Rio -  O Ministério da Saúde lançou ontem a cartilha ‘Diretrizes de Atenção à Saúde da Pessoa com Síndrome de Down’. O objetivo é melhorar o atendimento dos profissionais de saúde aos pacientes. De acordo com o Ministério, 300 mil brasileiros sofrem com a síndrome.
A cartilha pode ser acessada em PDF no portal do Ministério da Saúde | Foto: Reprodução
A cartilha pode ser acessada em PDF no portal do Ministério da Saúde | Foto: Reprodução
A cartilha apresenta informações que ajudam o médico a identificar as características físicas da Síndrome de Down, como ter as pregas das pálpebras oblíquas para cima, base nasal plana, face aplanada, cabelo fino, etc.
O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, afirmou que os limites que os portadores enfrentam acontecem especialmente pela falta de acessibilidade e pelo preconceito. “Nosso propósito é mobilizar esforços para romper qualquer limite que a sociedade impõe ao portador de necessidades especiais”, disse.
Voltado às equipes multiprofissioniais do Sistema Único de Saúde (SUS), o documento quer qualificar e humanizar o atendimento desde os primeiros dias de vida, alertando sobre as doenças comuns e os cuidados para garantir uma vida saudável.
As diretrizes trazem, por exemplo, orientação sobre os exames necessários em cada fase de crescimento da criança, nos adultos e nos idosos.
Foi criada também uma versão simples das diretrizes. ‘Chamada de Cuidados de Saúde às Pessoas com Síndrome de Down’, a cartilha foi elaborado por jovens com Down para que tivesse uma linguagem acessível.
Para acessar os documentos, basta entrar na página: http://portal.saude.gov.br/portal/saude/visualizar_texto.cfm?idtxt=40990&janela=1.