9.28.2012

Cinco dicas para detectar as mentiras do seu namorado


Em vídeo, o especialista Wanderson Castilho explica quais são os indicativos de que uma história é verdadeira ou não

  Marie Claire
   Getty Images
Não há relacionamento que sobreviva cercado de mentiras e desconfianças. E o que fazer quando sentimos que o namorado - ou o marido - não abre o jogo e nos deixa inseguras?

Wanderson Castilho
, especialista em desvendar crimes eletrônicos e em analisar o comportamento humano, conta quais são as técnicas de detecção de mentiras. Ele sugere cinco dicas para acabar de vez com aquela desconfiança que teima em aparecer. “São apenas indicativos, mas servem para descobrir se o parceiro é ou não verdadeiro”.

1. Como iniciar uma abordagem
Nada de demonstrar sua desconfiança! Para saber se algo é verdade ou não, é preciso parecer tranquila e transmitir calma ao parceiro, para que ele não fique apreensivo e na defensiva.

2. Faça a mesma pergunta de maneiras diferentes
Fazer duas ou três perguntas diferentes, mas com o mesmo objetivo ajuda a ressaltar as mentiras. Se as respostas são idênticas, significa que são verdadeiras. Se as respostas forem diferentes, há algo errado. A verdade não muda.

3. Preste atenção na argumentação do parceiro
Quem está falando a verdade, quer apenas transmitir uma história, não convencer o outro de algo que aconteceu. Detalhes diversos e muito interessantes são suspeitos. Se o parceiro foi enfadonho e repetiu muitas vezes a mesma informação, sem se contradizer, pode confiar.

4. Preste atenção nas expressões faciais do parceiro
Nossas expressões faciais são sempre condizentes com a história que contamos. Se o parceiro falar sobre um assunto muito sério e esboçar uma emoção contraditória ou pior, não esboçar nenhuma reação facial, este é um indicativo de que algo não é verdade.

5. Tente inverter a história
Quando nosso cérebro crava uma história, é possível lembrá-la do começo para o fim e do fim para o começo. Quando a situação é inventada, só é possível contá-la de uma forma.  
Peça para o parceiro descrever o que aconteceu do final para o começo e descubra se há motivo para desconfianças.

Nenhum comentário: