Rio -  Durante a gravidez, muitas mulheres sofrem com o desconforto na região pélvica e a flacidez na musculatura perineal. Em alguns casos, muitas apresentam incontinência urinária, principalmente ao fazer algum tipo de esforço (tosse, espirro...) e até a incontinência fecal. Além disso, durante essa fase, em muitos casos, há diminuição do prazer sexual. Para combater esses problemas e até preparar a mamãe para o parto normal, o tratamento mais indicado é a fisioterapia pélvica (ou uroginecológica), que tem como principal função fortalecer os músculos perineais.
Foto: Reprodução Internet
Foto: Reprodução Internet
Esse tratamento específico também auxilia a mulher no pós-parto. Ajuda na recuperação da mamãe e pode prevenir ou minimizar possíveis sequelas do parto como a formação de aderências cicatriciais, diástase (separação) dos músculos retos abdominais e a incontinência urinária. Além de também preparar a musculatura perineal para o retorno da função sexual sem dor (nos casos do parto vaginal).
A fisioterapeuta Mônica Lopes, especializada em uroginecologia e diretora da Clínica Salutaire, explica que quando realizada por um profissional especializado e com o aval do obstetra, a fisioterapia só apresenta benefícios. “Os exercícios realizados pela fisioterapia pélvica são adaptados para a gestante e respeitam a sua idade gestacional. Portanto, incrementam o metabolismo e a respiração, fortalecem músculos e articulações, diminuem o inchaço através da drenagem linfática e proporcionam bem estar através dos alongamentos e relaxamentos”, destaca Mônica. Ela ainda complementa, “E se a mãe se sente bem, isso é transmitido ao bebê, sendo benéfico e saudável para ambos. Nessa fase única da vida da mulher é sempre importante fortalecer o laço entre a mãe e o bebê”.

O tratamento é indolor e feito diretamente sobre os músculos perineais. O períneo é um conjunto de músculos que se estende na mulher do clitóris até a vagina e que possuem as funções de sustentação das vísceras, de controle da micção e da evacuação.