8.04.2014

Curar Unha encravada!





As unhas são cascos de proteção de nossos dedos e simbolizam aqueles que nos protegem (nossos pais). Pessoas que roem unhas estão, inconscientemente, querendo dizer que têm raiva de um dos pais. 
A rebeldia e a mágoa que guardam no coração é tão profunda que, mesmo após a morte dos protetores, esse sentimento continua registrado em seu subconsciente. 
Normalmente se diz que pessoas que roem unhas são nervosas e estão sempre inquietas: é porque estão guardando ressentimentos profundos pela educação recebida e os transferem para seu consciente na forma de insatisfação, ansiedade, depressão f raiva de coisas insignificantes do seu dia-a-dia. 
Pare de agir como criança em algumas situações. Cresça e comande seu próprio espaço de maneira alegre e confiante. O simbolismo de ”comer unhas” resulta em um incômodo muito grande para o estômago, o que acabará causando dores que, motivadas pela ira constante, alimentam o estômago de agentes químicos nocivos, mandados pelo cérebro através de impulsos nervosos a fim de combater supostos inimigos no organismo, causados pelas emoções fortes ou negativas. 
Escolha seu próprio caminho e decida segui-lo sem mágoas e sem ódio daqueles que o contrariaram, pois o mundo pertence a todos e cada um tem seu espaço reservado e protegido pela natureza. Descubra seu 
próprio espaço e veja que não existem motivos para tanta tensão e amargura. Ame-se e trate de ser feliz! 
Simboliza tensão e’ excesso de preocupações com a própria individualidade e uma grande necessidade de segurança dentro do ambiente de atuação ou familiar. Indica alguém que não quer demonstrar fraqueza e sente raiva por não ser compreendido e que, apesar de fugir das emoções, perde-se nelas, deixando que cheguem a extremos (é o desequilíbrio). Uma pessoa assim precisa sentir-se apoiada e fica nervosa quando os outros desconfiam de sua índole ou de suas verdadeiras intenções. Desconhecendo sua própria capacidade, torna-se indecisa... tem medo de errar e não confia nas pessoas. Normalmente quem tem unha encravada tem um dos pais, ou alguém igualmente influente, que é super protetor. 
O ”medo” pode ser reconhecido sob várias formas: existem os medos que, por uma questão de orgulho, escondemos de nós mesmos; podemos ter medo que invadam nosso espaço pessoal; medo de darmos opinião sobre determinado assunto e, por isto, não sermos benquistos; medo de que alguém possa interferir em nossos planos ou modificá-los; enfim, existem tantos medos difusos em nosso dia-a-dia que, às vezes, 
nem conseguimos identificá-los. O medo secreto é uma constante nas pessoas com unhas encravadas que estão mostrando desta forma que precisam se ”encolher” ou ”fugir” para dentro de si mesmas com o intuito de evitar ”invasões”. 
Se as suas unhas estão encravando, aprenda a livrar-se dos transtornos. Use sua imaginação para criar o mundo que você deseja e tente relaxar profundamente, ”soltando” os sentimentos de desconfiança. Se você não acredita que o pensamento é uma força concretizadora dos desejos, pelo menos tente sonhar um pouco sem que ninguém fique sabendo. É maravilhoso poder estar consigo mesmo, sentindo a paz no silêncio de nosso corpo, e, ao mesmo tempo, viver o mundo lá fora carregando no coração a mesma paz encontrada nesse recolhimento.Quando fechamos os olhos e tapamos os ouvidos, ouvimos apenas a nossa respiração e sentimos uma agradável solidão. 

Antes de continuar a leitura, faça esse exercício pelo tempo que achar confortável. Sinta a sensação de estar consigo mesmo, sem pressa... 
Se você fez o exercício deve ter notado que naquele instante o mundo ”parou” e que só você respirava. Perceba que seu mundo é comandado apenas por você e pela sua energia vital.Cuide de sua vida com a sensação de que nada poderá entrar em seu espaço... sem a sua permissão. Proteja-se com a paz e a tranquilidade necessárias, eliminando sutilmente as coisas que lhe fazem mal e, consequentemente, seu espaço estará repleto de alegria e segurança. Relaxe e busque se conhecer melhor! 
Se você se sentiu desconfortável enquanto fez esse exercício é porque se preocupa demais com o que os outros pensam. Pare com isso! Linguagem do Corpo Vol 1- Cristina Cairo

 

 SAIBA MAIS SOBRE Unha encravada

O que é Unha encravada?

A unha do pé encravada ocorre quando a borda da unha cresce e entra na pele do dedo. Pode haver dor, vermelhidão e inchaço ao redor da unha.

Causas

Uma unha encravada pode resultar de inúmeros fatores, mas sapatos inadequados e unhas não cortadas corretamente são as causas mais comuns. A pele na borda da unha do pé pode ficar avermelhada e infectada. O dedão é geralmente afetado, mas a unha de qualquer outro dedo do pé pode encravar.
A unha encravada pode ocorrer quando é colocada pressão extra sobre o dedo do pé. Mais comumente, essa pressão é causada por sapatos muito apertados ou largos. Se você caminha com freqüência ou participa de corridas, até mesmo um sapato um pouco mais apertado pode causar esse problema. Algumas deformidades do pé ou dos dedos também podem colocar pressão extra no dedo.
Unhas que não são cortadas corretamente também podem causar o problema.

  • Quando as unhas dos pés são cortadas muito curtas ou as bordas são arredondadas em vez de cortadas retas, a unha pode virar e crescer para dentro da pele.
  • Visão ruim ou incapacidade física para alcançar o dedo do pé com facilidade, assim como unhas grossas, podem facilitar o corte inadequado das unhas.
  • Desprender ou separar os cantos das unhas também pode ocasionar uma unha encravada.
Algumas pessoas nascem com unhas curvadas e que tendem a crescer para baixo. Outras têm unhas muito grandes em relação aos dedos. Friccionar o dedo ou outras lesões também pode levar à unha encravada.

Exames

Um exame do pé mostrará o seguinte:

  • A pele ao longo da borda da unha parece estar crescendo sobre a unha ou a unha parece estar crescendo sob a pele.
  • A pele pode estar inchada, firme, vermelha ou sensível ao toque. Às vezes, pode haver uma pequena quantidade de pus presente.
Exames ou raios x geralmente não são necessários.

Sinônimos

Onicocriptose; Unha incarnada; Avlusão da unha; Excisão de matriz

Mais sobre Unha encravada

Consulte seu médico se você:

  • Não conseguir cortar a unha encravada
  • Tiver dor severa, vermelhidão, inchaço ou febre
Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, seu risco de complicações é maior. Se você tiver diabetes, consulte seu médico.

Tratamento e Cuidados

Tratamento de Unha encravada

Se você tiver diabetes, dano ao nervo da perna ou pé, má circulação sanguínea no pé ou infecção ao redor da unha, consulte o médico imediatamente. NÃO tente tratar o problema em casa.
Para tratar uma unha encravada em casa:

  • Deixe o pé em água morna 3 ou 4 vezes por dia, se possível. Mantenha o dedo seco.
  • Massageie cuidadosamente a pele inflamada.
  • Coloque um pedacinho de algodão ou fio dental sob a unha. Molhe o algodão com água ou antisséptico.
Você pode cortar a unha, se necessário. Ao cortar as unhas do pé:

  • Deixe o pé em água morna para amolecer a unha.
  • Use um cortador de unha limpo e afiado.
  • Corte as unhas retas. Não arredonde os cantos das unhas ou corte-as muito curtas. Não tente cortar a parte encravada da unha sozinho. Isso só vai piorar o problema.
Considere o uso de sandálias até que o problema seja sanado. Medicamentos sem receita colocados na unha encravada podem ajudar no alívio da dor, mas não tratam do problema.
Se isso não funcionar e a unha encravada piorar, consulte seu médico, um especialista em pés (podólogo) ou um especialista em pele (dermatologista).
Se a unha encravada não curar ou voltar a ocorrer, seu médico poderá remover parte da unha.

  • Um medicamento anestésico é injetado no dedo.
  • Usando uma tesoura, seu médico cortará a borda da unha onde a pele está crescendo por cima. Essa parte da unha é então removida. Esse procedimento é chamado de avulsão parcial da unha.
  • Serão necessários de 2 a 4 meses para que a unha cresça novamente.
Seu médico poderá usar um produto químico, material elétrico ou outro instrumento cirúrgico de corte para destruir ou remover a área sobre a qual a nova unha poderá crescer.
Se o dedo estiver infeccionado, seu médico poderá prescrever antibióticos.

Convivendo (prognóstico)

Complicações possíveis

Em casos graves, a infecção pode se espalhar pelo dedo e chegar ao osso.

Expectativas

O tratamento geralmente controla a infecção e alivia a dor. No entanto, a situação pode retornar se não forem tomadas medidas de prevenção. Bons cuidados com os pés são importantes para evitar a recorrência.
Essa situação pode se tornar grave em indivíduos com diabetes, má circulação e problemas nos nervos (neuropatias periféricas).

Prevenção

Prevenção

Use sapatos que sirvam. Sapatos usados todos os dias devem oferecer bastante espaço ao redor dos dedos. Sapatos usados para caminhar rapidamente ou correr devem ter bastante espaço também, mas não devem ficar largos.
Ao cortar as unhas do pé:

  • Deixe o pé água morna para amolecer a unha.
  • Use um cortador de unha limpo e afiado.
  • Corte as unhas retas. Não arredonde os cantos das unhas ou corte-as muito curtas.
  • Não desprenda ou separe as unhas.
Mantenha o pé limpo e seco. Indivíduos com diabetes devem fazer exames de rotina nos pés e cuidar das unhas.

Fontes e referências

  • Heidelbaugh JJ, Lee H. Management of the ingrown toenail. Am Fam Physician. 2009;79(4):303-8.
  • Habif TP. Nail diseases. In: Habif TP, ed. Clinical Dermatology. 5a ed. St. Louis, Mo: Mosby Elsevier; 2009:cap 25.
ADAM logo

Nenhum comentário: