8.16.2012

A ação da glicosamina na artrite e na artrose. Com comentários....

Glucosamina

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Glucosamina
Alerta sobre risco à saúde
Alpha-D-glucosamine.svg Beta-D-glucosamine-3D-balls.png
D-Glucosamin.svg
Nome IUPAC (3R,4R,5S,6R)- 3-Amino-6- (hydroxymethyl)oxane-2,4,5-triol
Outros nomes 2-Amino-2-deoxy-D-glucose chitosamine
Identificadores
Número CAS 3416-24-8,
66-84-2 (hydrochloride)
PubChem 439213
MeSH Glucosamine
SMILES
Propriedades
Fórmula molecular C6H13NO5
Massa molar 179.17 g/mol
Ponto de fusão 150 °C, 423 K, 302 °F
Compostos relacionados
Amino-açúcares relacionados Galactosamina
Compostos relacionados Glucose (-NH2 trocado por -OH)
N-Acetilglicosamina
Quitosana (polímero)
Excepto onde denotado, os dados referem-se a
materiais sob condições PTN

Referências e avisos gerais sobre esta caixa.
Alerta sobre risco à saúde.
Glucosamina (C6H13NO5) é um aminossacarídeo e um importante precursor de síntese bioquímica de glicoproteínas e lípidos. A glucosamina faz parte da estrutura de alguns polissacáridos como a quitina e quitosano, que é parte estruturante do exoesqueleto dos crustáceos e outros artrópodes, a parede celular dos fungos e outros organismos superiores. A Glucosamina é um dos monossacarídeos, mais abundantes. É produzida comercialmente pela hidrólise do exo-esqueleto de alguns crustáceos, ou menos frequentemente pela fermentação de alguns grãos, como o milho ou a aveia.


A artrite não é uma doença, mas um grupo de patologias cujas conseqüências vão desde a dor localizada, até inflamação e limitação do movimento das articulações. A artrite é considerada uma epidemia em todo o mundo. Só no Brasil existem cerca de 30 a 40 milhões de pessoas que sofrem de algum tipo de artrite ou artrose, nos Estados Unidos, são 50 milhões.

Mais de 90 por cento desses pacientes vivem com dores horrorosas provocadas por deficiências nas cartilagens das pontas dos ossos das articulações. Onde exista uma cartilagem degenerada, o osso roça e provoca a dor.

Entre os reumatologistas e ortopedistas, a tendência é dar a doença como incurável e receitar analgésicos, mais ou menos fortes e todos com efeitos colaterais, aos seus pacientes. E nos casos mais graves é recomendada a cirurgia para a colocação de próteses.

No entanto uma grande parte das cirurgias ósseas (próteses) em conseqüência da artrose poderiam ser evitadas! As dores podem ser reduzidas a zero. A cura é possível. Sem quaisquer efeitos colaterais!

O problema da artrose é muito grave, quase todas as pessoas acima de 50 anos de idade estão afetadas. Chegam a existir até Grupos de Pacientes Artríticos, pelo menos no Rio de Janeiro e em São Paulo (GRUPARJ e GRUPASP).

A ausência ou diminuição nos níveis de Glicosamina no organismo é a principal causa da não regeneração dos tecidos cartilaginosos que envolvem as articulações e que são de extrema importância para a proteção óssea. Desse modo, o desgaste promovido no tecido cartilaginoso pelas atividades diárias, não é compensado pela regeneração promovida pela Glicosamina. Algumas vezes, o desgaste da cartilagem nas juntas é tão acentuado que os ossos que a compõem passam a se tocar causando fortes dores no local e conseqüente desgaste do tecido ósseo. Esse quadro que caracteriza a osteoartrite é praticamente inevitável, principalmente naquelas pessoas com idade acima dos 50 anos. As áreas do corpo mais atingidas são os joelhos, o quadril e os dedos.

Um dos papéis fisiológicos primários do sulfato de glicosamina é estimular a síntese de substâncias necessárias para o funcionamento adequado das articulações. Este composto possui a capacidade de estimular a síntese de proteoglicanos, inibindo a degradação destes e estimulando a regeneração das cartilagens após danos induzidos experimentalmente. O sulfato de glicosamina promove ainda a incorporação de enxofre ao tecido cartilaginoso.

O mecanismo de ação do sulfato de glicosamina é provavelmente muito semelhante ao do sulfato de condroitina que também gera substratos para a síntese de proteoglicanos. Bassleer e colaboradores demonstraram, in vitro, que os sulfatos de glicosamina e condroitina apresentam efeitos estimulatórios na produção de proteoglicanos por diferentes culturas de condrócitos articulares humanos.

No Brasil, que também está muito atrasado em relação à Europa e EUA, ao que se sabe, nove em cada 10 médicos brasileiros, reumatologistas e ortopedistas, ignoram a sua existência. Ainda de acordo com a mesma fonte, essa ignorância existe por falta de divulgação. E a falha só pode ser atribuída ao desinteresse dos laboratórios, aqui como nos Estados Unidos, pela produção dos dois nutrientes que por serem “nutrientes” (uma espécie de vitamina) não podem ser patenteados. Sem patentes, não há como investir dinheiro em pesquisas, na produção e divulgação dos produtos, pois esses grandes laboratórios farmacêuticos internacionais vivem do direito exclusivo de explorar suas patentes durante anos.

Existem no Brasil, umas poucas empresas que importam o produto dos EUA e divulgam junto à classe médica, o que confirma a suposição de que alguns médicos brasileiros já conhecem os citados produtos e sua capacidade na prevenção da artrite e no combate à artrose.

Mas o médico fisiatra ou ortopedista pode receitar o sulfato de glicosamina que poderá ser feito em farmácias de manipulação.



Mais informações no site : http://www.cerir.org.br/
A Dra. Rina Dalva Neubarth Giorg, Mestre em Reumatologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Médica Chefe da Seção de Diagnóstico e Terapêutica do Serviço de Reumatologia do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo "Francisco Morato de Oliveira" e Presidenta da Sociedade Paulista de Reumatologia no Biênio 2000-2001.dá mais informações no
bom dia, gostei muito de saber que tem uma esperança para o tratamento de dores causadas por doenças nas cartilagens das articulações, gostaria de fazer uma pergunta que até hoje ninguem me respondeu com convicção: O consumo de bebida alcoolica durante o tratamento influencia o resultado do mesmo? tenho 30 anos e sofri um trauma por futebol no joelho direito, foi constatada condromalacia grau 4, o medico receitou um tratamento de no minimo um ano e meio de condroitina e glicosamina, não me considero alcolatra mas confesso que um ano e meio sem poder tomar nenhuma bebida nem mesmo socialmente é uma tarrefa dificil, agradeço muito se alguem puder ajudar
joseneide disse...
Olá, gostaria de saber os efeitos reais do sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina, pois minha mãe está tomando esse medicamento e está se sentido muito mal, diz ter uma tonteira terrível, secura na boca, indisposição e visão turva. Por favor me respondam. Obrigada.
Jordano disse...
E engordei 4 kg dentro de 2 meses, desde o início do tratamento com Glicosamina e Condroltina. Estou com dúvidas se devou ou não parar com o tratamento, pois massa muscular não me falta, eu preciso é perder!
vmm disse...
Tenho princípio de artrose ou artrite. Na minha família minha mãe e outros parentes têm essas doenças. Tenho 54 anos e alguns outros problemas como colesterol e triglicerídeos altos. O reumatologista me receitou sulfato de glicosamina e condroitina. Sinto que o remédio me faz bem, mas não sei se ele aumenta o colesterol. apsar de estar satisfeita por ter a oportunidade de tratar esse problema antes que se desenvolva mais, gostaria de saber se essas substâncias aumentam o colesterol e triglicerídeos.
Obrigada.
marcilenemagalhe disse...
Estou fazendo o uso também da glicosamina, embora constatei uma melhora nas articulações, notei também que em 30 dias de tratamento engordei 2 quilos. Como o nome é um tanto sugestivo ,(glicosa...) possui glicose em sua composição o que nos levaria a um aumento de peso? Estou preocupada, pois tomo o medicamento devido a problemas nos joelhos e por estes estarem com sobrecarga, eu engordando... aumentará assim a carga sobre eles. Tem sentido o que estou falando????Faz engordar ou não este medicamento? Favor mandarem resposta, pois li os comentários e não vi nenhuma resposta a eles.


Obrigada

Márcia
Luziana disse...
Luziana
Estou fazendo uso da Glicosamina, é real os comentarios que engorda? eJá estou com sobrepeso e ainda a medicação vai me engoradr mais?
Marieta disse...
Acabei de ler os comentários sobre o sulfato de glicosamina e de condroitina. Tenho artrose e já fiz uma cirurgia artrosópica no joelho direito, mas estou com o outro joelho, quadris e mãos afetados, por isso meu ortopedista receitou esse produto o qual tomo há 2 anos. Na verdade curar não cura mas tenho me sentido bem melhor, porém, o que percebi de um mês para cá é que meu estômago parece estufado e com muita flatulência. O médico disse para suspender a condroitina que é a que provoca este sintoma, e me receitou a glicosamina em pó, a qual já comecei a tomar.Acho, no entanto que houve pouca diferença ,mas vou aguardar por mais uns dias.
Gostaria de saber se este sintoma é normal ou se há necessidade de fazer uma endoscopia. Ficaria muito grata se me fosse passado uma resposta.
jotefir disse...
SONIA F. DISSE TENHO 61 ANOS E TOMO PURAN T4 75mg, DIOVAN AMLO 160+10mg,
metifomina 850mg 2 ao dia, OSTERNAN 70mg 1 por semana, CALDÊ 2 AO DIA, E HÁ CERCA DE 6 MESES VENHO TOMANDO TODOS ESSES MEDICAMENTOS ACRESCIDO DO CONDOFLEX(SULFATO DE GLUCOSAMINA+SULFATODE CONDROININA. QUERO SABER SE O SULFATO DE GLICOSAMINA INTERFERE NO AUMENTO DA GLICOSE? AGUADO UMA RESPOSTA.
Anônimo disse...
comecei a tomar condroitina e glicosamina,comecei
ler alguns comentários e me preocupei.estou acima do peso,por favor me respondam esse medicamento me fará engordar?
Anônimo disse...
também quero saber se condroitina e glicosamina engorda,pois estou acima do peso.por favor me respondam
Anônimo disse...
foi-me receitado "sulfato de glicosamina" em pó, no entanto gostaria de saber se qualquer medicação com esta base pode ser copmprado em qualquer farmácia.
jorge melo disse...
A minha sogra tem 84 anos, e o médico passou para ela sulfato de glicosamina em pó, ele tem melhorado de sua artrose, mas durante o dia o seu joelho ficam um pouco inchado (sem dor) quando ela vai se deitar a noite, no dia seguinte está desinchado, e assim isto acontece diariaménte.
Gostaria de receber se poss´vel, o porque desta causa.
cristina disse...
Boa noite,
Meus rins são policisticos e estão com resultados alterados, e, estou com artrose nas mãos, gostaria de saber a influencia sobre os rins e se realmente sofre alteração no peso. Estou com 53 anos. no aguardo, obrigada.
Tania disse...
Estou querendo fazer um tratamento preventivo pois tenho casos na família de artros.Queria muito saber se engorda pois estou fazendo reeducação alimentar e não estou disposta a voltar no peso antigo.
Tania disse...
Tenho 38 anos é quero saber se bom fazer um tratamento preventivo pois já tenho algumas dores em minhas articulações.Quero saber também se engorda pois estou fazendo reeducação alimentar e não quero voltar ao peso antigo.Obrigado.
Sonia disse...
Não vi nenhuma resposta a todas as perguntas feitas. Elas são mandadas para o e-mail de quem pergunta ou não são mesmo respondidas? Pergunto isso porque não me adiantará colocar minha dúvida se ela não for esclarecida...
Sergio Rocha disse...
Nota do Blog Vais gostar de saber:
As dúvidas a respeito dos efeitos e da utilizaçã da glicosamina, devem ser encaminhadas para o Centro de Estudos de Reciclagem e de Investigação em reumatologia (e-mail cerir@cerir.org.br ) ou esclarecidas junto a um médico fisiatra ou ortopedista.
A intenção do Blog foi apenas a de dar divulgação da matéria da Dra. Rina Dalva Neubarth Giorg, responsável pela matéria.
Anônimo disse...
Por favor responda-me quem puder comecei fazer tratamento de sulf.decondroitina e sulf. de glicosamina, li nos comentários q engorda, é verdade? não engordar mais pois estou 10 kilos acima do meu peso.
Anônimo disse...
Jose, Há uma semana comecei a tomar o remédio - Condroflex em sachê, composto de glicosamina + 1,5 g + sulfato de condroitina de 1,2 g. Faço tratamento intensivo da coluna (osteoporose e osteopenia) e também da próstata. Como tenho que caminhar diariamente, não posso ganhar peso e as vezes tomo bebida alcoólica, solicito informações se terá alguma interferência neste novo tratamento?
Anônimo disse...
Francisca: li todos os comentários e cheguei a conclusão que na verdade a glicosamina faz um efeito muito bom no tocante a restauração do tecido ósseo, nos joelhos, naspontas dos dedos em fim nas juntas. Parabens doutora pela sua esplanação sobre a glicosamina faz três meses que uso esse medicamento e estou sentindo-me maravilhosamente bem.
gislene disse...
gi estou em tratamento de um cancer de mama e os medicamentos que tomo são fortes e causan dores nas articulações e desgastes nos joehlos e coluna uma amiga me falou da glucosamina só que tenho medo de tomar gostaria de uma resposta obrigado
Anônimo disse...
Infelizmente engorda!!!
maria disse...
Maria, 47 anos, fazendo uso de condroflex a 2 meses e engordei 3 quilos,e tambem tenho dores no estomago, sera efeito dessa medicação,apesar de me sentir muito melhor em relação as dores nos joelhos.
Anônimo disse...
Meu relato é de que estou tomando o sulfalto de glucosamina que me foi receitado por um ortopedista, jovem mas com um conhecimento tremendo e estou sentindo muito bem mesmo. A opiniao deste blog de que muitos desconhecem e nem gostam de recomendar compartilho tambem pois eu estava de cirurgia marcada para meu joelho quando resolvi consultar outro este outro ortopedista e acertei. Não tenho percebido que ganhei peso, vou me atentar para isto, pois estou usando a glucosamina a 90 dias e tenho mais 90 dias para tomar para depois voltar a fazer nova consulta e para tirar dúvidas vou fazer novamente a RM e RX, mas tenho certeza de que melhorei e muito.
NÚBIA disse...
FIQUEI AGORA COM MEDO....JÁ SOU OBESA...JÁ PENSOU TER QUE ENGORDAR COM O USO DESSE REMEDIO?
ESTOU TOMANDO DEVIDO UM PROBLEMA COM A ARTICULAÇÃO DO QUADRIL COM O FEMUR. PRECISARIA COLOCAR UMA PROTESE DEVIDO O DESAPARECIMENTO DA CARTILAGEM. SINTO MUITAS DORES...FAZ MAIS OU MENOS UM MES QUE TOMO ESSE MEDICAMENTO ATÉ AGORA NÃO SENTI NENHUMA MELHORA....
Anônimo disse...
Tomei o sulfato de glicosamina e sulfato de condroitina durante 6 meses e engordei 10 kg. Também tive retraçao na gengiva e minha dentista disse que é por causa desses medicamentos.Meu joelho melhorou mas não tenho conseguido perder peso.
Anônimo disse...
Para todas as dúvidas eu tenho a resposta. Também fui indicada pela reumatologista para tomar essa medicação, pois tenho diagnóstico de artrose nas mãos, quadril. Meu cardiologista me aconselhou não tomar. Agora vejam só o que fez eu melhorar dia a dia. Não é remédio,não tem nenhuma contra indicação e não causa nenhum efeito colateral.
FAÇAM USO DE CLORETO DE MAGNÉSIO PA,
Anônimo disse...
continuando meu comentário sobre O CLORETO DE MAGNÉSIO PA não compre em farmácias porque não é puro. Mande manipular numa farmácia de manipulação de sua confiança. A única contra indicação é para paciente com insuficiência renal grave. Pesquise a história da cura do padre Beno. é Fantástico. Mando manipular em cápsulas e tomo 1 por dia. quaquer dúvida meu email é sistema 131@hotmail.com

3 comentários:

Anônimo disse...

Realmente o cloreto de magnesio funciona mais tem que fazer atividade fisica porque tudo que entra tem que sair,então eu tomo mais faço caminhada eu tomo magnesioZ.

Antonio Celso da Costa Brandão disse...

Não esquecendo nunca que, somente o seu médico pode lhe prescrever. O nosso site(boaspraticasfarmaceuticas)
informa e tira as suas dúvidas sobre o assunto abordado.

Jarbas de Pádua disse...

Bom dia.
Vi esta pergunta e cabe bem a minha situação. Indicação de uso deste medicamento e queria saber sobre bebida alcoólica - uso moderado. Também saber se engorda, ois uma recomendação do médico e não ganhar peso. Joelhos. Agrdeço.
"bom dia, gostei muito de saber que tem uma esperança para o tratamento de dores causadas por doenças nas cartilagens das articulações, gostaria de fazer uma pergunta que até hoje ninguem me respondeu com convicção: O consumo de bebida alcoolica durante o tratamento influencia o resultado do mesmo? tenho 30 anos e sofri um trauma por futebol no joelho direito, foi constatada condromalacia grau 4, o medico receitou um tratamento de no minimo um ano e meio de condroitina e glicosamina, não me considero alcolatra mas confesso que um ano e meio sem poder tomar nenhuma bebida nem mesmo socialmente é uma tarrefa dificil, agradeço muito se alguem puder ajudar"