8.09.2014

Ignorância que entope artérias


Pesquisa exclusiva do nutrólogo Daniel Magnoni, do HCor, mostra que até quem tem colesterol alto não sabe a diferença entre gorduras boas e más. Conheça as características de cada uma


O médico e nutrólogo Daniel Magnoni  é um profissional empenhado em traduzir as descobertas científicas para o cotidiano dos pacientes. Ele dirige o setor de diretor de nutrição do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia e o Serviço de Nutrição Clínica do Hospital do Coração de São Paulo.
Sua mais recente pesquisa, divulgada com exclusividade por ISTOÉ, avaliou o conhecimento que as pessoas têm sobre as gorduras que fazem bem e as que aumentam o colesterol, se depositam nas artérias e sabotam o coração. 

Primeiramente, Magnoni selecionou 400 pacientes atendidos nos ambulatórios do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo. Depois, pediu a eles para avaliarem quais, das gorduras listadas a seguir, fazem bem ou mal à saúde cardiovascular: transaturada, saturada, insaturada, monoinsaturada e poli-insaturada.


NO FINAL DESTE POST, CONHEÇA AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GORDURA E SUAS PRINCIPAIS FONTES  
Essas informações são altamente relevantes para os participantes do estudo. Dos 400 selecionados, 356 precisavam seguir uma dieta pobre em gorduras por recomendação médica.

O resultado da pesquisa impressiona pela falta de informação da população e, especialmente, de quem tem problemas cardiovasculares. Na prática, as pessoas não sabem diferenciar uma gordura da outra. Veja:

73% dos entrevistados não conhecem ou nunca ouviram falar de gordura insaturada 

89% dos participantes não fazem ideia do que era gordura monoinsaturada ou poli-insaturada 

 - Mais de 50% dos voluntários da pesquisa acreditam que essas gorduras fazem mal à saúde

 20% das pessoas com alterações de colesterol consomem manteiga no café da manhã, o que é inadequado. Apesar de deliciosa, a manteiga é rica em gordura saturada, componente que causa o aumento dos níveis do colesterol LDL, conhecido como o colesterol ruim

Como a pesquisa foi patrocinada pela Margarina Becel, uma parte destinou-se a investigar o que as pessoas entenderam até agora sobre as gorduras contidas nas margarinas, cremes vegetais e manteigas. Acompanhe:

-  48% dos 400 entrevistados por Magnoni acreditam que os cremes vegetais contêm gordura saturada

- 31% acham que os cremes vegetais são feitos com gordura transaturadas

-  46% não sabem o que pensar e 76% acham que não é um alimento saudável. (Vale ressaltar que a pesquisa feita por Magnoni teve apoio financeiro da marca Becel, que acabou constatando que o público realmente não sabe a diferença entre creme vegetal, margarina e outras gorduras)

Para o nutrólogo, as respostas indicam um grau de desinformação. Isso é especialmente ruim para aqueles que precisam ajustar a quantidade de gordura ingerida para preservar a saúde das artérias e baixar o colesterol.

RÓTULOS

A leitura dos rótulos também está muito aquém do esperado. Do total de entrevistados, 67% não costumam ler a composição do que consomem.

Fitoesteróis, então, é um termo que não faz parte do vocabulário dessa turma. Na amostra da pesquisa, 90% nunca ouviram falar da substância considerada pelos cardiologistas e nutricionistas como um excelente aliado para a redução do colesterol ruim (LDL)

Apesar da grande confusão, a maioria dos participantes demonstra preocupação crescente com a qualidade dos alimentos ingeridos.

Pode ser uma esperança para mudar esse painel de desconhecimento e equívocos nutricionais. Afinal, a dieta equilibrada e mudanças no estilo de vida são os primeiros passos a serem dados por pessoas com problemas cardiovasculares.

ENTENDA AS GORDURAS

Tire aqui algumas das suas dúvidas sobre como agem os diferentes tipos de gorduras no seu organismo.

Saturadas 



Todas aquelas com origem animal.

Presentes em alimentos como carne vermelha, manteiga, bacon, creme de leite e pele de frango, estão associadas ao aumento do risco de infarto e acidente vascular cerebral porque elevam a concentração de LDL, o tipo de colesterol que se deposita nos vasos sanguíneos.

Uma grande revisão feita recentemente sugere que não há provas de que o consumo desse tipo de gordura aumenta o risco de morte, porém não houve mudança na recomendação para reduzir sua ingestão com o objetivo de baixar o colesterol

Insaturadas 

Encontradas principalmente em fontes vegetais como o azeite de oliva, avelã, abacate, óleos de milho e algodão. São consideradas gorduras do bem e teriam papel protetor contra enfermidades cardiovasculares. 


A mesma revisão de pesquisas sugere que o alto consumo pode não estar relacionado com a redução de eventos cardiovasculares, mas não há nada conclusivo. As gorduras saturadas se dividem em poliinsaturadas e monoinssaturadas

Poliinsaturadas 

São ricas em ácidos graxos essenciais (Ômega 3 e 6), substâncias que não são produzidas pelo organismo. Reduz tanto o colesterol ruim (LDL) quanto o bom colesterol (HDL). Podem ser encontradas nos óleos de soja, girassol, canola, milho, nas nozes e sementes de abóbora. Boas fontes são também peixes como o atum, sardinha e em frutos do mar; nozes e sementes de abóbora.

Monoinsaturadas 

Mostram-se mais eficiente do que as poliinsaturadas no combate ao colesterol ao reduzir apenas o colesterol ruim (LDL) e estimular o bom colesterol (HDL). Boas fontes: azeite de oliva, abacate, amendoim, nozes e óleo de canola.

Transaturadas (ou simplesmente trans)

Surgem a partir de uma reação química na qual se utiliza o hidrogênio para transformar óleos vegetais saudáveis (soja, girassol, milho e canola, entre outros) em um tipo de gordura sólida muito usada em pratos e produtos industrializados, o que inclui algumas margarinas. Formam-se compostos artificiais que não são metabolizados pelo organismo. Por isso, circulam livremente entupindo veias e artérias. Elas não só aumentam o colesterol ruim como diminuem de maneira importante o bom colesterol. Portanto, fuja dos produtos com gorduras trans. A dose está indicada no rótulo. 
Mônica Tarantino
Revista IstoÉ

Nenhum comentário: