8.06.2014

Dicas práticas para evitar que o lanchinho fora de hora se traduza em quilos a mais na balança

iG São Paulo

Dulla
Wrap: opção de lanche magro e cheio de sabor
Se você é do tipo que adora beliscar, os irresistíveis lanchinhos entre as refeições podem significar alguns – às vezes muitos – quilos a mais ao longo do ano, especialmente para quem é sedentário e não abre mão de um petisco rico em açúcar e gordura. Mas é possível beliscar certo escolhendo alimentos ricos em nutrientes, como grãos, frutas, vegetais, laticínios e proteínas. Os lanchinhos dão mais energia entre as refeições e podem fornecer vitaminas e minerais essenciais ao organismo.
Segundo a American Dietetic Association, entidade norte-americana que congrega profissionais de nutrição e nutrologia, há lugar para lanches dentro do plano de alimentação saudável. Basta escolher com sabedoria.
Leia mais sobre Alimentação
Confira algumas dicas, retiradas do site da entidade, para aprender a beliscar certo:
1. Pense em lanches como mini-refeições que contribuam com alimentos ricos em nutrientes. Você pode ajustar as calorias do lanche à sua rotina alimentar sem exceder o total diário de calorias consumidas durante o dia. 2. Lanche somente quando estiver com fome. Fuja da vontade de mastigar algo quando estiver entediado, frustrado ou estressado. Alimenta o desejo de fazer algo passeando com o cão ou trabalhando no jardim 3. Controle sempre o tamanho das porções. Coma apenas um potinho de iogurte ou coloque uma pequena porção de nozes em uma tigela. Comer diretamente do pacote pode levar a excessos 4. Planeje os lanches. Mantenha uma variedade de alimentos nutritivos e fáceis de levar na bolsa ou na mochila, como bolachas integrais ou porções individuais de queijo com baixo teor de gordura 


Veja algumas sugestões de lanchinhos rápidos com até 200 calorias:
 
Espalhe uma colher de chá de geleia sobre meia maçã cortada em pedaços Uma xícara de sopa de tomate com cinco bolachas integrais Três xícaras de pipoca polvilhada com três colheres de chá de queijo parmesão ralado Lanche tricolor vegetariano: 6 cenouras baby, 10 ervilhas (ou tiras de pimentão verde), 6 tomates-cereja e 2 colheres de sopa de molho para salada com baixo teor de gordura Uma batata assada pequena coberta com queijo de baixo teor de gordura Seis biscoitos de trigo integral e uma fatia de ricota Smoothie de frutas: bata no liquidificador 1 xícara de leite sem gordura, ½ xícara de morangos congelados e ½ banana Salada rápida: 2 xícaras de folhas verdes misturadas com ½ xícara de mexirica picada, 1 colher de sopa de amêndoas fatiadas e 2 colheres de sopa de molho com baixo teor de gordura Minissanduíche: wrap integral recheado com 1 fatia de peito de peru, 1 fatia de queijo com baixo teor de gordura e mostarda Chocolate quente feito com leite desnatado e um biscoito de aveia pequeno Banana split: banana cortada longitudinalmente coberta com ½ copo de frozen iogurte e uma colher de sopa de nozes picada.

Veja também:

Nenhum comentário: