8.03.2014

O braço direito de Rodrigo Bethlem

Luiz Medeiros Gomes esteve à frente de convênios firmados por secretarias comandadas pelo chefe

Juliana Dal Piva
Rio - A ascensão política do deputado federal Rodrigo Bethlem (PMDB) na Prefeitura do Rio contou com o apoio fundamental do empresário Luiz Medeiros Gomes. Subsecretário de Fiscalização da Ordem Pública e, depois, de Assistência Social, Medeiros é braço direito do parlamentar. A ele foi confiada a função de ordenador em diversos convênios realizados sem licitação.
O DIA localizou vários diários oficiais mostrando assinaturas de Medeiros na contratação de empresas nessa modalidade. Entre as rubricas feitas por ele estão dois contratos com a Casa Espírita Tesloo em outubro de 2011 no valor total de R$ 8,26 milhões.
Medeiros foi subsecretário de Ordem Pública e Assistência Social
Foto:  Reprodução Internet
A verba era destinada para o abrigo onde ficavam menores dependentes de crack internados compulsoriamente. Segundo a ex-mulher de Bethlem, Vanessa Felippe, a ONG pagava propina ao parlamentar. O Tribunal de Contas do Município também apontava superfaturamento de preços e uso de notas fiscais falsas nas prestações de contas. Alguns internos também denunciavam agressões e violência por parte de funcionários da Tesloo.
Bethlem e o ex-subsecretário, no entanto, mantinham parceria em diferentes esferas. São sócios da academia de ginástica XGYM, no Recreio. Também foi ele quem conseguiu para Bethlem o galpão na Gamboa onde estava funcionando o ‘QG’ da campanha. “Era o homem do dinheiro”, dizem antigos apoiadores.
Rodrigo, o ‘xerife’, era midiático. Medeiros, avesso aos holofotes, focava o trabalho nos bastidores. Na época em que a dupla liderava a Secretaria de Ordem Pública, a ex-vereadora Andrea Gouvêa Vieira conta que recebeu inúmeras reclamações de extorsão por parte de comerciantes. Servidores da área se recusavam a ficar sob as ordens dos dois e dizem que a parceria Bethlem-Medeiros na prefeitura desagradava muito ao prefeito Eduardo Paes.
Medeiros foi quem mais esteve ao lado de Rodrigo Bethlem desde que as denúncias da ex-mulher vieram à tona na semana passada. Foi ele quem demitiu os funcionários da campanha no último fim de semana e coordenou a limpeza do galpão no domingo passado.
Bethlem e Medeiros ainda têm muito a explicar.Uma sindicância aberta pela prefeitura na sexta-feira também teve rubrica de Medeiros em contrato com a ONG Casa de Nossa Senhora do Desterro e de Santo Antonio. Procurado, Luiz Medeiros não retornou o contato da reportagem até a conclusão desta edição.
Paes fala de denúncia de conta na Suíça
O prefeito Eduardo Paes classificou como “gravíssimas” as informações da revista ‘Época’, informando que Rodrigo Bethlem teria conta na Suíça. A declaração foi dada ontem, na inauguração de obras de pavimentação em Senador Camará.
A reportagem mostra mensagem, que teria sido enviada a Zurique, confirmando um depósito. A prefeitura iniciou auditoria nos contratos das três secretarias onde Bethlem atuou

Nenhum comentário: