6.11.2012

O QUE É NAIKAN ?




Naikan é uma prática de auto-reflexão desenvolvida originalmente no Japão. A maioria das pessoas nascem, vivem e morrem sem nunca ter tempo para realmente refletir sobre como eles viveram suas vidas. Em nossas vidas ocupadas, é difícil encontrar tempo para uma reflexão séria e tranquila. Mas deixar de olhar de perto a realidade de nossas vidas é ignorar o que a realidade pode nos ensinar. Este retiro é uma oportunidade incomum de voltar atrás e examinar a sua vida.


O QUE É NAIKAN ?

Naikan é uma palavra japonesa que significa " olhar para dentro" ou "introspecção". Uma tradução mais poética é "ver a si mesmo com o olho da mente." É um método estruturado de auto-reflexão que nos ajuda a entender a nós mesmos, nossos relacionamentos e as natureza fundamental da existência humana. Naikan foi desenvolvido por Ishin Yoshimoto, um budista devoto da seita Jodo Shinshu, no Japão. A estrutura básica de Naikan envolve reflexão sobre a nossa relação com os outros utilizando os seguintes três questões:

O que recebi desta pessoa?
O que eu tenho dado a esta pessoa?
Que problemas e dificuldades já fiz esta pessoa?

Estas questões dão o fundamento básico para um exame de toda a vida de uma pessoa.

GRATIDÃO

É raro encontrar uma pessoa cuja vida é cheia de gratidão . Mesmo que o curso de um único dia pode trazer inúmeras bênçãos para nós os poucos momentos de gratidão genuína que experimentamos muitas vezes é ofuscada por nossas queixas, decepções, tristezas e frustrações. Nós não podemos realmente apreciar o que temos até que ele se foi. E, tendo perdido a oportunidade de ser grato, nós simplesmente iremos encontrar uma nova oportunidade de decepcionar. A gratidão requer atenção e reflexão. Se não prestar atenção ás inúmeras maneiras de a sentir poderá passar despercebida. Se nós não refletimos, deixamos de adquirir a sabedoria que vem com a perspectiva. Durante este fim-de- semana de auto-reflexão que você tem a chance de examinar os detalhes de todo o cuidado e apoio que recebeu durante sua vida inteira. Muitas pessoas são surpreendidos pela quantidade de situações que tenham tomado como garantido. E, muitas vezes perdemos o que está sendo feito para nós, porque nossa atenção está presa em sentimentos de ressentimento, egoísmo ou de auto-piedade.

Retiro

Suponha que você foi afastado por uma semana para uma pequena cabana nas montanhas. É tranqüila e isolada. Todas as suas necessidades são previstas. Suas refeições são trazidas para o seu quarto. A sua roupa e os pratos são lavados. Você acorda no início da manhã e um sino à noite diz que é hora de dormir. Não há telefonemas para responder ou e-mail. Não há conversa casual e pouco ruído. Não é simplesmente silêncio,é um lugar para estar e assistir a um filme. E em que o filme é a história de sua vida. É baseado em um script, mas que não foi revisto nem editado, é só a película nua e crua que você trouxe.
Não! Esta é a proposta original da realidade - o que é que realmente aconteceu?
Não há nada a fazer a cada dia, se não assistir a este filme. O que você tem aprendido sobre a sua vida?
No final do retiro, quando voltar para casa, irá preenchido com um amplo conhecimento de como você tem vivido, como você vai, então viver?

Nenhum comentário: