8.15.2012

Chocolate escuro pode diminuir pressão arterial


Conclusão tem base em 20 estudos, mas especialistas ressaltam que há melhores formas de combater o problema

Com agências internacionais

TEORIA ALEGA que o cacau relaxa os vasos sanguíneos
Foto: Divulgação
TEORIA ALEGA que o cacau relaxa os vasos sanguíneos Divulgação
O consumo diário de chocolate escuro pode reduzir a pressão sanguínea. É o que diz pesquisa do grupo Cochrane (uma colaboração internacional de especialistas que revisam trabalhos já realizados) com base em 20 estudos, publicada pela portal da “BBC”.
A causa seria o cacau, principal ingrediente do chocolate. O alimento relaxaria os vasos sanguíneos. Segundo os pesquisadores, o grupo conteria flavonóide, que faz o corpo produzir uma substância química chamada óxido nítrico, que causa o efeito e facilita a passsagem do sangue, consequentemente diminuindo a pressão.
A quantidade diária de cacau consumida por cada participante foi de 3 a 105 gramas, mas todos apresentaram uma leve redução na pressão. Uma pressão sistólica (arterial) de 120 mmHg (milímetros de mercúrio) é considerada normal. O grupo conseguiu reduzir entre 2 e 3 mmHg. Os estudos, no entanto, duraram apenas duas semanas. Os efeitos a longo prazo ainda são desconhecidos.
— Embora não tenhamos ainda evidência de diminuição sustentada da pressão sanguínea, a pequena redução que observamos no curto prazo pode complementar outras opções de tratamento — disse a pesquisadora Karin Ried, do Instituto Nacional de Medicina Integrada de Melbourne, na Austrália.
Victoria Taylor, pesquisadora da Fundação Britânica do Coração (British Heart Foundation), porém, alerta:
— É difícil saber ao certo a quantidade de flavonóide necessária para ser observado um efeito benéfico e qual a melhor forma de obtê-la. As 100 gramas de chocolate que precisariam ser consumidas diariamente, segundo alguns estudos, também viriam com 500 calorias. Já é um quarto da recomendação diária para as mulheres.
Há, inclusive, um alerta na publicação médica "Lancet" de que o chocolate escuro pode conter menos flavnóídes do que se imagina (possui mais cacau do que o chocolate ao leite), já que a substância muitas vezes é removida por ser amarga demais.


Nenhum comentário: