9.29.2012

ALIMENTOS QUE BENEFICIAM OS OLHOS

Alimentos que beneficiam os olhos
Especialista tira todas as suas dúvidas!




Para ter qualidade de vida, é essencial manter uma alimentação equilibrada, até porque, este é o segredo para manter o seu corpo livre de algumas doenças. E você sabia que esta também é a melhor saída para manter a saúde dos olhos? Um dos principais benefícios é ajudar na prevenção de doenças oftalmológicas comuns entre idosos, como a catarata e a degeneração macular relacionada à idade.
Diversos estudos indicam que quem come bem tem menos chances de desenvolver essas doenças. Uma pesquisa publicada no Jornal Americano de Oftalmologia, por exemplo, aponta que o risco de catarata é reduzido quando há maior ingestão de Ômega 3.
“É recomendável evitar o sódio, manter-se hidratado, ingerir cereais integrais, vitaminas A e C, além de frutas e legumes coloridos”, afirma o oftalmologista Guilherme Colombo Barboza, especialista pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia. A vitamina A, essencial para a visão saudável, é encontrada em vegetais amarelos e alaranjados, como cenoura e abóbora. Já a vitamina C está presente em alimentos como acerola, abacaxi, pimentões, couve e espinafre (veja mais na lista abaixo).
Segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), existem no Brasil cerca de 2 milhões de portadores de catarata e 120 mil novos casos a cada ano. A doença causa a perda de transparência do cristalino, a lente natural do olho. Já a degeneração macular relacionada à idade, uma doença degenerativa que afeta a porção central da retina, atinge aproximadamente 3 milhões de brasileiros, segundo o Conselho Brasileiro de Oftalmologia. As duas doenças podem levar à cegueira.
“A falta de informação é uma grande barreira para a prevenção da cegueira no país. Há uma ideia errônea de que ficar cego é um processo natural do envelhecimento e não pode ser evitado”, afirma o médico.
Alguns suplementos alimentares também ajudam a manter os olhos saudáveis. “Porém, em geral uma boa dieta cumpre esse papel”, explica Guilherme. Segundo ele, para utilizar esses suplementos, o ideal é que haja acompanhamento médico. “O excesso de vitaminas e antioxidantes pode ser prejudicial”, alerta.
Alimentos que fazem bem à visão:
Azeite Virgem: Alimento rico em ômega 3, ajuda na prevenção contra a degeneração macular. Recomenda-se a ingestão de 100 ml de azeite por semana.
Peixes: São fontes de ômega 3 e de vitaminas A, B, D e E. A ingestão aumenta a oxigenação no corpo, que é essencial para manter a boa saúde dos olhos.
Legumes, frutas e verduras amarelas e verdes: São fontes ricas de carotenóides, substância que preserva a mácula. Esse nutriente pode ser encontrado na laranja, maçã, tangerina, cenoura, mamão, brócolis e couve.
Alho e cebola: São dilatadores dos vasos sanguíneos, diminuem a pressão arterial e previnem do glaucoma.
Óleo de linhaça: Fonte de ômega 3, favorece o tratamento para a síndrome do olho seco.

Nenhum comentário: