8.14.2012

De Onde Vem a Calma

As Bolas Azuis e as Paredes da Vida

“A toda ação corresponde uma reação igual e em sentido oposto.” Isaac Newton
Se jogo uma bola de borracha azul de encontro a uma parede, ela volta para mim que, destreza e reflexo permitindo, a apanho de volta. Azul e de borracha.
Se jogo a bola com bastante força, a parede a retorna com exatamente – ou quase – a mesma velocidade com que a joguei e vai provavelmente parar num canto da sala. Azul e de borracha. Se a lanço com suavidade, ele vem pousar em minhas mãos. Nem vermelha ou de espuma, nem amarela ou de madeira. Azul. De borracha.
Deixemos por um instante nossas bolas coloridas. Tenho uma confissão a fazer.
Há alguns meses atrás eu me sentia miserável. Sem motivos concretos. Nada à minha volta justificava tanta insatisfação, o que, ao invés de me consolar, só me aumentava o desespero e a sensação de impotência.
Acredito que a alma humana aguenta uma determinada dose de tragédia real ou imaginária e auto-infligida mas atingido esse ponto, o instinto de sobrevivência nos toma das mãos as rédeas da vida. Eu, que acredito em simplicidade, que creio que a maior parte dos nossos espinhos na carne somos nós mesmos que lá os colocamos, que prego que jamais devemos dar a um problema a dimensão que ele não tem, me vi mergulhada tão fundo num mar de negatividade e pessimismo que eu mesma já não me aguentava mais. Parecia um pano de pratos molhado, daqueles que ninguém sabe onde por, pingando miséria e mau humor pela casa. Mais que respostas, precisava buscar ajuda. Fui além. Escolhi algo mais definitivo: Mudança.
Na hora do perrengue cada um sabe para onde corre: o santo de devoção, a cartomante do bairro, a astróloga famosa, a Universal do Reino de – valha-me! – Deus ou a boa e velha auto-ajuda mesmo, contra a qual não guardo qualquer preconceito. Minha fé na ciência me levou a buscar respostas no que nunca falha e governa o Universo desde sua criação: as leis da física.
Comecei a prestar atenção nas bolas que jogava contra a parede da vida. Meus sentimentos envenenados e negativos eram somente o reflexo das lentes embaçadas através das quais eu enxergava meus dias. Jogava bolas cinza e esperava de volta bolas cor-de-rosa, como se fosse possível o Universo revogar suas leis para atender minhas vontades.
Se Newton diz que a toda ação corresponde uma reação igual e em sentido oposto, não duvido, boto fé e assino embaixo.
Deixei de esperar que algo fantástico acontecesse – ação – para que eu pudesse experimentar sentimentos positivos – reação. Num exercício de esforço, vontade e entrega, passei a me sentir feliz e grata – ação – e deixei que o Universo reagisse na mesma proporção do meu bem estar e me trouxesse então eventos verdadeiramente gratificantes.
Meses depois de me comprometer com essa nova maneira de perceber os fluxos, sei que é perfeitamente possível criar nossa realidade através da imaginação ao invés de simplesmente reagir passivamente ao que vem de fora.
Numa série de felizes sincronicidades, descubro na verdade que não sou eu quem pensa assim. A crença na construção da própria realidade através da imaginação, do amor e da gratidão, está no pensamento dos maiores. A cada livro que leio ou site que navego em busca de mais conhecimento, abro um sorriso quando Kierkegaard, Santo Agostinho, Platão, André Luiz ou Max Planck vêem me apontar o norte para uma vida mais rica e divertida, vivida sob um novo paradigma.
Comecei este post com Newton. E o fecho, então, com a mente mais brilhante do todos os tempos.

De Onde Vem a Calma

Los Hermanos

De onde vem a calma daquele cara?
Ele não sabe ser melhor, viu?
Como não entende de ser valente?
Ele não sabe ser mais viril
Ele não sabe não, viu?
Às vezes dá como um frio
É o mundo que anda hostil
O mundo todo é hostil
De onde vem o jeito tão sem defeito?
Que esse rapaz consegue fingir
Olha esse sorriso tão impreciso
Tá se exibindo pra solidão
Não vão embora daqui
Eu sou o que vocês são
Não solta da minha mão
Não solta da minha mão
Eu não vou mudar não
Eu vou ficar são
Mesmo se for só
Não vou ceder
Deus vai dar aval sim
O mal vai ter fim
E no final assim calado
Eu sei que vou ser coroado
“A vida não dá e nem empresta, não se comove e nem se apieda. Tudo quanto ela faz é retribuir e transferir aquilo que nós lhe oferecemos.” Albert Einstein
COMENTARIOS:

  1. Denise
    Posted 15/02/2011 at 23:57 | Permalink
    Ah Ana!
    delícia! o melhor de tudo é poder participar dessa transformação que está tão nítida! Tá na sua testa! Tá na sua pele (não, não é só MAC)!!!
    AMEI o texto, AMEI ser as leis da física o seu referencial e amei te ler denovo, pq morro de saudade!
    Beijooooo!
  2. Posted 16/02/2011 at 08:21 | Permalink
    , nem sei se essa transformação está tão nítida pras pessoas… O mais importante é o quanto ela é real pra mim. Mudar paradigmas não é nada fácil, ainda mais quando escutamos a toda hora frases do tipo “essa vida é muito difícil” ou “o mundo tá complicado demais”, fora toda a violência e quantidade de más notícias e tragédias que acabam chegando até nós diariamente. O foco no negativo é muito presente em tudo e todos e remar contra essa maré requer esforço e comprometimento. Quanto à física, é uma paixão que vem desde o colégio e cresceu ainda mais quando descobri que Einstein, Max Planck (o pai da física quântica) e outros cientistas eram também grandes pensadores. Beijos!!!!
  3. Ada
    Posted 17/02/2011 at 07:55 | Permalink
    Interessante como uma mudança do “olhar” pode modificar a realidade ao seu redor.
    Ha’ uns dois anos estou aplicando também a filosofia do “pinkalise myself”.. Por ironia e implicancia sempre detestei a cor de rosa, até que percebi o que havia por tras desta rejeiçao. Hoje o rosa ou melhor Pink virou minha paixao e modo de interpretar a vida. Get pink é a minha encarnaçao da sua bola azul de borracha, naturalmente ja’ transformada.
    Adoro o paralelo com a fisica quantica!
    Beijos
  4. Posted 18/02/2011 at 10:33 | Permalink
    Ada, amei “pinkalise myself”! Que coisa, ao contrário de você, sempre fui apaixonada por rosa e até hoje, já quarentona, uso rosa, tenho coisinhas cor de rosa (kkkkkk) e acho que um batomzão pink levanta o dia de qualquer mulher! :) Nunca tinha pensado nisso, mas realmente o Pink é o única cor que desperta apenas sentimentos positivos, é impossível olhar para ela e não pensar em amor, feminilidade, romantismo, delicadeza… Get pink, tou dentro!!! ;D
  5. neide
    Posted 18/02/2011 at 10:40 | Permalink
    que orgulho tenho de voce minha filhoquinha!!!!!!!!!!!!!!!
    alem de linda, é inteligente, e esta sabendo reverter uma situaçao de pessimismo em otimismo. Voce esta outra pessoa e irradiando luz, e
    eu estou muito orgulhosa de voce, eu amo voce. beijos e mais beijos e que Deus a proteja sempre, mãe orgulhosa.
  6. Posted 18/02/2011 at 10:52 | Permalink
    Mãe querida!!! Eu é tenho um enorme orgulho de você, por ter nos criados, eu e meus irmãos, com tanto amor, nos mostrando sempre que somos especiais e vencedores! ;D Mãe, reverter uma situação de vida onde não conseguimos ver nada de bom à nossa volta não é nada fácil… É preciso um esforço e um comprometimento muito grandes, mas quando começamos a ver os resultados fica muito mais fácil pois realmente é como você falou: começamos a irradiar LUZ! E os pequenos milagres começam a acontecer… Eu te amo, mãe, e tenho muito orgulho de você também! Que Deus proteja toda nossa família!
  7. isabelle mout
    Posted 19/02/2011 at 15:22 | Permalink
    Percorrendo todas suas páginas ví que voce traduzia tudo o que eu não sabia como dizer,tomei a liberdade de incluir algumas de suas palavras em meus textos sempre que preciso conversar comigo mesma,principalmente diante de incógnitas que me imobilizam como braços para trás presos com algemas.Sem saber voce tem me feito ver muitas coisas de uma maneira melhor. Te admiro e agradeço.Um abraço com carinho.
  8. Posted 20/02/2011 at 12:58 | Permalink
    Querida Isabelle, obrigada por vir até aqui e dizer algo que sempre me deixa profundamente grata por escrever: o fato de que alguém se sentiu melhor depois de ler um texto meu. Considero isso um imenso privilégio! Use minhas palavras, minhas expressões e meu jeito de dizer as coisas sempre que quiser conversar com você mesma! Apenas não permita que suas incógnitas sejam algemas: nossas dúvidas e perguntas devem nos libertar! Veja que o texto fala sobre ação e reação. Portanto pergunte sempre ao Universo o que precisa saber. Isso é uma ação e é inevitável que o Universo reaja à sua pergunta lhe dando uma resposta. :) Beijos!!!
  9. Posted 04/03/2011 at 09:41 | Permalink
    Engraçado, enquanto eu lia seu post, refletia sobre minha condição. Os movimentos feitos, as escolhas, o passo seguinte. Sempre aconteceram coisas a minha volta que era obviamente motivada por uma reação minha. Houve momentos, muitos, em que tudo deu errado, mas eu não sou o tipo que senta na calçada e chora. Então seguia adiante e lembro de alguém me dizendo “coitada, está difícil suportar, não é?” e eu olhava para elas com estranheza, metia um sorriso nos lábios e pensava: “todo mundo caí na vida, ainda que seja para aprender a levantar” e pronto. Aprendi muita coisa e me afastei de religiões porque não sei culpar o outro pelos meus dramas. Eu sigo o vento e as fecho os olhos para melhor sentí-lo e concordo que a gente recebe de volta o que oferece. Hoje sou muito feliz com tudo que vivi e aprendi. Cair faz parte, levantar também. É uma sequencia natural. rs
    bacio

Nenhum comentário: