8.15.2010

Como administrar melhor o seu tempo?


Administre melhor seu tempo, saiba como fazer isso
Vivemos em um mundo em que temos carros mais rápidos, aviões mais rápidos, podemos enviar mensagens mais rapidamente através de e-mail, preparamos nosso alimento em pouquíssimo tempo em um micro-ondas, e mesmo assim temos menos tempo hoje.

Como administrar melhor o tempo?

Organize uma agenda: Para identificar com precisão como você ocupa o seu tempo, faça uma agenda, dimensione exatamente o percentual de tempo utilizado em cada tipo de atividade. Sem isso, você não poderá detectar onde está gastando mal o seu tempo. Nós nos enganamos ao pensar que sabemos usar nosso tempo, organizando uma agenda você poderá avaliar muito melhor.

Dê prioridade ao que é realmente mais importante, no que trará maiores e resultados. Fazer uma avaliação da forma como utilizamos nosso tempo é o primeira atitude que devemos tomar, e após isso perguntar:

• O que aconteceria se eu empregasse meu tempo usado na atividade A na atividade B, eu teria melhores resultados?
• Como eu posso, com a mesma quantia de tempo, produzir?


Economizando tempo

• Não perca seu tempo resolvendo problemas de outras pessoas, resolva primeiramente os seus próprios.
• Não deixe acumular tarefas, responda objetiva e rapidamente, e terá um problema a menos e não um a mais.
• Não se comprometa com os problemas dos outros. Pessoas preguiçosas adoram empurrar seus problemas. Enquanto descançam ou se divertem, lá está você de cabeça quente, com seus próprios problemas e os dos outros.

Depois que você avaliou como está sendo empregado seu tempo, livrou-se dos problemas pouco importantes ou desnecessários, também siga essas dicas:

• Procure realizar primeiro o que é urgente, depois o que é importante, mas não é urgente.
• Evite conversas telefônicas com assuntos que não vão lhe trazer lucro algum.
• Bate-papo na internet sobre assuntos sem importância, prefira aprender sobre algo que você poderá transformar em lucros.
• Fuja daqueles e-mails encaminhados com piadinhas, adivinhações, etc. Isso não leva ninguém a lugar algum. Você já deve ter recebido vários desses e-mails, o que de bom você ganhou com eles?
• Pegue algo para resolver e resolva-o até sua conclusão. Evite interromper atividades constantemente.
• Não perca seu tempo com assuntos, conversas, ou quaisquer outras atividades que não são realmente importantes. Para você é mais importante algo que seja divertido ou que lhe dê mais dinheiro?
• Se você recebe muitas perguntas sobre o mesmo assunto em seu e-mail, deixe as respostas prontas, perdemos muito tempo formulando a resposta, corrigindo erros gramaticais, etc.
• Faça uma lista com as atividades que você precisa realizar, não confie na sua memória. Não é raro pensarmos em algo, esquecermos, e depois de dias, semanas, mêses lembramos daquilo, e já poderíamos ter realizado.
• Períodos de grandes atividades consertando ou refazendo atividades anteriores.
• Aprenda a dizer não e livre-se de muitos problemas que seriam desnecessários na sua vida.

Autor: Mario Lopes

Aproveitar o tempo da melhor maneira é uma preocupação que todos temos. Quando o dia passa num piscar de olhos e o tempo parece curto demais para tanta coisa que temos de fazer, significa que está mais que na hora de começar a administrar melhor o seu tempo e a sua vida. Mas como fazer isso? O grande desafio é aliar qualidade com produtividade.

Comece por elaborar uma lista com todas as actividades que tem de realizar, por mais banais que possam parecer. Com base nisso, organize um planeamento diário, organizando o que tem de fazer de manhã, à tarde e à noite. Utilize uma agenda Imprima um quadro com todos os itens que devem ser feitos dia a dia: ao visualizar as tarefas que tem de fazer, será mais fácil pensar neles e pô-los em prática.

Conte com tempo para pensar em si: uma ida ao cabeleireiro, um passeio na praia, ida ao teatro com as crianças … porque o descanso e o lazer também são muito importantes e essenciais para o nosso bem estar. Por isso, estabeleça períodos de reposição de energias durante a semana.

Diminua os hábitos que fazem perder muito tempo, como ficar horas a ver televisão ou agarrado ao computador.

Evite ao máximo adiar as tarefas planeadas para o dia seguinte. Isso só atrapalha a sua rotina, pelo que deverá cumprir o determinado com todo o rigor.

Estipule regras e responsabilidades para cada membro da família e delegue tarefas. Assim cada pessoa ficará responsável por determinado trabalho. E as crianças não devem ficar de fora.

Crie pastas com assuntos específicos: Carro, Bancos, Contas a Pagar, Contas a Receber, Recibos, IRS, etc. Coloque a papelada na pasta correspondente e sempre ter facilmente a mão tudo que precisar.
Arranje caixas com divisórias para arrumar os seus pincéis e maquilhagem. Na hora de se pintar, será mais fácil e perderá menos tempo, já que será mais fácil localizar aquilo que pretende, economizando algum tempo.

Deixe toda a roupa que vai vestir no dia seguinte separada, passada e arrumada na noite anterior. Isso irá poupar um bom tempo logo de manhã. Pode também deixar adiantadas outras coisas, como a mesa do pequeno-almoço, os lanches das crianças, a pasta e os documentos que tem de levar para a reunião com o seu chefe.

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