2.24.2014


Pesquisadores encontraram uma relação entre a doença e uma bactéria da gengiva

Estudos anteriores indicaram que a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide Foto: Getty Images
Estudos anteriores indicaram que a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide
Foto: Getty Images
Escovar os dentes pode ajudar na prevenção da artrite, diz um novo estudo. Pesquisadores encontraram uma relação entre a bactéria responsável pela doença da gengiva e o início mais precoce da artrite reumatóide, assim como uma progressão mais rápida e de maior gravidade da doença. As informações são do site do jornal britânico Daily Mail.

A bactéria produz uma enzima que reage com o resíduo de certas proteínas. O corpo reconhece estas proteínas como intrusas, levando a um ataque do sistema imunológico. A pesquisa foi feita por cientistas da University of Louisville’s School of Dentistry.


Em pacientes com artrite, o resultado subsequente é a inflamação crônica responsável pela destruição do osso e da cartilagem entre as articulações.

Estudos anteriores indicaram que a doença da gengiva é pelo menos duas vezes mais prevalente em pacientes com artrite reumatóide. A bactéria, chamada de Porphyromonas Gingivalis, produz uma única enzima, a peptidylarginine deiminanse (PAD).

Jan Potempa, pesquisador envolvido na pesquisa, observa que os resultados lançam nova luz sobre o tratamento e a prevenção da artrite reumatoide.

Terra

Nenhum comentário: