O peixe Beta, por exemplo, oriundo da Tailândia, é um peixe de água doce, e vive em média de 2 a 3 anos. Pode ser encontrado em diversas cores como amarelo, laranja, magenta e verde, todas brilhantes e intensas. A principal diferenciação entre os sexos é o comprimento das nadadeiras, a da fêmea é mais curta e a do macho bastante longa, que pode se abrir formando um leque.
Características
Esta espécie é conhecida por ser um peixe de briga. Por isso, não deve ser colocado com outros peixes num mesmo aquário, especialmente se for outro macho beta, pois fica muito agressivo. Recomendado para aquaristas iniciantes, pois não requer muitos cuidados.
Cuidados básicos
O pH da água do aquário deve ser medido semanalmente. Isso é fundamental para a sobrevivência dos peixes. No caso desta espécie, deve ser de 6,8 a 7. Qualquer variação acima ou abaixo prejudica o animal. A temperatura ideal da água varia de 26 a 27°C.
Alimentação
Todos os peixes devem ser alimentados duas ou três vezes por dia, sempre em pequenas quantidades, que possam ser consumidas rapidamente. Não há uma quantidade pré-estabelecida de ração. Isso varia de acordo com o tamanho das espécies e o número de peixes no aquário.
Os peixes podem comer enquanto houver alimento disponível, por isso são mais frequentes casos de doenças por excesso do que falta de comida. Cabe ao dono dosar a quantidade. Deve-se observar a velocidade que os animais comem e colocar alimento suficiente para que seja consumido em torno de cinco minutos. Se sobrarem restos no aquário, a quantidade deve ser diminuída. Se acabar em menos de um minuto, deve-se fornecer mais ração.
Espaço para criação
Esta espécie não precisa de aquário com muitas especificidades. O tamanho mínimo recomendado é de 30 litros. Pode-se colocar plantas para melhorar a qualidade da água.
Fonte: IG
Nenhum comentário:
Postar um comentário