8.14.2012

Instrutor de asa-delta morre após decolar da Pedra Bonita em voo duplo

Vanderlei Nascimento Coelho, o Delei, tinha 15 anos de experiência. Mulher que o acompanhava é uma turista de Malta e conseguiu se salvar


A asa-delta entre as árvores de terreno na Estrada das Canoas: instrutor morreu no acidente
Foto: Carlos Ivan / Agência O Globo
A asa-delta entre as árvores de terreno na Estrada das Canoas: instrutor morreu no acidente Carlos Ivan / Agência O Globo
RIO - Um instrutor de asa delta morreu ao cair após decolar, em voo-duplo, da Pedra Bonita, na manhã desta terça-feira.Vanderlei Nascimento Coelho, o Delei, de 35 anos, caiu em um terreno vazio na Estrada das Canoas, em São Conrado. Ele fazia um voo duplo com uma turista de Malta - arquipélago no Mar Mediterrâneo, ao sul do continente europeu - quando teria percebido um problema na asa. O pilloto chegou a acionar o paraquedas de emergência, que não funcionou. Ele morreu na hora. A turista que o acompanhava no voo estaria presa na asa-delta e conseguiu se salvar. Segundo o delegado Rodrigo Brand, da Delegacia de Atendimento ao Turista (Deat), ela está em seu hotel, em estado de choque, mas deve depor ainda esta tarde.
De acordo com pilotos de asa-delta que não quiseram se identificar, Delei era experiente, habilitado há mais de 15 anos, e costumava fazer voos duplos. O corpo ainda está no local. Parentes e amigos que também estão onde aconteceu o acidente não quiseram comentar o caso.
Acidentes com asa-deltas e parapentes que partem da Pedra Bonita para sobrevoar o Rio têm se tornado frequentes, apesar de a comercialização do serviço não ser legalizada no país. Como O GLOBO noticiou em agosto 2011, a proibição da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tem pelo menos uma década, mas é questionada por profissionais do segmento, que ressaltam a experiência bem-sucedida de outros países, como Estados Unidos, Suíça e França, onde a prática comercial foi liberada nos últimos anos.
No dia 25 de março deste ano, Priscila Boliveira morreu ao cair de um parapente na Praia de São Conrado. Irmã do ator baiano Fabrício Boliveira, que participou do filme "Tropa de elite 2" e de novelas da Rede Globo, Priscila fazia um voo acompanhada de um instrutor quando despencou de uma altura de cerca de 20 metros. Há apenas quatro dias visitando a cidade, ela teve morte instantânea. De acordo com bombeiros, Priscila teria escorregado da cadeira de segurança do equipamento.
O piloto de voo livre Alan Figueiredo foi indiciado por homicídio culposo por negligência no acidente. Segundo o delegado Fabio Barucke, da 15ª DP (Gávea), as imagens de um vídeo que mostra a preparação e a decolagem para o voo duplo comprovam que Patrícia saltou com as duas travas de segurança das pernas abertas. Só a trava do peitoral estaria fechada. Em depoimento, Alan contou ao delegado que faltavam apenas cinco segundos para que os dois alcançassem o mar quando Priscila caiu, na areia, morrendo imediatamente. Ainda segundo Barucke, a câmera que estaria instalada no parapente ainda não foi encontrada.
Em janeiro, um acidente com uma asa-delta assustou os frequentadores da rampa da Pedra Bonita, tradicional ponto para a prática de voos livres na cidade. O piloto Maurício Monteiro e um rapaz que o acompanhava, identificado apenas como Diogo, caíram numa região de Mata Atlântica momentos depois de decolar. Nenhum deles teve ferimentos graves.
No dia 28 de maio, um outro acidente envolvendo uma asa delta, em São Conrado, assustou banhistas e pessoas que passeavam pela orla do bairro. O piloto perdeu o controle do voo e caiu na mata, mas não houve necessidade da ajuda do Corpo de Bombeiros.
Em maio de 2011, Silvia Maria Masserã Xavier, de 55 anos, sofreu um traumatismo craniano leve ao ser atingida na cabeça por uma asa delta na praia de Ipanema. O acidente aconteceu quando uma asa delta tentou pousar na areia de Ipanema, próximo ao calçadão, quando foi surpreendida por um vento e jogada na direção da água. Parte do equipamento atingiu a cabeça, da vítima que ficou desacordada na mesma hora. Ela foi foi internada no Hospital Municipal Miguel Couto (Gávea). O piloto foi encaminhado para 14° DP, mas o nome ainda foi divulgado.

Nenhum comentário: