconfortos e até mesmo incapacitação de movimentos. Esta doença pode estar relacionada ao câncer de pulmão, hérnia de disco na coluna cervical ou até mesmo a defeitos congênitos como recém-nascidos que têm uma costela a mais.
Sintomas da cervicalgia
Entre os sintomas estão: dores, tensões e breve rigidez na região da coluna cervical, podendo suceder em torcicolo, sensibilidade na nuca e limitação de movimento. Esta síndrome pode estar associada a inúmeros fatores como o stress ocupacional, posições desconfortáveis, o famoso mau jeito, stress psicológico e bruxismo noturno. Mas, em alguns casos, a cervicalgia ocorre em função de fatores poucos conhecidos como infecções na garganta, amigdalites, inflamações linfáticas, alterações na coluna cervical como artrite e artrose e postura inadequada. Tarefas repetitivas e movimentos bruscos também podem desencadear a doença.
Localizada na região posterior do pescoço, a coluna cervical é composta por sete vértebras e é considerada a ligação flexível entre o crânio e o tronco. Além de sustentar e movimentar a cabeça, exerce proteção para as estruturas vasculares e o sistema nervoso.
Segundo Carvalhaes, o tratamento tanto da cervicalgia e da cervicobraquialgia vai depender da causa da doença. Para diagnosticá-la, além dos sintomas de cada paciente, é necessário a realização de uma ressonância magnética e eletroneuromiografia. Já, para tratar a dor, o especialista aconselha analgésicos, anti-inflamatórios, antitérmicos e antibióticos. As dores da cervicalgia e da cervicobraquialgia podem ser reduzidas com o repouso e exacerbadas com a movimentação.
Exercícios físicos no combate à cervicalgia
Para o especialista, para manter a coluna cervical saudável é preciso alongar-se periodicamente, manter boas posturas corporais (principalmente no trabalho, nos estudos, ao assistir televisão e ao utilizar o computador), evitar carregar pesos exagerados e utilizar colchão e travesseiro adequados para o sono.
 Dores mo pescoço podem agravar quadro de enfarto

A cervicalgia, tipo de desconforto na região cervical (pescoço), chega a atingir mais de 30% dos adultos com maior incidência no sexo feminino.


Boa parte da população adulta já sofreu ou ainda vai passar por algum tipo de desconforto na região cervical (pescoço). É o que chamamos de cervicalgia, uma síndrome que chega a atingir mais de 30% dos adultos com maior incidência no sexo feminino. A cervicalgia apresenta como sintomas: dores, tensões e breve rigidez na região da coluna cervical, podendo suceder em torcicolo, sensibilidade na nuca e limitação de movimento.
A síndrome pode estar associada a inúmeros fatores. Costumam aparecer a partir do stress ocupacional, posições desconfortáveis (o famoso mau-jeito), stress psicológico, alterações oclusas (mordida) e bruxismo noturno. No entanto, as causas não param por aí e em alguns casos, a cervicalgia ocorre em função de fatores poucos conhecidos, o que pode dificultar o diagnóstico. Para se ter uma idéia, infecções na garganta, amidalites, inflamações linfáticas, alterações na coluna cervical como artrite e artrose, postura inadequada, tarefas repetitivas e movimentos bruscos também podem desencadear a doença.
Localizada na região posterior do pescoço, a coluna cervical é composta por sete vértebras e é considerada a ligação flexível entre o crânio e o tronco. Além de sustentar e movimentar a cabeça exerce proteção para as estruturas vasculares e o sistema nervoso. "Exatamente por sua importância, a coluna cervical demanda cuidados especiais, adequando equilíbrio entre a flexibilidade e a força muscular do pescoço", esclarece o diretor da Clínica de Dor em Belo Horizonte, Geraldo Carvalhaes.
A cervicalgia tem seu estágio mais avançado na Cervicobraquialgia, ou seja, quando as dores irradiam para os membros inferiores e para o tórax, alterando reflexos e gerando desconfortos e até mesmo incapacitação de movimentos. A doença, que pode estar relacionada ao câncer de pulmão, hérnia de disco na coluna cervical ou até mesmo a defeitos congênitos como recém-nascidos que têm uma costela a mais, pode ser confundida com o início de enfarto. "A proximidade dos sintomas é muito parecido, a dor começa no pescoço e reflete para os braços. Muitas vezes a pessoa pode estar sofrendo com a cervicobraquialgia e achar que está enfartando", explica Dr. Carvalhaes. Ele alerta que a cervicobraquialgia também pode agravar o quadro de enfarto e que somente um profissional pode distinguir o que está acontecendo. "O recomendável é procurar o quanto antes o médico".  Artrites, artroses, bursite e tendinites também podem ser causadoras da cervicobraquialgia.
Segundo Carvalhaes, o tratamento tanto da cervicalgia como da cervicobraquialgia vai depender da causa da doença. Para diagnosticá-la, além dos sintomas de cada paciente, é necessária a realização de uma ressonância magnética e eletroneuromiografia. Para tratar a dor o especialista aconselha analgésicos, antiinflamatórios, antitérmicos e antibióticos.
As dores da cervicalgia e da cervicobraquialgia podem reduzir com o repouso e exacerba-se com a movimentação. Para manter a coluna cervical saudável é preciso aderir aos exercícios isotônicos e isométricos específicos para a musculatura e os ligamentos em que é feito uma força da cabeça contra a resistência e alongamentos diários, assim como manter bons hábitos: alongar-se periodicamente, manter boas posturas corporais (principalmente no trabalho, nos estudos, ao assistir televisão e ao utilizar o computador), evitar carregar pesos exagerados e utilizar colchão e travesseiro adequados para o sono.

Nenhum comentário: