4.19.2012

Picolinato de cromo promete reduzir desejos por doces


Mulheres aderem ao picolinato cromo, que reduz desejo por doces

 

Procura pelo suplemento aumentou 35% no último ano. Especialistas alertam sobre os riscos da ingestão sem orientação médica

RIO — Na busca pelo boa forma, sempre há uma novidade que promete dar força a quem tem dificuldade com a balança. A novidade da vez é o picolinato de cromo, um suplemento que promete reduzir a vontade de comer doces. Nota publicada na coluna de Ancelmo Gois desta quarta-feira diz que a procura pelo produto aumentou 35% de 2010 para 2011, segundo o site Saude. Mas, apesar de a promessa parecer atraente para quem não consegue ficar sem chocolate, especialistas alertam sobre os riscos de ingerir suplementos sem a orientação de um profissional.
O cromo agiria sobre o metabolismo da glicose pelas células, aumentando a sensação de saciedade e levando o indivíduo a reduzir a ingestão de alimentos ricos em açúcar. Na descrição do produto, há a informação de que ele aumenta a produção de insulina pelo organismo, melhorando a absorção de glicose. O picolinato é uma forma de apresentação do mineral que torna sua absorção mais potente. O produto costuma ser vendido em cápsulas.
O endocrinologista Amelio Godoy, da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), explica que eliminar a vontade de comer doces é saudável, mas alerta que não há evidências científicas de que este produto ajuda a emagrecer. E chama atenção para os riscos dos modismos:
— O pior remédio que existe é o placebo, que é inócuo, não tem efeito, porque eu deixo de tratar minha doença pensando que estou tomando um remédio eficiente — explica.
A nutricionista funcional Luciana Harfenist diz que este e qualquer outro suplemento dietético deve ser consumido apenas sob recomendação médica, após a avaliação individual das necessidades do paciente.
— Todos os nutrientes devem ser ingeridos em equilíbrio e só alcançam seus efeitos dentro de uma dieta saudável — diz ela.
Luciana lembra ainda que existem alimentos que são fontes de cromo, como brócolis, nozes e maçãs com cascas.
 
Aí vai uma historinha:

  Um estudo feito em 2001 pelo Monell Chemical Center, na Filadélfia, mostrou que filhos de mães que comeram cenoura durante a gestação e amamentação aceitaram melhor o legume quando esse foi introduzido na alimentação. Apresentar alimentos saudáveis para os pequenos também é uma boa maneira de eles aceitarem esse tipo de comida quando forem maiores.

O exemplo do pai, da mãe e dos irmãos é fundamental para incentivar os menores a se aventurarem pelo mundo das verduras e legumes ou frutas. Para a maioria das crianças, experimentar o novo é algo desafiador. Ver que os adultos comem brócolis com prazer, por exemplo, lhes dá coragem de também tentar.

Outro dificultador da tarefa dos pais são as papilas gustativas. Quando nascemos temos cerca de dez mil papilas gustativas, quando envelhecemos esse número cai para três mil. No entanto, 30% dos indivíduos nascem com três vezes mais papilas gustativas. São os chamados superdegustadores, que têm mais tendência a não gostarem de sabores fortes ou desconhecidos de alguns vegetais ou outros alimentos como doces.

Dependendo do seu gosto o organismo também se acostuma com o tempo.
, portanto existem pessoas  que não gostam de doces e ponto final.......
 


Nenhum comentário: