8.03.2014

Nanda Costa diminuiu o manequim em dois meses (38 para 36)

Médico que cuida da atriz fala do treino e da dieta.

Flavia Muniz
Nanda Costa na festa de lançamento da novela  'Império'
Foto:  Divulgação
Rio - Ter um corpo seco e esculpido, com músculos bem definidos, é o desejo dos insatisfeitos com a balança. Nanda Costa, que faz a periguete Tuane da novela ‘Império’, chegou lá. E um dos responsáveis por essa transformação radical é o médico Marcio Tannure, o mesmo que cuida do lutador Anderson Silva e de tantas outras estrelas.
Para Tannure — que é formado em medicina com especialidade em traumatologia e ortopedia, pós-graduado em ortomolecular e médico diretor da Comissão Atlética Brasileira de MMA — não existe fórmula, muito menos milagre. “É preciso respeitar o próprio limite. Cada pessoa tem uma genética diferente. O que vale é buscar melhorar, mas nunca se comparar ao outro. Até porque nem todos conseguem chegar ao corpo atlético, por mais que tenham uma rotina de atividades físicas e uma boa alimentação”, esclarece o médico.
Nanda, antes de ter elaborada a reeducação alimentar e o plano de exercícios físicos, foi submetida a um exame de perfil genético, mapeado apenas nos Estados Unidos, que custa R$ 1 mil. “Em cima disso cria-se uma dieta e um treino personalizado que corresponde melhor ao metabolismo do paciente”, explica Tannure. Em dois meses, o manequim da atriz passou de 38 para 36.
“As minhas medidas mudaram bastante. Faço um treinamento funcional, específico para o que eu quero, com circuitos, corda, peso, elástico, abdominal, barra, pilates... Cortei glúten, gordura e passei a comer de três em três horas. Estou gostando desse novo corpo, da endorfina, da transformação. Tenho mais resistência, mais força. Estou focada”, explica Nanda.
Mas não basta força de vontade e disciplina. Para conquistar a silhueta dos sonhos com Tannure é preciso desembolsar, só na consulta, R$ 1 mil. E ter cuidado com dietas mirabolantes. “Passar fome não é saudável. É preciso bom senso. Uma dieta excessiva pode, além de tornar uma pessoa antissocial, levá-la à carências de vitaminas. Tudo em excesso é ruim. Saúde significa bem-estar físico e mental”, aconselha o médico.
Sobre as polêmicas em torno das fórmulas ortomoleculares e dos remédios para emagrecer, que causam, entre outras sequelas, depressão, o médico ressalta que cada caso é um caso. “Os inibidores de apetite foram proibidos e nem são produzidos mais. Mas obesidade é um distúrbio e precisa ser tratada com processo medicamentoso. O açúcar pode ser viciante igual à cocaína e isso é uma síndrome. Então, existe espaço para o uso de medicamentos, sim”, defende ele.
A lutadora Kyra Gracie, grávida de 8 meses do ator Malvino Salvador, é outra paciente de Tannure. Para as gestantes, ele recomenda o treino contínuo: “Gravidez é sinônimo de
saúde, não de doença. Exercícios aeróbicos, sem exagerar na carga, estão liberados.”

Nenhum comentário: