8.09.2014

PLÁSTICA DE NARIZ PODE CORRIGIR PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS


Plástica de nariz pode corrigir problemas respiratórios
A cirurgia plástica no nariz vai além da vaidade. Soluções estruturais e respiratórias também são contempladas neste procedimento. 


A busca pela beleza e por um rosto harmônico sempre será um dos objetivos de quem procura pela rinoplastia, ou seja, pela plástica de nariz. Porém, não se pode esquecer que esta intervenção vai além da estética, também podendo propiciar um melhor funcionamento respiratório. Segundo Marcelo Zardo, cirurgião plástico membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, a rinoplastia não serve apenas para aperfeiçoar o nariz. “As alterações estéticas melhoram a autoestima e auxiliam no bem estar do paciente, mas podem também corrigir problemas de respiração”, afirma.

De acordo com Zardo, existem dois tipos diferentes de rinoplastia, a clássica e a estruturada. “Na rinoplastia denominada clássica, é feita a ressecção das cartilagens nasais e redução do esqueleto osteocartilaginoso, resultando em um nariz mais harmônico. Já a rinoplastia estruturada além de remodelar as cartilagens do nariz, no mesmo procedimento, trata dos aspectos funcionais, como: a septoplastia (desvio de septo), a hipertrofia de cornetos e a turbinectomia, que seria a retirada de parte dos cornetos nasais, que costumam estar aumentados na presença de alergias”, explica o médico.

A rinoplastia é utilizada no tratamento das estruturas ósseas nasais, como: dorso, ponta, septo, asas e columela. “Esse tipo de cirurgia pode ser aplicada tanto para o refinamento estético nasal quanto no auxílio da função respiratória, sempre buscando a proporcionalidade e harmonia adequada a cada paciente”, revela o cirurgião.


Saiba ainda: 



Cirurgia plástica de nariz (Rinoplastia) corrige imperfeições e problemas respiratórios


A cirurgia plástica de nariz (rinoplastia) está atualmente entre as dez cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil, segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. A busca dos pacientes por esse procedimento cirúrgico tem sido guiada pela vontade de remodelar a área nasal e corrigir falhas estéticas. No entanto, o procedimento também beneficia outros aspectos desta região do rosto, como melhorar a respiração.
O nariz, sua forma e sua função estão intimamente ligados. Uma mudança cosmética na estrutura, por exemplo, pode ocasionar efeitos positivos sobre a respiração. Por outro lado, as técnicas cirúrgicas específicas destinadas a melhorar a respiração nasal, podem também ter efeitos sobre a aparência.
Existe certo equilíbrio estético entre o nariz e o rosto de cada pessoa. Portanto, para que a cirurgia seja realizada da melhor forma, de acordo com as necessidades do paciente, o cirurgião realiza uma análise minuciosa do caso antes de qualquer atitude. Não diferente de outras cirurgias plásticas, a rinoplastia também procura proporcionar um aspecto natural pós-cirúrgico.

O que provoca a dificuldade de respirar?

As causas mais comuns da má respiração são: desvio de septo, cornetos aumentados e estreitamento do colapso do nariz. Esses fatores podem ocorrer naturalmente ou como consequência de algum trauma, e também podem se manifestar por si só ou em combinação. Quando realizada a rinoplastia, essas anomalias também são corrigidas, além da estética. Os problemas obstrutivos nasais são explicados da seguinte forma:
Desvio de septo: O septo é uma parte cartilaginosa que separa os lados, direito e esquerdo, do nariz. O “desvio” é uma curva do septo. Quando as curvas de septo são demasiadas para um lado ou para o outro, podem bloquear a passagem de ar de um ou de ambos os lados, tornando-se difícil de respirar.
Cornetos aumentados: Os cornetos nasais são feitos de uma mucosa nasal, que incham periodicamente em resposta a algumas condições, como, por exemplo, alergias. Para ilustrar: se você ficar em uma posição de lado, pode perceber que se torna mais difícil de respirar através da narina que fica “para baixo”. Este é o efeito do inchaço normal dos cornetos. Às vezes, a ampliação crônica dos cornetos pode obstruir um ou ambos os lados.
Estreitamento ou colapso: “Colapso” refere-se à fraqueza das paredes laterais do nariz, fazendo-a cair para dentro, com inspiração profunda. Algumas fitas adesivas usadas no nariz podem manter essas passagens nasais abertas.

COMO É O PÓS-OPERATÓRIO DA CIRURGIA DE NARIZ (RINOPLASTIA)?

Logo após a cirurgia no nariz, o paciente permanecerá sonolento e poderá iniciar a dieta algumas horas depois, dependendo de cada caso. Isso será orientado pelo cirurgião e sua equipe. A cabeça ficará um pouco elevada, e o paciente não poderá deitar-se de lado para não comprimir a região operada nem distorcer o edema.
A partir da operação de rinoplastia, o organismo reage com inchaço e manchas roxas na pele que podem variar de uma forma discreta a reações mais intensas. Essas reações podem aumentar nos três primeiros dias e, após esse tempo, iniciam o processo de regressão.
Normalmente a cirurgia no nariz e o período pós-operatório não são dolorosos. Pequenas e eventuais sensações de dor poderão ser controladas com analgésicos comuns. O uso de gotas descongestionantes poderá ser recomendado. Não se devem usar medicamentos sem o conhecimento do médico.
Como todo processo cicatricial, também no nariz, o organismo precisa “esquecer” que foi agredido. Esse tempo de recuperação é um pouco mais longo nas rinoplastias; assim, somente após 6 a 12 meses é que se devem avaliar os resultados da cirurgia. Nosso organismo trabalha de forma ordenada e dentro de um tempo certo. Temos que controlar nossas ansiedades e aguardar a evolução natural, pois aqui não se pode interferir para mudar o curso do processo de cicatrização da cirurgia.
Confira o manual de recomendações do pós-operatório:

Baixe o manual de recomendações para o procedimento de rinoplastia:




DÚVIDAS FREQUENTES DE RINOPLASTIA 

A Rinoplastia deixa cicatrizes no nariz?
Certos narizes permitem que as cicatrizes fiquem escondidas dentro da cavidade nasal. Nesses casos, não haverá cicatriz aparente após a rinoplastia. Em outros casos, entretanto, existem cicatrizes externas pouco aparentes, em função de incisões (cortes) feitas na columela ou nas asas nasais.

Poderei escolher o formato que quiser para o meu nariz?
Não. Existe um equilíbrio estético entre o nariz e a face, o qual o cirurgião deve observar, a fim de preservar a naturalidade e autenticidade do rosto. Cada caso é estudado minuciosamente para dar ao nariz a melhor forma possível dentro das exigências da face. Se a sua escolha coincidir com aquele tipo de nariz planejado, sem dúvida, seu desejo será atendido. Cirurgião e paciente deverão estar de acordo com a cirurgia possível de se realizar.

O resultado definitivo da rinoplastia em relação à forma e função do nariz é imediato?
Não. Várias fases são características do pós-operatório do nariz. Numa 1ª fase (logo após a retirada do gesso, em torno do 7º dia), apesar de corrigidos vários defeitos estéticos do nariz original, notamos um edema (inchação) que vai diminuindo e que tende a se normalizar em torno do 6º mês. Existem pacientes que atingem o resultado definitivo da rinoplastia um pouco antes, bem como outros que ultrapassam esse período. A persistência ou não do edema transitório por um período mais longo que o normal geralmente não interfere no resultado final.

Como ficará minha respiração após a cirurgia no nariz?
A rinoplastia também visa, se possível, melhorar as condições respiratórias do paciente, quando essas são precárias no nariz original. Apesar de haver alguma dificuldade respiratória no pós-operatório mediato (algumas semanas), isso se deve ao fato de o “edema” também existir na parte interna do nariz. O movimento de “válvula respiratória” também pode estar prejudicado nesse período por alteração da elasticidade das asas. Com o decorrer do tempo, tende a normalizar-se. Problemas respiratórios poderão estar ligados ao septo que, em certos casos, poderá ser corrigido no mesmo ato cirúrgico.

Qual o tipo de anestesia utilizada para a operação de rinoplastia?
Tanto a anestesia local quanto a geral ou a associada serão utilizadas na cirurgia do nariz. Ficará a critério de cirurgião e paciente decidirem qual o mais indicado em cada caso.

Quanto tempo demora a cirurgia de rinoplastia?
A rinoplastia é feita entre duas e quatro horas. Em alguns casos, esse tempo é ultrapassado, desde que as circunstâncias assim exijam. Entretanto, o tempo de ato cirúrgico não deve ser confundido com o tempo de permanência do paciente no ambiente de Centro Cirúrgico, pois essa permanência envolve também o período de preparação anestésica e recuperação pós-operatória. Seu médico poderá lhe informar quanto ao tempo total.

Qual o tempo de internação após a cirurgia no nariz?
Após a rinoplastia, o tempo de internação poderá variar entre meio período e 1 dia. Tudo dependerá do tipo de anestesia utilizada e da recuperação do paciente no pós-operatório imediato. Seu médico procurará determinar o tempo de internação, sempre visando a seu maior conforto e segurança.

São utilizados curativos após a rinoplastia?
Sim. São utilizados curativos por um período de duas semanas após a cirurgia no nariz. Quando se realiza o procedimento de fratura, o nariz é mantido imobilizado por cerca de 7 a 8 dias. Em alguns casos, utiliza-se o tamponamento nasal, que poderá ser deixado por 24 a 72 horas. Se for realizada a correção simultânea do septo, este tempo poderá ser maior, com troca de tampões.

Ouvi dizer que o nariz “sangra” nos primeiros dias após a rinoplastia. Isso é verdade?
Existe um pequeno sangramento, que é normal, nas primeiras 48 horas. Isso, entretanto, não deverá ser motivo de preocupação. Um curativo de proteção, sobreposto à abertura do nariz, é conservado propositadamente, a fim de minimizar esse sangramento. Esse curativo adicional poderá ser trocado em casa, tantas vezes quanto necessário.

Sentirei dor no pós-operatório?
Raramente. A rinoplastia apresenta pós-operatório bastante confortável. Quando ocorrer uma eventual dor, essa é facilmente combatida com analgésicos, que lhe serão receitados.

Existe risco na rinoplastia?
Raramente uma cirurgia de rinoplastia determina sérias complicações. Isso se deve ao fato de se preparar convenientemente cada paciente para o ato operatório, além de ponderarmos sobre a conveniência de associação dessa cirurgia simultaneamente a outras.

Em que posição deverei dormir, nos primeiros dias após a cirurgia no nariz?
Sempre com a cabeça discretamente elevada do leito (travesseiro). Manter-se com a face voltada para cima, sempre que possível.

Como é o pós-operatório da rinoplastia?
Não se esqueça de que, até que se complete a evolução pós-operatória, diversas fases evolutivas são características desse tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, dificuldade respiratória nos primeiros dias são comuns a todos os pacientes após a cirurgia de nariz; evidentemente, alguns apresentam esses fenômenos com intensidade variável. Dê tempo para que seu organismo se encarregue de dissipar todos os pequenos transtornos. Lembre-se de que toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida ao seu cirurgião plástico. Geralmente, existe um período de euforia, logo que se retira o gesso ou o imobilizador (7º dia). Em raros casos, uma discreta ansiedade advém, em decorrência do aspecto transitório do edema e das manchas sanguíneas. Isto é passageiro e geralmente reflete o desejo de se atingir uma evolução final da cirurgia o quanto antes. Tenha paciência. Lembre-se de que nenhuma cirurgia do nariz deverá ser avaliada antes do 6º mês pós-operatório.

DR. FREDERICO VASCONCELOS

Nenhum comentário: